A Companhia cinematográfica VERA CRUZ, foi o mais importante Estúdio cinematográfico brasileiro do anos 50. A VERA CRUZ foi fundada em São Bernardo do Campo,interior de São Paulo pelo produtor italiano FRANCO ZAMPARI e pelo industrial FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO em 4 de novembro de 1949. No final dos anos 40, FRANCO ZAMPARI fundou também o TBC ( Teatro Brasileiro de Comédia ),o que fez crescer o interesse pelo cinema.
A primeira produção da VERA CRUZ foi o filme CAIÇARA em 1950,dirigido pelo italiano ADOLFO CELI,que se casaria com a estrela brasileira TÔNIA CARRERO. CAIÇARA foi filmado em Ilha Bela,SP,com a atriz brasileira ELIANE LAGE. A VERA CRUZ se tornou conhecida internacionalmente com o filme O CANGACEIRO,dirigido por LIMA BARRETO em 1953,quando foi premiado no FESTIVAL DE CANNES,na França.
A VERA CRUZ,funcionou até 1954,quando entrou em declínio,devido à dificuldade de se colocar um filme brasileiro no mercado internacional,e também pela concorrência dos filmes americanos. Foram sucessos produzidos pela VERA CRUZ os filmes: PAINEL em 1950, TICO-TICO NO FUBÁ em 1952,com TÔNIA CARRERO e ANSELMO DUARTE, NADANDO EM DINHEIRO em 52 também,com MAZZAROPI, SINHÁ-MOÇA com ELIANE LAGE em 1953, UMA PULGA NA BALANÇA em 53 também com EVA WILMA , PAULO AUTRAN e JOHN HERBERT, NA SENDA DO CRIME em 1954 e FLORADAS NA SERRA em 54 também, com CACILDA BECKER e JARDEL FILHO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!