MONUMENT VALLEY, EUA, CENÁRIO DOS GRANDES FILMES DE "WESTERN" ( Foto ilustrativa ) |
Os chamados "Filmes de Western", ou "Filmes de Cowboy", ou ainda, "Filmes de Faroeste", é um dos genêros mais antigos e conhecidos do cinema. O termo "Western" ( Ocidental ), designa uma região da fronteira do oeste-americano durante a colonização. A região era também chamada de "Far West" ( Extremo Oeste ), e vem daí então, o termo em português "Faroeste".
Nos anos 40/50/60, o gênero também era conhecido como "Bang-Bang', e os grandes diretores americanos JOHN FORD ( 1894-1973 ), e HOWARD HAWKS ( 1896-1977 ), foram os grandes realizadores de "Westerns" nas telas.
Uma das características dos velhos filmes de "Western", eram as típicas cidade cenográficas do "Velho Oeste", onde se destacavam, o "Saloon", local de jogos, bebidas, e das lindas garotas de vida fácil. Havia também, a figura do Xerife, e é claro, a cadeia. Era notória a presença de "Freiras" nestas produções, mas o hábito usado pelas moças, quase sempre era um disfarce, como no clássico, OS ABUTRES TÊM FOME, com CLINT EASTWOOD & SHIRLEY MACLAINE em 1969. A velha locomotiva que cruzava o oeste, também era indispensável nestas produções. O enredo também não variava muito, focado na figura do "Mocinho", sempre em confronto com os bandoleiros. No final, era de praxe, o "Mocinho" sempre era o vencedor.
Outro aspecto dos "Filmes de Western", era o inconfundível cenário da região do oeste americano, chamada "Monument Valley", usada constantemente neste gênero, especialmente os produzidos por JOHN FORD. A região desértica do Novo México, nos EUA, também era muito usada como locação dos clássicos do "Western".
Entre 1949/1957, o lendário personagem "O Cavaleiro Solitário" ( CLAYTON MOORE ), era um famoso "Cowboy" fictício do rádio, da televisão e do cinema, criado por GEORGE WASHINGTON TRENDLE. Além do companheiro "Tonto", ele usava uma máscara negra, e possuía um cavalo branco chamado "Silver". A marca registrada do herói, era o grito, "Hi-yo Silver, away"!, quando ele se dirigia rumo ao horizonte.
CLAYTON MOORE, COMO " O CAVALEIRO SOLITÁRIO" |
"Western Spaghetti" ou "Bang-Bang à italiana", é um sub-gênero do "Western Clássico", do cinema americano. estas produções italianas, geralmente eram filmadas na Itália ena Espanha, na Europa.
TRINITY, SARTANA, ALLELUJA, DJANGO, e SABATA, eram nomes e apelidos dos personagens mais conhecidos deste gênero de cinema produzido nas décadas de 60 e 70.
SERGIO LEONE, LUCIO FULCI, e SERGIO CORBUCCI, eram os diretores mais conhecidos. O DÓLAR FURADO, ARRIVA SABATA!, EL CONDOR, ADEUS SABATA ( Adios Sabata ), e ERA UMA VEZ NO OESTE, são títulos atemporais, do "Western Spaghetti". GIULIANO GEMMA, o astro italiano, foi sem dúvida, um dos grandes intérpretes destas comédias inesquecíveis.
NOVO MÉXICO, EUA, OUTRO CENÁRIO DOS FILMES DE "WESTERN" ( Foto ilustrativa ) |
Até hoje, nenhum astro superou JOHN WAYNE ( 1907- 1979 ), nos filmes de "Western" de Hollywood, e entre seus grandes sucessos, podemos citar: RASTROS DE ÓDIO, RIO LOBO, NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, e OS FILHOS DE KATIE ELDER, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!