VENEZA, ITÁLIA ( Foto ilustrativa ) |
O sofisticado e luxuoso FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VENEZA, na cidade de veneza, Itália, na Europa, remonta aos anos 30, exatamente, no dia 6 de agosto de 1932, quando durante a Bienal de Veneza, até então, dedicada a promover a música e a pintura, foi estabelecido também, neste contexto a Exposição Internacional de Arte Cinematográfica, realizada inicialmente no terraço do Hotel Excelsior de Veneza.
Em 1934, o Festival se tornou realmente competitivo, com a criação da COPA VOLPI ( Prêmio de Melhor Ator ), e da COPA MUSSOLINI ( Prêmio de Melhor Filme ).
Não faltaram polêmicas históricas no Festival, como, quando em 1933, o filme ECSTASY, mostrou a estrela HEDY LAMARR, nua nas telas. Também, em 1938, o filme OLYMPIA, da cineasta alemã LENI RIEFENSTAHL, protegida de HITLER , foi premiado como o Melhor Filme, e o fato, levou os cineastas franceses e americanos a financiarem o Festival de Cinema de Cannes, na França.
Em 1963, LUIGI CHIARIN assumiu o comando do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VENEZA, e praticamente, só os filmes, e atores revolucionários é que foram premiados em sua gestão. Porém, em 1969, o velho sistema voltou a imperar, e em 1972, por exemplo, o eterno CHARLES CHAPLIN, recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra.
OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA em 1981, e ET: O EXTRATERRESTRE em 1982, foram apresentados no Festival, e o cinema americano invadiu a festa, antes tipicamente européia. Restou, as lembranças, de um tempo em que reinavam, figuras como: BRIGITTE BARDOT, JEAN-PAUL BELMONDO, GINA LOLLOBRIGIDA, SOPHIA LOREN, CLAUDIA CARDINALE, CATHERINE DENEUVE, JEANNE MOREAU, ALAIN DELON, a cantora lírica MARIA CALLAS, o Diretor FEDERICO FELLINI, e tantos outros.
As premiações do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VENEZA, são:
O LEÃO DE OURO: Prêmio para o Melhor Filme.
O LEÃO DE PRATA: Prêmio para o Melhor Diretor, e o Melhor Longa-Metragem.
COPA VOLPI: O Prêmio recompensa, os melhores atores dos filmes em competição.
O cinema brasileiro, teve seu grande momento no FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VENEZA, quando o filme ELES NÃO USAM BLACK-TIE, de 1981, ganhou, o Prêmio Leão de Prata.
HEDY LAMARR, CAUSOU ESCÂNDALO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VENEZA, QUANDO APARECEU NUA NO FILME ECSTASY, EM 1933 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!