Pesquisar este blog

domingo, 5 de outubro de 2014

HOUVE UM DIA, UMA ESTRELA DE CINEMA, CHAMADA THEDA BARA !



THEDA BARA, EM CLEÓPATRA - AUTHOR: Uncyclopedia.Wikia.com / Public domain

 
      Nos remotos tempos do cinema mudo e em preto e branco, uma estrela surgiu, brilhou por um curto período ( Entre 1914 e 1926 ), e desapareceu. Mas nunca foi esquecida.
      Nascida Theodosia Burr Goodman, em 29 de julho de 1885, em Cincinnati, Ohio, EUA, se tornou célebre com o nome de THEDA BARA, que seria um anagrama de "ARAB DEATH" ( Morte Árabe ).  A exótica estrela  com os olhos maquiados de negro profundo, foi uma das mais populares de sua época, e um dos primeiros símbolos eróticos do cinema, e a primeira VAMP  que surgiu nas telas. Foi imitada, mas jamais igualada, pelas atrizes NITA NALDI e POLA NEGRI.
     A estréia de THEDA BARA como atriz, foi na BROADWAY, em Nova York, EUA, na peça teatral, THE DEVIL, em 1908. No cinema, atuou em mais de 40 produções durante doze anos, entre 1914 e 1926. A maioria das películas de THEDA BARA, foram produzidas por WILLIAN FOX, entre elas, A FOOL THERE WAS ( Escravo de uma paixão ), em 1915, e THE LURE OF AMBITION em 1919. O sucesso de A FOOL THERE WAS, permitiu a fundação da FOX FILM CORPORATION, um Estúdio bem sucedido. Em 1917, THEDA BARA, filmou CLEÓPATRA, antes de CLAUDETTE COLBERT e ELIZABETH TAYLOR, personificarem  a "Rainha do Nilo" nas telas. Entre 1915 e 1919, se tornou a grande estrela da FOX, e quando seu contrato de 5 anos expirou, sua carreira desabou depois do filme THE LURE OF AMBITION, em 1919. Só fez outro filme em 1925, THE UNCHASTENED WOMAN, da CHADWICK PICTURES CORPORATION.
     Em 1926, a estrela se aposentou prematuramente, depois de filmar MADAME MYSTERY, onde explorou pela última vez seu estilo VAMP, usando trajes transparentes, considerados ousados, na época.
     No início da carreira, BARA foi apresentada como uma estrela nascida no Egito, filha de uma atriz francesa e de um escultor italiano, e que havia passado seus primeiros anos, no Deserto do Saara,na África, e depois havia se mudado para a França para estudar teatro. Estas mentiras, criadas pelos produtores de cinema, convenceram o público, e THEDA BARA passou a ser chamada de "A Serpente do Nilo", mesmo sem nunca ter pisado no Egito, e em suas entrevistas, passou a mencionar coisas relacionadas ao misticismo e ao ocultismo.
      Em 1921, THEDA BARA se casou com o Diretor Britânico CHARLES BRABIN, e sua carreira entrou em declínio, pois o marido, não considerava apropriado que sua esposa tivesse uma carreira. Ela então, passou o restante da vida no conforto e na riqueza, entre Hollywood e Nova York.
      A maioria dos filmes da estrela, hoje em dia não existem mais, como: THE KREUTZER SONATA em 1914, CARMEN em 1915, THE SERPENT, também em 1915, UNDER TWO FLAGS em 1916, ROMEO AND JULIET , também em 1916, CAMILLE em 1917, SALOMÉ em 1918 e WHEN A WOMAN SINS em 1918 também, entre outros tantos, que se perderam no tempo.
      Em  7 de abril de 1955, aos 69 anos de idade, THEDA BARA, faleceu  de um câncer no estômago, em Los Angeles, Califórnia, EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!