Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

GRANDES ESTÚDIOS DO CINEMA: METRO-GOLDWYN-MAYER OU MGM.

VIVIEN LEIGH  EM  GONE WITH HE WIND, PRODUZIDO  PELA  MGM

     METRO-GOLDWYN-MAYER Inc. ou MGM,é uma empresa norte-americana de comunicação de massa,produtora e distribuidora de filmes e programas de TV. A MGM foi fundada em 1924 por MARCOS LOEW,e a logomarca do estúdio é um leão rugindo envolto por um círculo com o lema do estúdio inscrito. Eram tantas as estrelas contratadas pela MGM,que a frase "More stars than there are in heaven" ( Mais estrelas que as que estão no firmamento ),se tornou um "Slogan' do estúdio.
      Do final da era do cinema mudo,até a II Guerra,a MGM era o maior e mais rentável estúdio de cinema de Hollywood. Na década de 50 decaíu lentamente,e sofreu prejuízos na década de 60.
      O lema do estúdio era o glamour e a sofisticação,e no início,contratou estrelas de primeira grandeza como GRETA GARBO, JOHN GILBERT, NORMA SHEARER, JOAN CRAWFORD e WILLIAN POWELL. Em 1928 /29,com a chegada  do cinema sonoro,novas estrelas seriam contratadas: JEAN HARLOW " A vênus de platina", MIRNA LOY, JEANETTE  MACDONALD,e o astro CLARK GABLE.
       A MGM foi um dos primeiros estúdios a filmar em cores. Em 1928 lançou  THE VICKING o primeiro Technicolor  com som do cinema,depois,vieram O MÁGICO DE OZ em 1939,e no mesmo ano a produção  mais famosa das telas até hoje, E O VENTO LEVOU. O filme na verdade foi produzido  pela SELZNICK INTERNATIONAL PICTURES do produtor DAVID O.SELZNICK,e foi lançada pela METRO,como parte de um acordo para que CLARK GABLE participasse do filme.
       A MGM produzia cerca de 50 filmes por ano. Nos anos 30 as estrelas da METRO dominaram as bilheterias,mas na década de 40 foi reduzida pela metade,e neste período a MGM lançou diversos musicais  com atores como JUDY  GARLAND, FRED ASTAIRE, GENE KELLY e FRANK SINATRA. Foi a era dos "Musicais da METRO". Em 1957 com o fracasso de A ÁRVORE DA VIDA ( Raintree county ) com ELIZABETHTAYLOR e MONTGOMERY CLIFT, o estúdio perdeu dinheiro pela primeira vez. Em compensação, no ano seguinte em 1958, ELIZABETH TAYLOR estrelou  GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE,ao lado e PAUL NEWMAN,que foi um recorde de bilheteria. No início dos anos 60, a MGM liberou muitos astros de seus contratos e muitos foram para a TV,como JOAN CRAWFORD.
      O filme GIGI de 1958,estrelado por LESLIE CARON, MAURICE CHEVALIER e LOUIS JOURDAN,é considerado o último dos grandes musicais do cinema. EM 1965 a METRO produziu DOUTOR JIVAGO,um filme de DAVID LEAN , com OMAR SHARIF e JULIE CHRISTIE. Os filmes GENTE MUITO IMPORTANTE ( THE V.I.P.s ) de 1963,e OS FARSANTES de 1967,com ELIZABETH TAYLOR e RICHARD BURTON também foram produções da MGM.
     Em 1967 a MGM foi vendida para o investidor canadense EDGAR BRONFMAN. Dois anos depois foi revendida para  para o bilionário de Nevada KIRK KERKORIAN. Nos anos 70 as produções do estúdio diminuiram consideravelmente. Em 1986 o bilionário americano TED TURNER,comprou a MGM,mas estava mais interessado em seu acervo cinematográfico,assim como em sua programação televisiva.O império MGM decaía cada vez mais,e o terreno dos estúdios em Culver City foi vendido para a LORIMAR-TELEPICUTRES,uma empresa de produção para a TV. No dia 2 de dezembro de 2010,a justiça de Nova York,aprovou um plano de reestruturação da METRO-GODWYN-MAYER,após a declaração de falência  de empresa. Após sair do vermelho,seria controlada pela SPYGLASS ENTERTAINMENT,e do antigo leão que rugia nas salas de cinema do mundo inteiro,só restam as lembranças de uma era de ouro da sétima arte!
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!