|
AUTOR DO LOGOTIPO: GABBIEL SAN |
A REDE TUPI, ou simplesmente TUPI, foi a primeira emissora de televisão do Brasil, da América Latina e a quarta do mundo. Foi fundada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo, SP no Sumaré, pelo Paraíbano ASSIS CHATEAUBRIAND ( 1892 - 1968 ), e fez parte do Grupo DIÁRIOS ASSOCIADOS. Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV TUPI RIO na Urca, Rio de Janeiro, em 1955 a TV ITACOLOMI em Belo Horizonte, Minas Gerais, na Floresta, e em 1960 a TV BRASÍLIA no Distrito Federal, entre outras que acabaram por formar a REDE TUPI DE TELEVISÃO.
A pioneira REDE TUPI, foi a inventora da Telenovela no Brasil, que exibia capítulos semanais, e ao longo de 33 anos no ar, entre outros títulos exibiu: SUA VIDA ME PERTENCE, de WALTER FORSTER, a primeira novela da TV em 1951. Depois de várias outras, entre 1964 /65, aconteceu o primeiro fenômeno de audiência da TV brasileira com a novela O DIREITO DE NASCER, um drama mexicano, produzido pela REDE TUPI. Em 1970, a TUPI lançou NINO, O ITALIANINHO e AS BRUXAS. Em 1971 SIMPLESMENTE MARIA e HOSPITAL. Em 1972 foi ao ar A FÁBRICA, em 1973 MULHERES DE AREIA, VITÓRIA BONELLI e A REVOLTA DOS ANJOS, em 1975 MEU RICO PORTUGUÊS, em 1976 O VELHO, O MENINO E O BURRO uma novela infantil. Em 1977 O JULGAMENTO e ÉRAMOS SEIS. Em 1978 lançou O PROFETA e o "Remake" de O DIREITO DE NASCER. Em 1979 ARITANA, de IVANI RIBEIRO e AS GAIVOTAS de JORGE DE ANDRADE. Em 1980, DINHEIRO VIVO de MÁRIO PRATA, e a última novela da TUPI, que não foi concluída, COMO SALVAR MEU CASAMENTO.
A maioria dos astros e estrelas da TV começaram na REDE TUPI, entre eles: Os apresentadores SÍLVIO SANTOS, CHACRINHA, JOTA SILVESTRE, FLÁVIO CAVALCANTI, HEBE CAMARGO, AIRTON & LOLITA RODRIGUES,CARLOS IMPERIAL, MOACIR FRANCO e ROBERTO CARLOS que também tinha seu programa na Televisão nos anos 60, e apresentadora ANA MARIA BRAGA, que atuava no jornalismo da TUPI. Dos artistas de novela, teatro e do cinema podemos destacar: TARCÍSIO MEIRA, GLÓRIA MENEZES, LIMA DUARTE, FERNANDA MONTENEGRO, BIBI FERREIRA, PROCÓPIO FERREIRA, MAITÊ PROENÇA, BRUNA LOMBARDI, NICETE BRUNO, PAULO GOULART, TÔNIA CARRERO, SUZANA VIEIRA, EVA WILMA, CARLOS ZARA, DERCY GONÇALVES, NEUZA AMARAL, ANTÔNIO FAGUNDES, CLEIDE YÁCONIS, ARACY BALABANIAN, LUÍS GUSTAVO, NATÁLIA THIMBERG, TONY RAMOS, IRENE RAVACHE, MÁRCIA DE WINDSOR, ANA ROSA e outros.
Em 1959, visitando o Brasil, a estrela de HOLLYWOOD, MARLENE DIETRICH, se apresentou diante das câmeras da TUPI, em vários números musicais. Em 1974, foi a vez do grupo musical JACKSON 5, com MICHAEL JACKSON ainda adolescente.
No jornalismo, a TUPI repetiu nas telas o sucesso do Rádio, REPÓRTER ESSO. Os concursos de MISS BRASIL, tão populares nos anos 50 /60, também eram transmitidos pela REDE TUPI.
No dia 16 de julho de 1980, devido à vários problemas administrativos e financeiros, a concessão da REDE TUPI foi cassada pelo governo brasileiro, e no dia 18 de julho saiu do ar definitivamente.Terminava assim, o sonho do pioneiro ASSIS CHATEAUBRIAND!