Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

DVD ARMAGEDDON ( Armageddon ).


( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: Após uma fantástica chuva de pequenos meteoros que destrói um ônibus espacial, e devasta parte da cidade de Nova York, EUA, um astrônomo descobre que há um asteróide do tamanho do estado americano do Texas, que está vindo em direção à terra, e pode destruir a vida no planeta.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: BRUCE WILLIS, BEN AFFLECK  E  OWEN WILSON.

ANO DE PRODUÇÃO: 1998 - USA.

DIREÇÃO: MICHAEL BAY.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: MERCADO LIVRE. www.mercadolivre.com.br

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DVD KING KONG - 1976 ( King Kong ).


WARNER BROS. ( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: Do porto de Surabaya, Indonésia, na Ásia, parte um navio da "Companhia Petrox", para procurar novos lençóis de petróleo. À bordo do navio está um fotógrafo clandestino, que avista um bote com uma sobrevivente de um naufrágio. Eles chegam a uma ilha selvagem, e lá a bela moça é oferecida em sacrifício, num ritual indígena, para um gigantesco gorila ( KING KONG ). Ela fica apavorada, mas descobre que o animal tem bons sentimentos. O negócio do petróleo fracassa, e o chefe do grupo sequestra o gorila, para exibí-lo pelo mundo. Chegando em Nova York, EUA, KING KONG provoca pânico na metrópole.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JEFF BRIDGES  E  JESSICA LANGE.

ANO DE PRODUÇÃO: 1976 - USA.

DIREÇÃO: JOHN GUILLERMIN.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

MERCADO LIVRE.  www.mercadolivre.com.br

DVD SUPERMAN - O FILME ( Superman ).


( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: O planeta Krypton está condenado, e Jor-El, um renomado cientista, ciente do fato, coloca seu filho em uma nave com destino à terra. Anos depois, o menino já um adulto, trabalha  como repórter em um jornal americano, usando o nome de Clark Kent. Durante anos, ele escondeu seus super poderes. Porém, uma situação inesperada acontece, e sua amiga, Lois Lane está em perigo. Clark então, revela seus poderes para o mundo, assumindo a identidade do SUPERMAN.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: CHRISTOPHER REEVE, MARLON BRANDO, GENE HACKMAN E  MARGOT KIDDER.

ANO DE PRODUÇÃO: 1978 - USA.

DIREÇÃO: RICHARD DONNER.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: MERCADO LIVRE.  www.mercadolivre.com.br

CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD ESQUECERAM DE MIM 2 - PERDIDO EM NOVA YORK ( Home alone 2 - Lost in New York ).


               NOVA YORK, CENÁRIO DE  HOME ALONE 2 - LOST IN NEW YORK  ( Foto ilustrativa )                                                 

SINÓPSE: Um garoto, Kevin ( MACAULAY CULKIN ), está no aeroporto com sua família, prestes a embarcar para a Flórida, EUA, quando uma confusão faz com que ele parta  sozinho para Nova York. Mas, como o garoto tinha o cartão de crédito do pai, ele se hospeda no melhor hotel da cidade, e lá ele encontra dois ladrões, que ele já havia enfrentado no passado, e agora eles planejam se vingar do menino.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: ESTRELANDO, MACAULAY CULKIN.

ANO DE PRODUÇÃO: 1992 - USA.

DIREÇÃO: CHRIS COLUMBUS.


PREÇOS E ONDE COMPRAR:  SARAIVA.  www.saraiva.com.br

MERCADO LIVRE. www.mercadolivre.com.br

DVD GODSPELL - A ESPERANÇA ( Godspell ).


( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

SINÓPSE: Uma versão musical pop, vibrante e colorida, da vida de JESUS CRISTO, e da pregação do evangelho, em que JOÃO BATISTA monta uma banda em Nova York, EUA, com jovens discípulos para seguir e divulgar os ensinamentos de JESUS. Um clássico da era "Hippie".

FICHJA TÉCNICA: ELENCO: VICTOR GARBER, DAVID HASKELL  E  KATIE HANLEY.

ANO DE PRODUÇÃO: 1973 - USA.

DIREÇÃO: DAVID GREENE.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINE UNIVERSO. www.cineuniverso.com.br
Informações pelo email: vida@cineuniverso.com.br


DVD METEORO ( Meteor ).

( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: Um meteoro corta o espaço em grande velocidade e deve chocár-se com a terra. Para evitar que o planeta seja destruído, a NASA planeja um ataque com mísseis nucleares americanos e soviéticos. Mas, a União Soviética não está certa de que esta seja a melhor solução.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: SEAN CONNERY, NATALIE WOOD  E  KARL MALDEN.

ANO DE PRODUÇÃO: 1979 - USA.

DIREÇÃO: RONALD NEAME.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

WORLD TRADE CENTER: QUANDO AS "TORRES GÊMEAS", SERVIRAM DE CENÁRIO PARA O CINEMA !



VISTA DE NOVA YORK, COM "AS TORRES GÊMEAS" AO FUNDO - PHOTO: Pixabay
 
       O complexo financeiro de Nova York, EUA, o WORLD TRADE CENTER, que ficou conhecido também como "As Torres Gêmeas", na Ilha de Manhattan, começou a ser construído em 1966, e foi inaugurado em 1973. O cinema não perdeu tempo, e assim com já havia usado o EMPIRE STATE BUILDING, também em Nova York, como cenário de suas produções por décadas, tratou de utilizar esta nova atração como pano de fundo. Em 1973, o terraço de uma das torres, serviu de cenário para o musical  pop GODSPELL.     

O WORLD TRADE CENTER, DOMINANDO A PAISAGEM DE MANHATTAN - PHOTO: Gerd Altmann por Pixabay

       Em 1976, na refilmagem do clássico KING KONG, o cenário foi usado novamente, em 1978, foi a vez do filme SUPERMAN, ter o WORLD TRADE CENTER como cenário, e em 1979, METEORO, com SEAN CONNERY & NATALIE WOOD, usou também as torres de Manhattan como cenário. Em 1992, ESQUECERAM DE MIM 2 - PERDIDO EM NOVA YORK, teve as torres em seu roteiro. ARMAGEDDON, e IMPACTO PROFUNDO em 1998, também usaram o cenário, e em 2001, no filme INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, foi uma das últimas vezes que  a célebre paisagem de Nova York foi vista no cinema, pois pouco depois, ela deixou de existir, quando no dia 11 de setembro de 2001, "As Torres Gêmeas" foram destruídas por dois aviões, que foram jogados contra elas, e é considerado até hoje, o maior atentado terrorista da história mundial.

"AS TORRES GÊMEAS", DEPOIS DOS ATENTADOS TERRORISTAS  - PHOTO: Pixabay


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A TELEVISÃO: UMA INIMIGA, E UMA ALIADA DO CINEMA !



ANTIGO APARELHO DE TV  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay
   
       A palavra TELEVISÃO, deriva do grego: TELE - distante, e do latim: VISIONE- visão, e é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e de som, de forma istantânea, A TELEVISÃO funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas, e de sua conversão em um aparelho, o "Televisor".
     
ANTIGA CÂMERA DE FILMAGEM DE TELEVISÃO  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

       As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que em seguida são convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético, ou elétrico, via cabos. As ondas eletromagnéticas, são captadas pelo aparelho, e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.


ANTIGA ANTENA DE TELEVISÃO  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

        Em 1923 VLADIMIR ZWORYKIN registrou a patente do tubo iconoscópico para câmeras de TV. O primeiro sistema de TV analógica foi demonstrado em fevereiro de 1924, em Londres, na Inglaterra, e posteriormente imagens em movimento em 30 de outubro de 1925.
 

TORRE DE TELEVISÃO EM BERLIM, NA ALEMANHA  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

       Finalmente, depois de muitos experimentos, apareceu na Alemanha, em março de 1935, o primeiro serviço de alta definição, e inicialmente, estava disponível em apenas 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão na Alemanha, foi a dos "Jogos Olímpicos de Berlim" em 1936. Após a II Guerra, aumentou bastante o uso de aparelhos de TV, mas ainda havia pouca programação disponível. O público, ainda pertencia ao cinema.


SALA DE TV DOS ANOS 50, NA MANSÃO GRACELAND, EM MEMPHIS, NO TENNESSEE, EUA, PERTENCENTE AO "REI DO ROCK", ELVIS PRESLEY, NOS TEMPOS DA TV EM P&B ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

       Em 1954, a televisão em preto & branco, não precisava mais invejar o cinema, e suas cores maravilhosas. Nos EUA, surgiu a invenção, mas o alto preço dos aparelhos e a falta de matéria-prima para produzir milhares de aparelhos, fez que só em 1966, a TV colorida fosse fabricada em larga escala, graças ao sistema Porta-Color da GENERAL ELECTRIC. Na Europa, ela chegou em 1967, e no Brasil, em 31 de março de 1972, e para marcar a data histórica brasileira, a primeira transmissão em cores foi da tradicional "Festa da Uva", em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

IMAGEM PADRÃO DE TESTE DA TV EM CORES  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

        No Brasil, a TELEVISÃO foi inaugurada em São Paulo, capital, no dia 18 de setembro de 1950, por ASSIS CHATEAUBRIAND ( 1892 - 1968 ), que fundou a extinta TV TUPI ( 1950 - 1980 ). Neste dia, haviam apenas 200 aparelhos de TELEVISÃO na cidade, e 22 aparelhos foram distribuídos em vitrines de 17 lojas, no centro de São Paulo.

 
ILUSTRAÇÃO REPRESENTATIVA, DAS CENAS DO SERIADO BATMAN  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

      Nos anos 60, as séries de TV americanas, invadiram as telas da TELEVISÃO. BATMAN, A FEITICEIRA ( Bewitched ), I LOVE LUCY, BONANZA, FLIPPER, JEANNIE É UM GÊNIO ( I dream of Jeannie ), AGENTE 86 ( Get Smart ), BONANZA, e grandes estrelas do cinema, migraram para a TV, como as atrizes de Hollywood, LUCILLE BALL e DORIS DAY, que atuaram em séries de grande sucesso na década.

CENA DO SERIADO BONANZA - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain

         Nos anos 70 / 80, as séries continuavam em alta, e foram produzidos clássicos, vistos até hoje, como: AS PANTERAS, MAGNUM, CHIPS, HAVAII FIVE-0, A MULHER BIÔNICA, O HOMEM DE SEIS MILHÕES DE DÓLARES, A ILHA DA FANTASIA, CASAL 20, e outros. A indústria, começou também a produzir filmes especialmente para a TV, com a presença dos astros e estrelas remanescentes da velha Hollywood. E as salas de cinema, iam ficando cada vez, mais vazias...
        Nos anos 80, a série DALLAS, que contava a saga de uma rica família americana do ramo petrolífero, no Texas, EUA, foi o sucesso da década, assistida no mundo inteiro, pela TELEVISÃO.

SOUTHFORK RANCH, ONDE SE PASSAVA A SÉRIE  DALLAS ( Foto iustrativa ) - PHOTO: Pixabay
   
       Mas foi na tela pequena da TELEVISÃO, antes do advento dos DVDS, que os antigos filmes, encontraram seu lugar. E para eles, sempre havia uma vaga no horário nobre das emissoras. Épicos religiosos, comédias, policiais, westerns, drama, ficção científica, romance, terror, suspense, enfim, filmes, de todos os gêneros, e para todos os gostos.

CENA DE QUO VADIS, UM DOS MAIORES ÉPICOS DO CINEMA  ( Foto do filme ) - AUTHOR: Trailer screenshot



DVD RIO LOBO ( Rio Lobo ).


MONUMENT VALLEY, CENÁRIO DE RIO LOBO  ( Foto ilustrativa )


SINÓPSE: Depois da sangrenta Guerra Civil Americana, um ex-oficial sai à procura do traidor que arruinou os planos de seu pelotão e causou a morte de um amigo próximo.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, JORGE RIVERO  E  JENNIFER O"NEILL.

ANO DE PRODUÇÃO: 1970 - USA.

DIREÇÃO: HOWARD HAWKS.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD EL DORADO ( El Dorado ).


( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: Neste "Western" espetacular, um implacável pistoleiro se une a um antigo amigo, um beberrão que trabalha como Xerife em EL DORADO, no oeste americano, e mais outros dois companheiros seus, para ajudar um rancheiro a se defender de violentos ataques de um vizinho, morador de um outro rancho.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, ROBERT MITCHUM  E  JAMES CAAN.

ANO DE PRODUÇÃO: 1966 - USA.

DIREÇÃO: HOWARD HAWKS.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO. www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD ONDE COMEÇA O INFERNO ( Rio Bravo ).


JOHN WAYNE EM RIO BRAVO  ( Foto do filme )

SINÓPSE: Este clássico com JOHN WAYNE, conta a história de um Xerife do velho oeste, que quase sozinho, enfrenta um poderoso rancheiro que domina a região.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, DEAN MARTIN  E  RICK NELSON.

ANO DE PRODUÇÃO: 1959 - USA.

DIREÇÃO: HOWARD HAWKS.


PREÇOS E ONDE COMPRA: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

MERCADO LIVRE. www.mercadolivre.com.br

A TRILOGIA DOS" FILMES DE WESTERN" DE JOHN WAYNE E HOWARD HAWKS.

   
     
JOHN WAYNE- PHOTO: Pixabay
     
          A trilogia dos "Filmes de Western", dirigidos por HOWARD HAWKS, e estrelados por JOHN WAYNE, foram produzidos pela PARAMOUNT PICTURES, e é composta dos seguintes filmes:
RIO BRAVO em 1959, EL DORADO em 1966, e RIO LOBO em 1970.



DVD NO RASTRO DA BRUXA VERMELHA ( Wake of the red witch ).


GAIL RUSSEL & JOHN WAYNE EM  WAKE OF THE RED WITCH   ( Foto do filme )

SINÓPSE: O proprietário e o capitão de um navio, chamado "A Bruxa Vermelha", saem no encalço de uma fortuna em ouro, escondida no fundo do mar. Nesta aventura, eles também disputam o amor de uma bela mulher. ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, GAIL RUSSEL  E GIG YOUNG.

ANO DE PRODUÇÃO: 1948- USA.

DIREÇÃO: EDWARD LUDWIG.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails:cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD OS FILHOS DE KATIE ELDER ( The sons of Katie Elder ).

TEXAS, CENÁRIO DE   THE SONS OF KATIE ELDER ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

SINÓPSE: Os quaro filhos homens de Katie Elder, John, Tom, Bud e Matt, reúnem-se na sua cidade natal de Clearwater, no Texas, EUA, em 1898, para o funeral da mãe. Nesta altura, os quatro partilham o arrependimento de nenhum deles ter correspondido às expectativas da mãe. Juntos, eles juram honrar o nome de Katie Helder, uma mulher digna, e respeitada na comunidade.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE,  DEAN MARTIN,  EARL HOLLIMAN, MICHAEL ANDERSON  E  MARTHA HYER.

ANO DE PRODUÇÃO: 1965 - USA.

DIREÇÃO: HENRY HATHAWAY.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: COLECIONE CLASSICOS.  www.colecioneclassicos.com.br

CINEMA CLASSICO. www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br



domingo, 20 de setembro de 2015

DVD TRUNFOS NA MESA ( Born to the west ).


JOHN WAYNE & MARSHA HUNT EM  BORN TO THE WEST  ( Foto do filme ) - PHOTO: Pixabay

SINÓPSE: O vaqueiro Dare Rudd ( JOHN WAYNE ), decide se estabelecer em Montana, EUA, após conhecer a bela Judy ( Marsha Hunt ). Trabalhando para o namorado de Judy, ele se envolve em uma confusão quando aceita jogar uma partida de pôquer com o trapaceiro Buck Brady. ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, MARSHA HUNT  E  JAMES CRAIG.

ANO DE PRODUÇÃO: 1937 -USA.

DIREÇÃO: CHARLES BARTON.


PREÇOS E ONDE COMPRAR:  ( DVD COLEÇÃO JOHN WAYNE - VOL.6, INCLUINDO OS FILMES:  TRUNFOS NA MESA / VALE DO ARCO ÍRIS / TENACIDADE ).

MERCADO LIVRE. www.mercadolivre.com.br

CINEMA DEL WEST.  www.cinemadelwest.com.br


DVD O ANJO E O BANDIDO ( Angel and the badman ).


                    JOHN WAYNE & GAIL RUSSEL EM  ANGEL AND THE BADMAN  ( Foto do filme )                                                   

SINÓPSE: Buscando refúgio numa fazenda do velho oeste, um matador conhece a filha de um fazendeiro, e se apaixona por ela. Aconselhado pela moça, ele decide abandonar a vida de pistoleiro, e recomeçar uma nova vida. Mas antes disso, ele precisa acertar contas do passado, e saciar sua sede de vingança. ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE & GAIL RUSSEL.

ANO DE PRODUÇÃO 1947 - USA.

DIREÇÃO: JAMES EDWARD GRANT.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: SUBMARINO. www.submarino.com.br

CINEMA CLASSICO. www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD CONFLITOS ( Conflict ).


JEAN ROGERS, JOHN WAYNE  E  WARD  BOND ( Foto do filme )

SINÓPSE: Pat Glendon ( JOHN WAYNE ) é um valentão americano, que trabalha pesado em um campo de mineração. Ele é anunciado, como o próximo oponente do boxeador profissional Gus Carrigan ( WARD BOND ). Na realidade, a luta é uma farsa. Mas ao conhecer uma linda repórter ( JEAN ROGERS ), Pat muda de planos, e luta pra valer. Um dos raros filmes de JOHN WAYNE, fora do gênero "Western". ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, JEAN ROGERS  E  WARD BOND.

ANO DE PRODUÇÃO: 1936 - USA.

DIREÇÃO: DAVID HOWARD.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: SEM INDICAÇÃO NO MOMENTO.


JOHN WAYNE, O ASTRO DE HOLLYWOOD, CONHECIDO COMO, "O REI DOS WESTERNS" !




       Nascido  Marion Robert Morrison, em Winterset, Iowa, EUA, no dia 26 de maio de 1907, o rapaz de 1,90 metros de altura, acreditava que este nome de batismo, não combinava com sua aparência. Então, ele mudou o nome para JOHN WAYNE, quando entrou para o cinema em 1930, e estreou no filme THE BIG TRAIL, um faroeste dirigido por RAOUL WALSH. Durante a década de 1930, WAYNE participou de uma série de filmes B, mas a glória nas telas do cinema para ele, só veio em 1939, quando ele interpretou "Ringo Kid", no filme NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS ( Stagecoach ), um clássico de JOHN FORD ( 1894 - 1973 ). Este filme, foi decisivo para definir todas as características típicas do "Western", que estava nascendo nas telas. A parceria entre WAYNE & FORD, foi tão bem sucedida, que os dois realizaram uma série de grandes sucessos, ( 22 filmes, no total ), como: O CÉU MANDOU ALGUÉM ( Three godfathers ) em 1948, DEPOIS DO VENDAVAL ( The quiet man ) em 1952, RASTROS DE ÓDIO ( The searchers ) em 1956, e ASAS DE ÁGUIA ( The wings of eagles ). Além destes, realizaram também "A Trilogia da Cavalaria", composta pelos filmes: SANGUE DE HERÓI         ( Ford apache ) em 1948, LEGIÃO INVENCÍVEL ( She wore a yellow ribbon ) em 1949, e RIO BRAVO ( Rio grande ) em 1950.
       Outros filmes  marcantes na carreira de WAYNE, foram, entre outros: CONFLITOS em 1936,  TRUNFOS NA MESA em 1937, O ANJO E O BANDIDO em 1947, e OS FILHOS DE KATIE ELDER em 1965. Em 1969, com BRAVURA INDÔMITA ( True grit ), JOHN WAYNE  ganhou um OSCAR.
       Junto com o diretor HOWARD HAWKS, JOHN WAYNE realizou a chamada "Trilogia dos Filmes de Western", composta dos filmes: RIO BRAVO em 1959, EL DORADO em 1966, e RIO LOBO em 1970.
       JOHN WAYNE se casou três vezes. O primeiro casamento, foi em 1932 com JOSEPHINE SAENZ, e teve quatro filhos, em 1946 ele se casou com a atriz mexicana ESPERANZA BAUR, e sete anos depois, WAYNE se casou com PILLAR PALLET, e teve mais dois filhos.
       Em 1964, JOHN WAYNE foi diagnosticado com um câncer de pulmão, e passou por uma cirurgia para remoção do pulmão esquerdo, e se recuperou, Porém, nos anos 70, ele descobriu que estava com um câncer de estômago, e faleceu no dia 11 de junho de 1979, aos 72 anos de idade, depois de uma carreira admirável, na categoria dos filmes de "Western", onde sem dúvida, JOHN WAYNE era considerado um "Rei".

DVD NOS TEMPOS DAS DILIGÊNCIAS ( Stagecoach ).


MONUMENT VALLEY, CENÁRIO DE  STAGECOACH  ( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: Em Utah, nos EUA, à sombra do célebre Monument Valley, o diretor JOHN FORD e o astro JOHN WAYNE realizaram um dos maiores clássicos do "Western". Atravessando o Arizona numa diligência, um grupo se envolve em uma série de lutas e aventuras, inclusive enfrentando selvagens índios guerreiros.         ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, CLAIRE TREVOR, JOHN CARRADINE E THOMAS MITCHELL.

ANO DE PRODUÇÃO: 1939 - USA.

DIREÇÃO: JOHN FORD.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br


DVD O PREÇO DE UM HOMEM - 1953 ( The naked spur ).


JAMES STEWART EM  THE NAKED SPUR  ( Foto do filme )

SINÓPSE: Howard Kemp ( JAMES STEWART, é um colonizador que perdeu suas terras, enquanto lutava na Guerra Civil Americana. Para obter dinheiro suficiente para recomeçar, ele se torna um caçador de recompensas no Colorado, EUA. Ele tenta recuperar um perigoso bandido, mas vai encontrar muitos obstáculos pela frente.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JAMES STEWART, JANET LEIGH  E  ROBERT RYAN.

ANO DE PRODUÇÃO: 1953 - USA.

DIREÇÃO: ANTHONY MANN.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO. www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

2001 VIDEO. www.2001video.com.br



sábado, 19 de setembro de 2015

EU SOU SARTANA ( Sono Sartana, il vostro becchino ).


( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: O banco mais seguro do oeste é assaltado, e tudo leva a crer que foi SARTANA. É prometida uma recompensa a quem entregar SARTANA, vivo ou morto, e os mais famosos matadores saem ao seu encalço. Mas, desconhecendo o roubo, SARTANA começa uma busca pelo verdadeiro culpado. Conseguirá SARTANA provar sua inocência? Clássico do "Western Spaghetti" italiano.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: GIANNI GARKO, KLAUS KINSKI  E  ETTORE MANNI.

ANO DE PRODUÇÃO: 1969 - ITÁLIA.

DIREÇÃO: GIULIANO CARNIMEO.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO. www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD A CONQUISTA DO OESTE ( How the west was won ).

CENA DE  HOW THE WEST WAS WON  ( Foto do filme )

SINÓPSE: Uma super produção que conta a história da conquista do oeste, na América, desde os primeiros pioneiros, até a chegada da ferrovia, trazendo o progresso e as transformações ocorridas no período, como o estabelecimento de uma típica família de pioneiros.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: GREGORY PECK, HENRY FONDA, CARROLL BAKER, E JAMES STEWART.

ANO DE PRODUÇÃO: 1962 - USA.

DIREÇÃO: JOHN FORD, HENRY HATHAWAY  E  GEORGE MARSHALL.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD A MORTE ANDA A CAVALO ( Da uomo a uomo ).


LEE VAN CLEEF EM  DA UOMO A UOMO  ( Foto do filme )

SINÓPSE: Ainda criança, Bill é a única testemunha do assassinato de toda a sua família por quatro assaltantes. Quinze anos depois, ele vai atrás dos assassinos em busca de vingança. Durante esta jornada, ele cruza o caminho de Ryan, um ex-condenado que acabou de sair da cadeia e quer vingança, por ter sido injustiçado. Juntos, eles vão formar uma dupla com o mesmo objetivo.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: LEE VAN CLEEF E JOHN PHILLIP LAW.

ANO DE PRODUÇÃO; 1967 - USA.

DIREÇÃO: GIULIO PETRONI.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: MERCADO LIVRE.  www.mercadolivre.com.br

CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD O DÓLAR FURADO ( Un dollaro bucato ).


( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: Neste "Western" clássico, GIULIANO GEMMA é um soldado que retorna da guerra para lutar por uma outra causa. Sem que ele soubesse, seu irmão se transformou num pistoleiro infame, chamado BLACK JACK, que derrota os pistoleiros da região. Então, ele aceita participar de uma emboscada para matar o bandido, mas termina descobrindo quem realmente é o fora-da-lei. Com o coração cheio de amargura e desejo de vingança, ele se volta contra seu empregador.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: GIULIANNO GEMMA, GARY O'HARA  E  EVELYN STEWART.

ANO DE PRODUÇÃO: 1965 - FRANÇA / ITÁLIA.

DIREÇÃO: GIORGIO FERRONI.


PREÇOS  E ONDE COMPRAR: MERCADO LIVRE.  www.mercadilivre.com.br

CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

DVD RASTROS DE ÓDIO ( The searchers ).


CENA DE THE SEARCHERS  ( Foto do filme )

SINÓPSE: Ethan Edward ( JOHN WAYNE ), é um veterano do exército confederado que odeia índios, e acredita mais em balas do que em palavras. sua vida corre tranquila até sua família ser massacrada, e sua sobrinha ser raptada pelos Comanches. Em busca de vingança, ele enfrenta o frio, a fome, e a solidão. Um filme magnífico, e o preferido do astro JOHN WAYNE.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, JEFFREY HUNTER, NATALIE WOOD  E  VERA MILES.

ANO DE PRODUÇÃO: 1956 - USA.

DIREÇÃO: JOHN FORD.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: MERCADO LIVRE. www.mercadolivre.com.br

CINEMA CLASSICO. www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD GRANDE JESSIE ( Big Jessie ).


NOVO MÉXICO, CENÁRIO DE  BIG JESSIE  ( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: Enquanto escoltava um homem para seu julgamento no Novo México, EUA, Crown é atacado por bandidos, e seu distintivo e identificação são roubados. Ao perseguir os fugitivos, o perseguidor se torna o perseguido, quando é confundido com o verdadeiro assassino. Um "Western" raríssimo.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: DESTACANDO, STUART WHITMAN.

ANO DE PRODUÇÃO: 1968 - USA.

DIREÇÃO: HERSCHEL DAUGHERTY.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD DJANGO ( Django ).


( Foto ilustrativa )

SINÓPSE: Na fronteira do México com os Estados Unidos,  duas gangues rivais aterrorizam uma pequena cidade sem lei, Uma gangue é liderada por um Major, e a outra por um General. De repente, os dois exércitos de bandidos são pegos de surpresa pelo mais temido pistoleiro do velho oeste, DJANGO. Arrastando um misterioso caixão, atrás de si, DJANGO retorna para vingar a morte de sua esposa. Um dos mais emocionantes "Westerns" do cinema europeu.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: ESTRELANDO, FRANCO NERO.

ANO DE PRODUÇÃO:  1966 - ITÁLIA / ESPANHA.

DIREÇÃO: SERGIO CORBUCCI.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

LOJAS AMERICANAS.  www.americanas.com.br

DVD A ÁRVORE DOS ENFORCADOS ( The hanging tree ).


GARY COOPER EM  THE HANGING TREE  ( Foto do filme )

SINÓPSE: Na fronteira, durante a corrida do ouro, um médico de passado trágico e misterioso, cuida de uma jovem imigrante. Seus problemas começam, quando, cada vez mais envolvido com sua paciente, ela tem que lidar com um inescrupuloso mineiro, que deseja se apoderar das terras da jovem.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: GARY COOPER, MARIA SCHELL, KARL MALDEN  E GEORGE C. SCOTT.

ANO DE PRODUÇÃO: 1959 - USA.

DIREÇÃO: DELMER DAVIS.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

MERCADO LIVRE. www.mercadolivre.com.br

DVD O JUSTICEIRO MASCARADO / ZORRO E O OURO DO CACIQUE ( The lone ranger ).

 CLAYTON MOORE E JAY SILVERHEELS EM  THE LONE RANGER  ( Foto do filme )

SINÓPSE: Uma aventura ambientada no "Velho Oeste", que traz o personagem do "Cavaleiro Solitário" e seu amigo "Tonto'. Juntos, eles terão de enfrentar um inescrupuloso rancheiro que incentiva a guerra contra os índios para se tornar um grande proprietário de terras. ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: ELENCO: CLAYTON MOORE  E  JAY SILVERHEELS.

ANO DE PRODUÇÃO: 1956 - USA.

DIREÇÃO: STUART HEISLER.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO. www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

DVD POR UM PUNHADO DE DÓLARES ( Per un pugno di dollari ).


CLINT EASTWOOD EM  PER UN PUGNO DI DOLLARI
( Foto do filme )

SINÓPSE: Joe ( CLINT EASTWOOD ), é um pistoleiro barra pesada que chega a uma cidade mexicana que está em guerra. Quando percebem o potencial de Joe, ambas as partes se interessam em contratá-lo. Esperto, o homem percebe que pode ganhar um bom dinheiro com a situação, aceitando trabalhar para os dois lados. Filme de SERGIO LEONE, típico representante do gênero "Spaghetti Western".

FICHA TÉCNICA: ELENCO: CLINT EASTWOOD, GIAN MARIA VOLONTÉ  E  MARIANNE KOCH.

ANO DE PRODUÇÃO: 1964 - ITÁLIA / ESPANHA / ALEMANHA / MÔNACO.

DIREÇÃO: SERGIO LEONE.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO. www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassio@cinemaclassico.com.br

MERCADO LIVRE.  www.mercadolivre.com.br

DVD LEGIÃO INVENCÍVEL ( She wore a yellow ribbon ).


                            JOANNE DRU E JOHN WAYNE EM  SHE WORE A YELLOW RIBBON                                                                                        ( Foto do filme )                                                             

SINÓPSE: Faltando dias para sua aposentadoria, o Capitão da Cavalaria Nathan Brittles ( JOHN WAYNE ), soube que Custer e seus comandados foram mortos pelos índios, e a possibilidade de uma guerra com os indígenas é algo concreto. Brittles decide então, ir até um acampamento indígena, e fumar o cachimbo da paz com um chefe índio. Um clássico de JOHN FORD.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JOHN WAYNE, JOANNE DRU  E  JOHN AGAR.

ANO DE PRODUÇÃO: 1949 - USA.

DIREÇÃO: JOHN FORD.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINEMA CLASSICO.  www.cinemaclassico.com.br
Informações pelos emails: cineclassico@hotmail.com ou cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

OS FILMES DE "WESTERNS" MAIS SENSACIONAIS DO CINEMA !


                   MONUMENT VALLEY, EUA, CENÁRIO DOS GRANDES FILMES DE "WESTERN"                                                             ( Foto ilustrativa )                                  

       Os chamados "Filmes de Western", ou "Filmes de Cowboy", ou ainda, "Filmes de Faroeste", é um dos genêros mais antigos e conhecidos do cinema. O termo "Western" ( Ocidental ), designa uma região da fronteira do oeste-americano durante a colonização. A região era também chamada de "Far West" ( Extremo Oeste ), e vem daí então, o termo em português "Faroeste".
      Nos anos  40/50/60, o gênero também era conhecido como "Bang-Bang', e os  grandes diretores americanos JOHN FORD ( 1894-1973 ), e HOWARD HAWKS     ( 1896-1977 ), foram os grandes realizadores de "Westerns" nas telas.
      Uma das características dos velhos filmes de "Western", eram as típicas cidade cenográficas do "Velho Oeste", onde se destacavam, o "Saloon", local de jogos, bebidas, e das lindas garotas de vida fácil. Havia também, a figura do Xerife, e é claro, a cadeia.  Era notória a presença de "Freiras" nestas produções, mas o hábito usado pelas moças, quase sempre era um disfarce, como no clássico, OS ABUTRES TÊM FOME, com CLINT EASTWOOD & SHIRLEY MACLAINE em 1969. A velha locomotiva que cruzava o oeste, também era indispensável nestas produções. O enredo também não variava muito, focado na figura do "Mocinho", sempre em confronto com os bandoleiros. No final, era de praxe, o "Mocinho" sempre era o vencedor.
      Outro aspecto dos "Filmes de Western", era o inconfundível cenário da região do oeste americano, chamada "Monument Valley", usada constantemente neste gênero, especialmente os produzidos por JOHN FORD. A região desértica do Novo México, nos EUA, também era muito usada como locação dos clássicos do "Western".
       Entre 1949/1957, o lendário personagem "O Cavaleiro Solitário" ( CLAYTON MOORE ), era um famoso "Cowboy" fictício do rádio, da televisão e do cinema, criado por GEORGE WASHINGTON TRENDLE. Além do companheiro "Tonto", ele usava uma máscara negra, e possuía um cavalo branco chamado "Silver". A marca registrada do herói, era o grito, "Hi-yo Silver, away"!, quando ele se dirigia rumo ao horizonte.

CLAYTON MOORE, COMO " O CAVALEIRO SOLITÁRIO"

      "Western Spaghetti" ou "Bang-Bang à italiana", é um sub-gênero do "Western Clássico", do cinema americano. estas produções italianas, geralmente eram filmadas na Itália ena Espanha, na Europa.
        TRINITY, SARTANA, ALLELUJA, DJANGO, e SABATA, eram nomes e apelidos dos personagens mais conhecidos deste gênero de cinema produzido nas décadas de 60 e 70.
        SERGIO LEONE, LUCIO  FULCI, e SERGIO CORBUCCI, eram os diretores mais conhecidos. O DÓLAR FURADO, ARRIVA SABATA!, EL CONDOR, ADEUS SABATA ( Adios Sabata ), e ERA UMA VEZ NO OESTE, são títulos atemporais, do "Western Spaghetti". GIULIANO GEMMA, o astro italiano, foi sem dúvida, um dos grandes intérpretes destas comédias inesquecíveis.

 
NOVO MÉXICO, EUA, OUTRO CENÁRIO DOS FILMES DE "WESTERN"
( Foto ilustrativa )
     
        Até hoje, nenhum astro superou JOHN WAYNE ( 1907- 1979 ), nos filmes de "Western" de Hollywood, e entre seus grandes sucessos, podemos citar: RASTROS DE ÓDIO, RIO LOBO, NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, e OS FILHOS DE KATIE ELDER, entre outros.

sábado, 12 de setembro de 2015

EM 2015, O "CINEMA" ESTÁ COMPLETANDO 120 ANOS !


( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay
 
      O "Cinema", popularmente conhecido com " A Sétima Arte", é uma manifestação estética contemporânea, cuja fundação, data de 28 de dezembro de 1895. Neste dia no Salão Grand Café, em Paris, na França, os IRMÃOS LUMIÈRE ( LOUIS e AUGUSTE LUMIÈRE ) fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento, ao qual denominaram "Cinematógrafo'. O filme exibido neste dia histórico se chamava L'ARRIVÉE D'UN TRAIN À LA CIOTAT, e causou espanto e comoção aos poucos e privilegiados presentes. Nas décadas seguintes, o "Cinema" se transformaria em uma indústria bilionária, especialmente nos Estados Unidos.

CENA DO FILME  LE SORTIE DE L'USINE LUMIÈRE À LYON, DOS IRMÃOS LUMIÈRE

      No início, eram filmadas cenas do cotidiano, com pessoas comuns, como trabalhadores  nas fábricas, por exemplo. Mas logo, começaram as filmagens de histórias e peças  de teatro, e apareceram os astros e estrelas, como  RODOLFO VALENTINO, e GLORIA SWANSON, que em 1919, atuou no filme MACHO E FÊMEA, de CECIL B. DEMILLE. Nos tempos do cinema mudo e em preto & branco, surgiram as "Vamps", como THEDA BARA, POLA NEGRI e CLARA BOW, e atrizes de personalidade forte, como JOAN CRAWFORD, GRETA GARBO e MARLENE DIETRICH.

JOAN CRAWFORD NO FILME  RAIN, EM 1932 - AUTHOR: Trailer Screenshot / Public Domain

      Nos anos 30 o cinema já era sonoro, e só na metade da década, é que começaram os experimentos para gravar em cores. A experiência deu certo, e Hollywood começou a produzir aquele que seria o filme mais conhecido na história do "Cinema" até hoje, o clássico imbatível, E O VENTO LEVOU, que consolidou a carreira do astro CLARK GABLE, e lançou uma nova estrela, a belíssima inglesa VIVIEN LEIGH.                                                                                                                        
CLARK GABLE & VIVIEN LEIGH - PHOTO: Pixabay
   
       A atriz MARY PICKFORD, foi considerada uma mulher à frente de seu tempo, quando no princípio do "Cinema", junto com CHARLES CHAPLIN, fundaram a UNITED ARTISTS, uma das grandes produtoras de filmes do "Cinema".

MARY PICKFORD - PHOTO: Pixabay

      P&B ou colorizado? Para agradar as novas gerações, alguns filmes antigos do "Cinema", como o eterno CASABLANCA, e muitos outros, foram colorizados por computador. Mas muitos acharam que não era necessário.

O ASTRO JAMES STEWART NA VERSÃO EM P&B E COLORIZADA - PHOTOS: Pixabay

      A estrela JEAN  HARLOW, conhecida com "A Vênus Platinada", lançou nos anos 20, o estilo de cabelos louros claríssimos, que seria imitado por outras estrelas como: MARILYN MONROE, MARLENE DIETRICH, e JAYNE MANSFIELD.

JEAN HARLOW - PHOTO: Pixabay

      Nos anos 40 , em plena II Guerra Mundial, Hollywood se voltou quase que exclusivamente para este tema. Os filmes em P&B, por causa da crise econômica, lançaram astros e estrelas como INGRID BERGMAN, TYRONE POWER, GARY COOPER, LAUREN BACALL, e CASABLANCA em 1942, foi um dos maiores representantes desta época.
            

GARY COOPER & INGRID BERGMAN EM  FOR WHOM THE BELL TOLLS EM 1943 - AUTHOR: Macfadden Publications / Public Domain
 

        Em 1930, a estrela alemã MARLENE DIETRICH, atuou no filme O ANJO AZUL, e imediatamente se transformou em um mito do "Cinema".

MARLENE DIETRICH EM O ANJO AZUL - AUTHOR: Unknown / Public Domain
   
       Os filmes musicais faziam muito sucesso nas telas do "Cinema".  E a dupla FRED ASTAIRE & GINGER ROGERS, faziam o público delirar... Juntos, FRED & GINGER estrelaram 10 filmes musicais, entre eles, A ALEGRE DIVORCIADA, RITMO LOUCO e O PICOLINO.

FRED ASTAIRE & GINGER ROGERS - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain

      GLORIA SWANSON, foi uma estrela que apareceu na época do "Cinema" mudo, e entre muitos filmes, estrelou CREPÚSCULO DOS DEUSES, de BILLY WILDER em 1950.

GLORIA SWANSON - PHOTO: Pixabay

      O "slogan" do filme GILDA dizia: "Nunca Houve Uma Mulher Como Gilda". Mas se pode dizer também, que existiram no mundo, poucas mulheres como a ruiva RITA HAYWORTH, a estrela que interpretou GILDA.

RITA HAYWORTH NO FILME GILDA - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain
 
      A estrela  americana MAE WEST, foi um dos primeiros "Símbolos Sexuais" do "Cinema". Além de representar, ela também cantava, e era conhecida  por sua ironia e pelas piadas picantes que escandalizavam o público. Em 1970, com mais de 70 anos de idade, MAE WEST atuou no filme HOMEM E MULHER ATÉ CERTO PONTO, com RAQUEL WELCH, e deu um "Show" de ironia.

MAE WEST - AUTHOR: Unknown / Public Domain

      Nos "Dourados" anos 50, a guerra já havia acabado e o "Cinema" ficou mais alegre e colorido com a chegada do Technicolor e do Cinemascope. Foi a era dos musicais com ELVIS PRESLEY, FRANK SINATRA, GENE KELLY, e foi  também o tempo das grandes produções bíblicas, como SANSÃO E DALILA em 1949, com VICTOR MATURE & HEDY LAMARR, e OS DEZ MANDAMENTOS em 1956, com CHARLTON HESTON, ANNE BAXTER e YUL BRYNNER.


ANNE BAXTER E YUL BRYNNER EM OS DEZ MANDAMENTOS - PHOTO: Pixabay

     GRETA GARBO, foi uma das maiores estrelas do "Cinema", mas nos anos 40, ela abandonou a carreira espontâneamente, e o público, não se conformava com a decisão da estrela. No "Cinema", GARBO estrelou, entre outros, os filmes: RAINHA CHRISTINA, A DAMA DAS CAMÉLIAS e ANNA KARENINA.

GRETA GARBO & JOHN GILBERT - PHOTO: Pixabay

      A década de 50, foi sem dúvida, a época das mais belas e glamourosas estrelas do cinema de todos os tempos. AVA GARDNER, SOPHIA LOREN, LANA TURNER, ELIZABETH TAYLOR, RITA HAYWORTH, JANE RUSSEL, SUSAN HAYWARD, MARILYN MONROE, BRIGITTE BARDOT e KIM NOVAK, foram, sem dúvida algumas das mais lindas estrelas das telas do "Cinema".

MARILYN MONROE - PHOTO: Pixabay

       Mas, não se pode esquecer dos "Galãs" da eterna Hollywood, como ROCK HUDSON, CARY GRANT, JAMES DEAN, TONY RANDALL, GREGORY PECK, PAUL NEWMAN e SAL MINEO, entre tantos outros, que faziam as mulheres suspirarem, nas salas de "Cinema" do mundo inteiro.

ROCK HUDSON - AUTHOR: Film Studio / Public Domain

      Grandes produções foram realizadas pelo "Cinema" nos anos 50, como: ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, O LADRÃO DE CASACA, de ALFRED HITCHCOCK, com CARY GRANT & GRACE KELLY, GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE, com PAUL NEWMAN & ELIZABETH TAYLOR, A BELA MOLEIRA, uma produção italiana com MARCELLO MASTROIANNI & SOPHIA LOREN, COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO, com LAUREN BACALL, BETTY GRABLE e MARILYN MONROE, O PECADO MORA AO LADO, também com MARILYN MONROE, SABRINA, com AUDREY HEPBURN, e ALTA SOCIEDADE, com BING CROSBY, GRACE KELLY e FRANK SINATRA, só para citar alguns.


PAUL NEWMAN & ELIZABETH TAYLOR, EM GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain
   
      Depois do filme ...E DEUS CRIOU A MULHER, de ROGER VADIM, a francesa BRIGITTE BARDOT se transformou em um dos maiores mitos do "Cinema". Ela também atuou em: A VERDADE, VIDA PRIVADA, SHALAKO, SE DOM JUAN FOSSE MULHER, e outros. Em 1973, BRIGITTE abandonou o cinema para sempre, depois de gravar COLINOT, seu último filme.


BRIGITTE BARDOT - AUTHOR: Unknown / Public Domain

       Elas eram "Rainhas do Cinema", mas largaram Hollywood, para se transformarem em "Princesas de Verdade", quando se casaram com "Príncipes", e foram viver em palácios.  As estrelas GRACE KELLY e RITA HAYWORTH, seguiram este roteiro de sonho. Mas, algum tempo depois, RITA se separou e voltou a ser uma "Plebéia", e GRACE, foi "Princesa" até morrer.


GRACE KELLY - PHOTO: Pixabay

       Muitos casais famosos  do "Cinema" foram formados durante as filmagens. Entre os mais lembrados, se destacam: SPENCER TRACY & KATHARINE HEPBURN, ROBERT WAGNER & NATALIE WOOD, FRANK SINATRA & AVA GARDNER, JEAN-PAUL BELMONDO & URSULA ANDRESS, ROGER VADIM & BRIGITTE BARDOT, LAUREN BACALL & HUMPHREY BOGART, DESI ARNAZ & LUCILLE BALL, CARLO PONTI & SOPHIA LOREN, MEL FERRER & AUDREY HEPBURN, e o mais famoso de todos os casais do "Cinema", RICHARD BURTON & ELIZABETH TAYLOR, que se conheceram durante as filmagens de CLEÓPATRA.

SPENCER TRACY & KATHARINE HEPBURN - PHOTO: Pixabay

      Durante  décadas, um gênero de filmes, conquistou o público, eram os "Westerns', e nas salas de projeção, o barulho do trotar dos cavalos e dos tiros, faziam a alegria dos espectadores, com as aventuras no "Velho Oeste". JOHN WAYNE, GARY COOPER, CHARLES BRONSON, e o italiano GIULIANO GEMMA, foram alguns dos "Cowboys" mais famosos do "Cinema".


JOHN WAYNE - PHOTO: Pixabay
 
      ANTHONY QUINN foi um ator, nascido no México, e entre seus grandes sucessos no "Cinema" se destacam: AS SANDÁLIAS DO PESCADOR, A SALAMANDRA, BARRABÁS, VIVA ZAPATA, A ORQUÍDEA NEGRA, e ZORBA, O GREGO.

ANTHONY QUINN & SOPHIA LOREN EM  A ORQUÍDEA NEGRA - AUTHOR:Trailer screenshot / Public Domain

      Os "Filmes de Terror", foram marcantes na história do "Cinema", e filmes como: O CORVO, O ATAÚDE DO MORTO VIVO, A DANÇA DOS VAMPIROS, FRANKESTEIN, DRÁCULA, e O VAMPIRO DA NOITE, literalmente aterrorizavam o público, e consagravam astros como: CHRISTOPHER LEE,  VINCENT PRICE, BELA LUGOSI, PETER LORRE, BORIS KARLOFF e PETER CUSHING.

 
 
VINCENT PRICE - PHOTO: Pixabay

       Para o público, pouco importava se elas tinham talento, ou não. O que importava era a beleza e a sensualidade que elas transmitiam. Estamos falando das "Deusas do Cinema". Belíssimas e distantes, enlouqueciam os homens, e as mulheres se espelhavam nelas para se vestirem e se pentearem. BRIGITTE BARDOT, RITA HAYWORTH, MARTINE CAROL, AVA GARDNER, NATALIE WOOD, SOPHIA LOREN, CLAUDIA CARDINALE, GINA LOLLOBRIGIDA, VERONICA LAKE, AUDREY HEPBURN, MARILYN MONROE, INGRID BERGMAN, URSULA ANDRESS, JANE FONDA, MARLENE DIETRICH, JOAN CRAWFORD, JAYNE MANSFIELD, CATHERINE DENEUVE, RAQUEL WELCH, ANITA EKBERG e ELIZABETH TAYLOR, foram apenas algumas representantes desta categoria de estrelas, indispensáveis no universo do "Cinema".

AVA GARDNER- AUTHOR: Trailer Scrennshot / Public Domain
 
      Os anos 60, mal haviam começado, e um grande sucesso do "Cinema" já estava nascendo, era o clássico BONEQUINHA DE LUXO ( Breakfast at Tiffany's ), produzido em 1961, e estrelado por AUDREY HEPBURN, e um "Cult" até hoje.

AUDREY HEPBURN - PHOTO: Pixabay

     Nunca na história do "Cinema", um filme causou tanto tumulto, quanto CLEÓPATRA, realizado entre 1960/ 62. Seus protagonistas, ELIZABETH TAYLOR & RICHARD BURTON, ( Ambos casados com outras pessoas ), se apaixonaram durante as filmagens, e despertaram a ira até do Vaticano, visto que as filmagens estavam ocorrendo em Roma, na Itália. Mas no final, eles acabaram se casando em 1964. O filme custou tão caro ( Cerca de 30 milhões de dólares, na época ), que a 20th CENTURY FOX quase foi à falência.


 RICHARD BURTON & ELIZABETH TAYLOR - PHOTO: 20th Century Fox / Trailer screenshot / Public Domain

      De todas as estrelas do "Cinema" italiano, nenhuma se destacou tanto, como SOPHIA LOREN. DUAS MULHERES, ARABESQUE, EL CID, O ESCÂNDALO DA PRINCESA, e A BELA MOLEIRA, foram alguns dos filmes de maior sucesso estrelados por ela.

SOPHIA LOREN - PHOTO: Pixabay

     O gênero suspense sempre fez muito sucesso no "Cinema", e filmes como: CHARADA e UM CLARÃO NAS TREVAS ( Wait until dark ), ambos com AUDREY HEPBURN, e os filmes de HITCHCOCK, como: OS PÁSSAROS, CORTINA RASGADA, INTERLÚDIO, JANELA INDISCRETA e PSICOSE, são assistidos até hoje.

AUDREY HEPBURN  EM CHARADA - PHOTO: Pixabay
     
      Além de cantar, o ídolo americano ELVIS PRESLEY, também atuou no cinema, especialmente nos anos 60. Os filmes do "Rei do Rock", sempre contavam com lindas mulheres no elenco, e eram filmados em locais paradisíacos, como o Havaí. AMA-ME COM TERNURA, AMOR A TODA VELOCIDADE, O BACANA DO VOLANTE, O SERESTEIRO DE ACAPULCO, BALADA SANGRENTA, e ENTRE A LOIRA E A MORENA, são títulos dos filmes de ELVIS, nunca esquecidos.


ELVIS PRESLEY - PHOTO: Pixabay

        O MÁGICO DE OZ, o desenho animado BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, A NOVIÇA REBELDE, MARY POPPINS, e PELE DE ASNO, foram alguns filmes dirigidos ao público infantil produzidos pelo "Cinema", mas que também conquistaram os adultos.

JUDY GARLAND EM O MÁGICO DE OZ - AUTHOR: Trailer Screenshot / Public Domain

           No "Cinema", um gênero de atrizes, com uma característica muito particular, fez muito sucesso, nas telas, especialmente, na década de 1950. Sensuais e voluptuosas, estas estrelas, privilegiadas pela natureza, possuiam bustos imensos, que chamavam a atenção do público, com seus decotes generosos. As mais famosas representantes deste gênero, foram, entre outras: JAYNE MANSFIELD, ELIZABETH TAYLOR, CLAUDIA CARDINALE, SOPHIA LOREN, RAQUEL WELCH, ANITA EKBERG, GINA LOLLOBRIGIDA, e JANE RUSSEL.

JANE RUSSEL, E SEU BUSTO IMENSO - PHOTO: Pixabay


         "A Pequena Notável", CARMEN MIRANDA, cantava, dançava e representava, e entre outros filmes em Hollywood, a luso-brasileira, estrelou: ALÔ, ALÔ, CARNAVAL, BANANA-DA-TERRA, ACONTECEU EM HAVANA, ENTRE A LOURA E A MORENA, COPACABANA, MINHA SECRETÁRIA BRASILEIRA, com BETTY GRABLE, e O PRÍNCIPE ENCANTADO, com ELIZABETH TAYLOR.

CARMEN MIRANDA NO FILME O PRÍNCIPE ENCANTADO- AUTHOR: trailer screenshot / Public Domain

      Ator ou cantor? O astro norte-americano FRANK SINATRA, tanto cantava, quanto interpretava papéis marcantes nas telas do "Cinema". Em ALTA SOCIEDADE ( High society ), junto com GRACE KELLY, ele deu um "Show" de interpretação, além de ter atuado também, em outras inúmeras produções.

FRANK SINATRA - AUTHOR: Unknown / Public Domain

          Os filmes policiais, e de espionagem, chegaram ao seu ápice, na década de 60, principalmente,quando o "Cinema", lançou o AGENTE 007, ou JAMES BOND.

A "ARMA DE JAMES BOND" - ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay


          007 CONTRA O SATÂNICO Dr.NO, 007 OS DIAMANTES SÃO ETERNOS, 007 CONTRA GOLDFINGER, 007 À SERVIÇO SECRETO DE SUA MAJESTADE, 007 CONTRA O FOGUETE DA MORTE, são aluns títulos históricos da saga. Imitações, não faltaram, e um dos filmes mais significativos desta época, foi a produção inglesa, BONECAS QUE MATAM ( Deadlier than the male ), com RICHARDJOHNSON, NIGEL GREEN, e SYLVA KOSCINA.


JANE FONDA, NO FILME BARBARELLA - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain
      O tema "Ficção Científica"dominou o "Cinema" dos anos 60. Foram inúmeras as produções, e entre a mais lembrada, se destaca, BARBARELLA, de ROGER VADIM, estrelada por JANE FONDA.


TÚMULO DE DALIDA, NO CEMITÉRIO DE MONTMARTRE, EM PARIS - PHOTO: Pixabay

       Para onde vão os astros as estrelas do "Cinema" quando morrem? Antes de voltarem a "Brilhar no Céu", elas repousam eternamente nos mais famosos cemitérios do planeta. O FOREST LAWN MEMORIAL PARK, localizado em Glendale, Los Angeles, na Califórnia, EUA, por exemplo, abriga quase todos os astros do firmamento hollywoodiano: RODOLFO VALENTINO, BETTE DAVIS, HUMPHREY BOGART, CLARK GABLE, e ELIZABETH TAYLOR, estão lá. AUDREY HEPBURN, repousa no CEMITÉRI TOLOCHENOZ, na Suiça, MARLENE DIETRICH está no BERLIN SCHÖNEBERG, em Berlim, na Alemanha, e AVA GARDNER  no SUNSET MEMORIAL PARK, na Carolina do norte, EUA. FRANK SINATRA se encontra no DESERT MEMORIAL PARK, em Palm Springs, na Califórnia. Ele foi enterrado junto com uma garrafa de WHISKY JACK DANIELS e um maço de CIGARROS CAMELO, e sua lápide traz a inscrição: THE BEST IS YET TO COME     ( O melhor está por vir ). A lenda sueca GRETA GARBO, se encontra sepultada no SKOGSKYRGARDEN em Estocolmo, na Suécia. GRACE  KELLY, se encontra na CATEDRAL DE SÃO NICOLAU, em Mônaco, na França. CARMEN MIRANDA, repousa eternamente, no CEMITÉRIO  DE SÃO JOÃO BATISTA, no Rio de Janeiro, Brasil, e a estrela egípcia DALIDA, descansa em um espetacular túmulo no CEMITÉRIO DE MONTMARTRE, em Paris, na França.


MALIBU, A PRAIA DAS ESTRELAS DE HOLLYWOOD - PHOTO: Pixabay
   
          E onde moravam os astros e as estrelas de Hollywood? A maioria deles, viviam, e ainda vivem em Beverly Hills, um condado de Los Angeles, na Califórnia, EUA, fundado em 1868, e nas mansões de Malibu, a praia mais famosa de Los Angeles.


OSCAR  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

      O "OSCAR", criado em 1929 é o prêmio máximo do cinema, e é entregue anualmente em Los Angeles, na Califórnia, EUA. Os maiores vencedores do "OSCAR", foram, entre outros, os filmes: BEN-HUR, CLEÓPATRA, A MALVADA, e o clássico eterno...E O VENTO LEVOU.


ANTIGO PROJETOR DE CINEMA  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay
       Os filmes de celulóide de 35mm, foram usados pela primeira vez em 1895, quando o "Cinema'" nasceu. O antigo celulóide registrou praticamente toda a história da "Sétima Arte". Atualmente com o desenvolvimento da tecnologia HD, o antigo projetor de filmes e as fitas de celulóide, viraram peças de museu.


MARLENE DIETRICH, E UM DE SEUS CASACOS DE PELE - PHOTO: Pixabay

         No tempos de "Glamour" da velha Hollywood, quando ainda não existia o "Ecologicamente Correto" uma estrela do "Cinema" de verdade, tinha em seu guarda -roupa, uma coleção de casacos de peles, e era invejada e admirada por isso. ELIZABETH TAYLOR, MARILYN MONROE, MARLENE DIETRICH, AVA GARDNER, SOPHIA LOREN, SZA SZA GABOR, CARMEN MIRANDA, GLORIA SWANSON, BETTE DAVIS, NATALIE WOOD, e BRIGITTE BARDOT tinham vários, de mink, leopardo e de outros bichos. No filme DISQUE BUTTERFIELD 8, em 1960, ELIZABETH TAYLOR exibiu um caro casaco de vison de sua coleção particular, e o sumiço do casaco, era um dos temas da história. MARLENE DIETRICH gostava tanto de sua pele de vison que arrastava até o chão, que ao usá-la em uma filmagem, ela fez questão de se ajoelhar, para limpar o piso por onde seu amado casaco iria ser arrastado. Mas a estrela francesa BRIGITTE BARDOT, nos anos 70, começou a viajar pelo mundo em defesa dos animais que eram sacrificados para virarem casacos de peles, e acabou com este símbolo de "Status", das antigas estrelas do "Cinema".
   
PHOTO: Pixabay

          E quem era o "Melhor Amigo" de uma estrela do "cinema"? Os diamantes, claro. Belas e cortejadas, as estrelas de Hollywood, tinham uma coleção de brilhantes, que ganhavam de seus maridos, ou de seus amantes, não importava. ELIZABETH TAYLOR, ganhou mais jóias do que qualquer outra estrela do "Cinema", e um de seus ex- maridos, o ator RICHARD BURTON, declarou nos anos 80, que durante seu casamento com ela, nos anos 60/70, havia gasto em presentes, mais de 30 milhões de dólares. Em 1957, seu então marido, o produtor MIKE TODD, presenteou LIZ TAYLOR com uma antiga tiara de ouro e brilhantes.  A estrela húngara SZA SZA GABOR também, tinha uma coleção enorme de jóias. Em 1975, um "Sheik Árabe" ofereceu para a linda estrela italiana GINA LOLLOBRIGIDA, um tesouro em jóias com o mesmo peso dela ( 55 quilos ), para ela se casar com ele, mas GINA recusou. Mas como nem tudo são flores, no começo dos anos 70, a estrela italiana SOPHIA LOREN, teve sua propriedade invadida e assaltada, e quando presenciou os bandidos ameaçarem seus dois filhos pequenos com uma arma, entregou suas preciosas jóias, e segundo ela, depois deste fato, perdeu o interesse por jóias valiosas.


VERONICA LAKE, UMA DAS ESTRELAS LUX - PHOTO: Pixabay
     
       As estrelas do "Cinema", ganharam da indústria em 1924, um sabonete só para elas. O "Slogan", dizia: "9 Entre 10 Estrelas usam LUX"! Durante décadas, praticamente toda a belíssima constelação, das estrelas de Hollywood anunciaram o produto, eternamente conhecido como, "O Sabonete das Estrelas" !

O "CARLITOS", REPRESENTADO POR CHARLES CHAPLIN - PHOTO: Pixabay

         "Carlitos, O Vagabundo", se não é o maior símbolo do cinema, certamente é um dos maiores. O marcante personagem criado por CHARLES CHAPLIN, se confunde com o "Cinema' e com sua história.

( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay
     
        O "Cinema", tem uma cidade só dele. É Hollywood, um subúrbio de Los Angeles, na Califórnia, EUA, com um enorme letreiro no alto da montanha, criado nos anos 20, e que permanece por lá até hoje.


( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

       Tudo no mundo, tem seu início, seu apogeu, e sua decadência. Depois de atravessar décadas, o "Cinema", que havia reinado absoluto, encontrou nos anos 60/70, um rival, sua "Prima-Pobre", a televisão. Os espectadores que outrora lotavam as salas de projeção, preferiam agora o conforto de seus lares, e a idolatria aos novos formatos televisivos, que incluiam séries, filmes e shows, capazes de mobilizar o mundo inteiro. O crepúsculo da indústria cinematográfica, foi admitido por especialistas na segunda metade da década de 70. Os motivos apontados, entre outros, foram a decadência dos estúdios, a falta do surgimento de novos ídolos, e a pouca densidade dos roteiros. Como o famoso "Leão da Metro" que rugia nas telas, e desapareceu, o "Cinema" também perdeu o seu antigo fôlego, e nunca mais foi o mesmo.


OBS. A maioria dos temas e dos filmes citados neste post, incluindo a biografia dos astros e estrelas, podem ser pesquisados mais amplamente neste blog.