Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

14 DE MAIO DE 2013: 26 ANOS SEM RITA HAYWORTH, A PRIMEIRA PRINCESA DE HOLLYWOOD !



RITA HAYWORTH - AUTHOR: Trailer Screenshot / Public Domain
   
         Embora alguns pensem que GRACE KELLY foi a primeira atriz de Hollywood a se tornar princesa de verdade, estão enganados. A atriz RITA HAYWORTH foi a primeira a receber este título de nobreza, quando se casou em 27 de maio de 1949, com o Príncipe ALLY KHAN, Embaixador das "Nações Unidas" , como representante do Paquistão.
        Nascida em Nova York, EUA em 17 de outubro de 1918, com o nome de MARGARITA CARMEN CANSINO, mudou-se com a família para Hollywood aos oito anos de idade. Sua família fundou uma escola de dança flamenca, e seu pai EDUARDO CANSINO foi professor, entre outros, de astros como, JAMES CAGNEY e JEAN HARLOW.
        Em 1935 RITA foi descoberta pelo diretor da FOX. Uma semana depois fez um teste em Hollywood, e foi aprovada. Assinou um contrato de seis meses, e fez cinco filmes com o nome  de RITA CANSINO.
        Em 1937 casou-se com seu empresário EDWARD JUDSON, que tinha o dobro de sua idade. Ele a levou para um teste na COLUMBIA PICTURES, que estava começando e necessitava de grandes estrelas. Para realçar ainda mais sua beleza, ela foi obrigada a fazer uma dolorosa eletrólise para aumentar a testa e mudou o tom dos cabelos castanhos para o ruivo, e passou a se chamar RITA HAYWORTH. Fez alguns filmes sem importância durante um ano. No segundo ano, foi emprestada à MGM para atuar em UMA MULHER ORIGINAL ( Susan and God ), de GEORGE CUCKOR, ao lado de JOAN CRAWFORD. O filme foi um grande sucesso. No ano seguinte, RITA seria emprestada para a WARNER BROS. para atuar em UMA LOIRA COM AÇUCAR. Devido ao grande sucesso do filme, a WARNER quis comprar seu contrato da COLUMBIA, que se recusou  a vendê-lo. O auge da fama veio com o "Noir" GILDA em 1946, de CHARLES VIDOR, ao lado de GLENN FORD. No filme ela ameaça fazer um "Striptease",e tira a luva negra do braço. A cena até hoje é uma das mais marcantes do cinema, juntamente com a frase usada para divulgar o filme na época: "NUNCA HOUVE UMA MULHER COMO GILDA".
         Em 1943, RITA HAYWORTH casou-se com o diretor ORSON WELLES, e estrelou A DAMA DE XANGAI e OS AMORES DE CARMEN. Seu último sucesso foi o filme  MEUS DOIS CARINHOS ( PAL JOEY ), em 1957,com FRANK SINATRA e KIM NOVAK. Desde a década de 60, sofria do "Mal de Alzheimer", mas a doença só foi confirmada em 1980, e acredita-se que a causa tenha sido o alcoolismo crônico da estrela.Um de seus últimos trabalhos foi o filme A TRILHA DE SALINA,em 1969, onde interpretava uma mãe sofrida e angustiada que não se conformava com a morte do filho. Ao longo de sua vida ela casou-se cinco vezes: Com EDWARD C.JUDSON ( 1937 - 1942 ), com ORSON WELLES (1943 - 1948 ), com quem teve uma filha REBECCA  WELLES, com o Príncipe ALLY  KHAN ( 1949 - 1953 ), com quem teve outra filha, a princesa YASMIN AGA KHAN. Depois se casou com o cantor DICK HAYMES ( 1953 -1955 ), e o último casamento da estrela, foi com JAMES HILL ( 1958 - 1961 ). Ela costumava dizer que seus casamentos eram um fracasso, por que a maioria dos homens se apaixonavam por GILDA, mas acordavam com ela. RITA HAYWORTH, morreu em Nova York no dia 14 de maio de 1987, aos 68 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!