|
JANE FONDA - AUTHOR: Trailer screenshot / Public domain |
Ela nasceu LADY JAYNE SEYMOUR FONDA, em 21 de dezembro de 1937 em Nova York, EUA. É uma atriz de cinema, filha do falecido ator HENRY FONDA ( 1905 -1982 ), e da "Socialite" FRANCES SEYMOUR FORD. Na época do nascimento de JANE seu pai estava filmando JEZEBEL, ao lado de BETTE DAVIS. O primeiro nome da estrela "LADY", foi inspirado na nobre inglesa JANE SEYMOUR ( 1509 -1537 ), que se tornou Rainha da Inglaterra, e uma lenda, diz que a mãe de JANE FONDA, teria tido um remoto parentesco com a nobre inglesa.
Em 14 e abril e 1950, JANE tinha então, 12 anos de idade, e sua mãe cometeu suicídio, depois de buscar tratamento em um hospital psiquiátrico. A família disse para a adolescente JANE , na época, que sua mãe havia sofrido um ataque cardíaco, e as assinaturas de revistas e jornais na mansão dos FONDA, foram canceladas, e os professores e alunos da escola onde ela estudava foram instruídos a não comentar o assunto. A adolescente, só descobriu a trágica verdade sobre a morte da mãe, meses mais tarde, ao folhear um revista especializada em cinema.
Aos 15 anos de idade, JANE começou a ter aulas de dança em Nova York, na prestigiada GREENWICH ACADEMY, em Connecticut, EUA. Antes de se tornar atriz, ela foi modelo nos anos 50, e estampou as capas de diversas revistas, de moda, entre elas a VOGUE. Em 1954 JANE começou a se interessar pela atuação, depois de participar ao lado do pai em uma peça beneficente, THE COUNTRY GIRL, no teatro comunitário de Omaha. Em seguida JANE FONDA foi estudar na Faculdade de Vassar em Poughkeepsie. Após se formar em Vassar, ela foi morar por dois anos em Paris, na França para estudar arte. Na volta aos EUA, se reencontrou com LEE STRASBERG, do renomado ACTOR STUDIO, a célebre escola de preparação de atores americana. Então, começou a atuar no teatro, no final da década de 50, o que abriu seus caminhos para a sua gloriosa carreira no cinema nos anos 60. Em 1960, estreou em THE TALL STORY, em seguida estrelou PERIOD OF ADJUSTMENT e WALK ON THE WILD SIDE, onde interpretava uma prostituta, e por esta atuação ganhou o GLOBO DE OURO de atriz novata mais promissora da nova geração. Em 1963, ela estrelou UM DOMINGO EM NOVA YOK, e o jornal Newsday apostou que a estrelinha seria uma grande atriz, mas um jornal opositor, o Harvard Lampoon, a classificou como a pior atriz do ano. Mas em 1965, JANE FONDA estrelou DÍVIDA DE SANGUE ( Ca Balou ), onde interpretava uma professora que se tornava uma fora-da-ei, e então se transformou em uma verdadeira estrela, de primeira grandeza. O filme foi uma das 10 maiores bilheterias do ano nos EUA. Em seguida, ela estrelou as comédias ANY WEDNESDAY em 1966, e DESCALÇOS NO PARQUE, esta ao lado do astro americano ROBERT REDFORD.
Em 1968, seu prestígio e fama chegaram ao limite máximo no mundo inteiro quando estrelou BARBARELLA, uma paródia de fição científica, dirigido pelo cineasta francês ROGER VADIM, na época, seu marido. Uma "Superstar" conhecida mundialmente, FONDA se deu ao luxo de recusar dois papíes históricos do cinema: As protagonistas do suspense O BEBÊ DE ROSEMARY, e a estrela de BONNIE & CLYDE. Em 1971 JANE estrelou KLUTE, SEU PASSADO CONDENA, onde interpretava uma prostituta perseguida por um assassino psicopata, e em 1978 foi a estrela de AMARGO REGRESSO, uma crítica ácida à guerra do vietnã, e por estes dois filmes recebeu seus dois OSCARS de melhor atriz. Em 1972, estrelou TOUT VA BIEN, um clássico do diretor francês JEAN-LUC GODARD, ao lado do francês YVES MONTAND. Em 1973 atuou em CASA DE BONECAS, em 1976 foi uma das estrelas da refilmagem de O PÁSSARO AZUL. Em 1977, estrelou JÚLIA, e recebeu sua terceira indicação ao OSCAR. Em 1979 JANE atuou em SÍNDROME DA CHINA ,um fime de conteúdo político, e nesta época já estava engajada em causas políticas, e se tornou uma porta-voz contra as injustiças sociais.Neste ano também atuou ao lado de ROBERT REDFORD em THE ELETRIC HORSEMAN. Em 1980, estrelou NINE TO FIVE, filme que foi uma das maiores bilheterias de sua carreira.
Em 1981, finalmente JANE FONDA, realizou um projeto antigo, o de filmar ao lado do pai, o astro HENRY FONDA, e juntos atuaram no premiado NUM LAGO DOURADO, ao lado da estrela KATHERINE HEPBURN. Foi uma despedida, pois cinco meses depois de terminadas as filmagens, seu pai faleceria. Em 1985, atuou em AGNES DE DEUS, como a Dra. MARTHA LEVINGSTON.
Em 1984, JANE FONDA recebeu seu único prêmio EMMY, pelo filme para a TV THE DOLLMAKER. Em abril de 1991, ela anunciou que estava se aposentando do cinema, mas em 2005 retornou em MONSTER-IN-LAW. Em 2009, retornou à Broadway, desde 1963, em 33 VARIATIONS , de MOISES KAUFMAN. Pelo seu desempenho, recebeu uma indicação ao prêmio TONY de melhor atriz.
Na vida pessoal, JANE foi casada com o diretor francês ROGER VADIM ( 1928 - 2000 ), de1965 até 1973, e teve com ele uma filha , VANESSA. Em 1973 se casou com o ativista político de esquerda TOM HAYDEN, e teve com ele um filho, o ator TROY GARITY, e se envolveu diretamente em questões políticas,combatendo a Guerra do Vietnã, e a política externa americana. Em 1991. ela se casou com o magnata das comunicações TED TURNER, dono da CNN, e passou a produzir vídeos sobre ginástica aeróbica, e se tornou uma musa do gênero Anteriormentente, em 1982 ela já havia produzido um vídeo sobre ginástica, que vendeu 17 milhões de cópias, só nos EUA. Em maio de 2000 JANE FONDA e TED TURNER se separaram, e apesar do divórcio, ela vive até hoje em Atlanta na Geórgia, EUA, onde residiu enquanto o casamento durou.