CHARLES CHAPLIN - PHOTO: Pixabay |
SIR CHARLES SPENCER CHAPLIN, mais conhecido também como CHARLIE CHAPLIN, nasceu em Londres, Inglaterra, na Europa, em 16 de abril de 1889, e foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário , escritor, comediante, dançarino músico e roteirista britânico. CHAPLIN, foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo e preto e branco, pelo uso da mímica, e do gênero "Comédia pastelão". Ele ficou conhecido graças a filmes, como: O IMIGRANTE, O GAROTO, EM BUSCA DO OURO, considerado até hoje seu melhor filme, O CIRCO, LUZES DA CIDADE, TEMPOS MODERNOS, O GRANDE DITADOR, LUZES DA RIBALTA, UM REI EM NOVA YORK e A CONDESSA DE HONG-KONG.
O estilo de CHAPLIN, foi influenciado pelo trabalho dos antecessores, o comediante francês MAX LINDER, GEORGES MELIÈS e LUIS e AUGUSTE LUMIÈRE. CHARLIE CHAPLIN é considerado pelos críticos de cinema , como o maior artista de tosos os tempos, e um dos "Pais do cinema", junto com os irmãos LUMIÈRE, GEORGES MELIÈS e D.W.GRIFFITH.
O astro escrevia, atuava, dirigia e produzia seus próprios filmes. CHAPLIN, teve uma carreira longa, que durou cerca de 75 anos, desde as suas primeiras atuações, quando ainda era criança nos teatros londrinos, na Inglaterra durante a "Era Vitoriana", quase até sua morte. Junto com os astros DOUGLAS FAIRBANKS, MARY PICKFORD e D.W. GRIFFITH, CHAPLIN fundou a UNITED ARTISTS em 1919.
Seu principal e mais famoso personagem foi CARLITOS, O VAGABUNDO ( The tramp ),ou CHARLOT como era conhecido na Europa. O personagem,era um andarilho pobretão, mas com as qualidades e maneiras refinadas de um cavalheiro, usando um fraque preto, sapatos maiores que seus pés,um inconfundível chapéu-coco,ou cartola, uma bengala e um pequeno bigode completava este visual marcante da história do cinema.
Em 1915, ele estourou em um mundo dilacerado pela guerra, trazendo o dom da comédia, riso e alívio durante a I Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, durante a "Grande Depressão", e a "Ascensão de HITLER", ele permaneceu atuando nas telas. Voltando no tempo, hoje, podemos constatar que ele foi o ser humano e artista que trouxe mais entretenimento, alívio e prazer para o ser humano, quando ele mais precisava. Ainda em vida, CHAPLIN foi condecorado pelo governo inglês como "Cavaleiro do Império Britânico", pelo governo francês com a LÉGION D'HONNEUR, pela Universidade de Oxford como DOUTOR HONORIS CAUSA e pela Academia de Artes e Ciências cinematográficas dos Estados Unidos. Em 1972, ele recebeu o OSCAR pelo conjunto de sua obra.
CHAPLIN ficou conhecido por sua versatilidade nas artes, sendo que em LUZES DA RIBALTA, foi diretor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator. Alguns temas de seus filmes, como os de O GAROTO, LUZES DA CIDADE, TEMPOS MODERNOS, são inesquecíveis.
CHARLES CHAPLIN, se casou várias vezes, uma delas com a bela estrela de Hollywood, PAULETTE GODADARD em 1936, e se divorciaram em 1942, depois de muitas brigas. Seu último casamento, foi com OONA O'NEILL, filha do dramaturgo americano EUGENE O'NEILL. Eles se casaram em 1943, quando ele já tinha 54 anos de idade, e ela apenas 17 anos. Mas, a diferença de idade não foi problema, e eles tiveram um casamento longo e feliz, e tiveram oito filhos, o que trouxe muita felicidade para ele. Viveram juntos, até a morte dele, em 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!