SUSAN HAYWARD, EM 1945- AUTHOR: U.S.Army / Public Domain |
Nascida Edythe Marrenner, no Brooklyn, Nova York, EUA, no dia 30 de junho de 1917, ela foi uma estrela de Hollywood, conhecida como SUSAN HAYWARD.
Em 1935, SUSAN iniciou a carreira de modelo, e em 1937, suas fotos foram publicadas no SATURDAY EVENING POST, e com isto, ela foi convidada pelo Diretor DAVID O. SELZNICK, para fazer um teste para interpretar a heroína SCARLETT O'HARA, na super produção E O VENTO LEVOU. SUSAN HAYWARD não venceu, e a inglesa VIVIEN LEIGH foi a escolhida. Coincidentemente, outro Diretor, WILLIAN A. WELLMAN também estava em busca de uma nova estrela para atuar ao lado de GARY COOPER no filme BEAU GESTE. Desta vez ela venceu, e em 1939, chegou ao cinema.
Em 1947, SUSAN HAYWARD foi indicada ao OSCAR pelo filme DESESPERO, em 1949 foi indicada outra vez por MEU MAIOR AMOR, em 1952 por MEU CORAÇÃO CANTA, e em 1955, foi indicada pelo filme EU CHORAREI AMANHÃ. Não venceu em nenhuma das vezes, mas em 1959,com o filme EU QUERO VIVER, ela recebeu seu primeiro OSCAR.
Em 1953, SUSAN HAYWARD estava casada com JESS BAKER, um ator secundário, que nunca chegou ao estrelato, e que a agredia fisicamente, e em uma das vezes, tentou afogá-la na piscina, quando ele queria um carro novo e ela negou o pedido. Depois deste episódio, a estrela pediu o divórcio. Mas ele, com o pretexto de visitar os filhos gêmeos GREGORY e THIMOTY, que teve com SUSAN, a importunava, sempre em busca de mais dinheiro. SUSAN HAYWARD então, entrou em desespero e atentou contra a própria vida, ingerindo dois vidros de SECONAL, um sedativo muito forte. Ela liga para a mãe, que desconfia de algo errado, e chama a polícia que arromba a porta da mansão de SUSAN, e consegue salvá-la. Desiludida, ela interna os dois filhos em um colégio militar, e se entrega ao alcoolismo e à uma vida de promiscuidade em Hollywood. Em 1957, já mais equilibrada, ela se casa com um advogado, chamado EATON CHALKEY, e se muda com ele e com os filhos dela para o estado americano da Geórgia. Hollywood sente a sua falta, e ela aceita atuar no filme QUERO VIVER, porém continua casada com EATON. Tudo andava bem, e em 1966, SUSAN HAYWARD estava na Itália, Europa, filmando CHARADA EM VENEZA, quando recebeu a trágica notícia que seu marido havia morrido, em decorrência de uma hepatite. Com muito esforço ela termina as filmagens, e em seguida é internada em um sanatório para se recuperar. Em 1967, SUSAN faz uma participação no filme O VALE DAS BONECAS, e rouba a cena com sua magistral interpretação de uma estrela do mundo dos espetáculos.
Os outros filmes de maior destaque de SUSAN HAYWARD, FORAM: STORY OF A WOMAN em 1947, CASEI-ME COM UMA FEITICEIRA em 1942, SANGUE DO MEU SANGUE em 1949, AS NEVES DO KILIMANJARO em 1952, DEMETRIUS E OS GLADIADORES em 1954, DUELO DE PAIXÕES em 1955, e ESCÂNDALO NA SOCIEDADE em 1964.
Em 1973, SUSAN começa a sentir fortes dores de cabeça, e descobre que está com um câncer cerebral inoperável. Existe uma suspeita, de que ela adquiriu este câncer em 1955, quando filmava SANGUE DE BÁRBAROS, no estado americano de Utah, e nas proximidades do local das filmagens, estavam sendo feitas experiências com material radioativo. Nas décadas seguintes, outros artistas do elenco como JOHN WAYNE, AGNES MOOREHEAD e PEDRO ARMENDÁRIZ, e o diretor do filme DICK POWELL, também morreram de câncer, além de várias pessoas da equipe de filmagens. SUSAN HAYWARD Começa o tratamento conta o câncer, e em 1974, na entrega do OSCAR o mundo acreditava que ela estava curada, pois se apresentou muito bonita, e com um ar saudável. Mas no ano seguinte, em 14 de março de 1975, em uma noite fria em Hollywood ela terminou falecendo. A estrela, tinha apenas 57 anos de idade.
OBS. A sinópse do filme O VALE DAS BONECAS, pode ser pesquisada neste Blog. Marcador: Agosto de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!