Nascido James Byron Dean,( Uma homenagem de sua mãe ao Poeta inglês LORD BYRON ( 1788 - 1824 ), em Marion, Indiana, EUA no dia 8 de fevereiro de 1931, se tornou conhecido como JAMES DEAN, um ator de cinema norte-americano, considerado um ícone cultural, e a personificação da rebeldia e das angústias da juventude da década de 1950. Por isto, passou para a história, como "O REBELDE SEM CAUSA", título também, em inglês de um de seus maiores sucessos nas telas do cinema. No Brasil, o filme foi batizado com o nome de JUVENTUDE TRANSVIADA.
JAMES DEAN, era filho único de um protético e de uma filha de fazendeiros metodistas, e aos 8 anos de idade, já tocava violino e estudava sapateado. Em 1940, ele perdeu a mãe, vítima de um câncer, e foi morar com os tios em uma cidade chamada Fairmount.
Em 1949, JAMES DEAN foi para Los Angeles, na Califórnia, para estudar Arte dramática. Em seguida, abandonou a Faculdade e foi para Nova York cursar o lendário ACTOR STUDIOS, de LEE STRASBERG. Ele então, precisou trabalhar como garçom e cobrador de ônibus para se sustentar. Nesta época, conheceu JANE DEACY, um mulher que se tornou sua agente, e em 1951, JAMES DEAN fez um pequeno papel no filme FIXED BAYNETS !, e em 1952, começou a fazer pequenas pontas na televisão.
Em 1953, JAMES DEAN encenou na Broadway, em Nova York a peça de RICHARD WASH, SEE THE JAGUAR, mas foi um fracasso. Porém, com a peça, ele chamou a atenção da crítica norte-americana, e encenou O IMORALISTA, de ANDRÉ GIDE, onde interpretava um homossexual, e ganhou o PRÊMIO TONY AWARD, como melhor ator do ano de 1953.
Em 1954, finalmente a glória chegou para JAMES DEAN quando ele estrelou VIDAS AMARGAS ( East of Eden ), onde interpretava um jovem amargurado. Em 1955, outro sucesso, com o filme JUVENTUDE TRANSVIADA ( Rebel without a cause ), onde seu modo de vestir, e de se pentear influenciou todos os jovens, e neste ano também atuou em seu último filme, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE ( Giant ), ao lado de ELIZABETH TAYLOR.
A promissora carreira do símbolo da liberdade para os jovens dos anos 50, terminou de forma trágica, no dia 30 de setembro de 1955. O astro JAMES DEAN, sofreu um terrível acidente de carro, que partiu sua coluna vertebral e causou várias hemorragias internas. Ele já era conhecido por ter uma vida social agitada, fumando e bebendo muito, e com um grande fascínio por carros velozes.
Poucos dias depois da morte dele, o filme JUVENTUDE TRANSVIADA chegou os cinemas americanos, e JAMES DEAN, recebeu duas indicações ao OSCAR, postumamente. As indicações, foram pelos filmes: VIDAS AMARGAS indicado em 1956, e ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, em 1957, ambas as indicações na categoria de melhor ator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!