Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2014

ESTRELAS NACIONAIS QUE NÃO NASCERAM NO BRASIL: HENRIETTE MORINEAU ! ( FRANÇA ).

FRANÇA
       Nascida Henriette Fernande Zóe, em Noirot, França, na Europa, em 29 de novembro de 1908, ficou conhecida com HENRIETTE MORINEAU, ou simplesmente Madame Morineau. Ainda na França, ela se apaixonou por literatura no colégio, e convenceu seu padrasto a permitir que estudasse com um professor de arte dramática, em Paris. HENRIETTE MORINEAU, então, foi indicada para um conservatório, e foi aprovada pelo mesmo em em 1926, em primeiro lugar. A atriz atuou por três anos na célebre COMÉDIE- FRANÇAISE, o Teatro Estatal Francês, e conheceu na Bélgica em uma excursão teatral GEORGE MORINEAU, e se casaram, e ela passou a usar o sobrenome do marido. Com problemas de saúde, ele foi aconselhado por seu médico a se mudar para um país tropical, e o casal escolheu o Brasil, e juntos chegaram ao Rio de Janeiro, em 1931.
      Em 1946, HENRIETTE MORINEAU fundou a COMPANHIA DOS ARTISTAS UNIDOS, e durante 14 anos dirigiu e interpretou peças adultas e infantis. A atriz foi condecorada duas vezes pelo Governo Brasileiro como CAVALEIRO DA ORDEM DO CRUZEIRO DO SUL, e recebeu o título de CIDADÃ HONORÁRIA DO RIO DE JANEIRO.
      HENRIETTE MORINEAU, teve uma carreira praticamente voltada para o teatro, e a peça ENSINA-ME A VIVER, encenada por ela em 1982, foi um de seus maiores sucesso teatrais. No cinema, ela atuou em PRESENÇA DE ANITA e em O COMPRADOR DE FAZENDAS em 1951, LEONORA DOS SETE MARES em 1955, PERDOA-ME POR ME TRAÍRES em 1980 e em BONITINHA MAS ORDINÁRIA em 1981, ambas da obra de NÉLSON RODRIGUES. Na televisão francesa, atuou em POUR UN AMOUR LOITAIN em 1968, e no Brasil, nas novelas, A ESCRAVA ISAURA em 1976, e ÁGUA VIVA em 1980.
       A estrela francesa, morreu no dia 3 de dezembro de 1990, na cidade do  Rio de Janeiro.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!