HOTEL COPACABANA PALACE EM 1930 ( Coleção Marcelo Almirante ) |
Nos anos dourados do cinema, qualquer estrela que desembarcava no Rio de Janeiro tinha um destino certo: O HOTEL COPACABANA PALACE. O famoso hotel foi construído pelos empresários OCTÁVIO GUINLE e FRANCISCO CASTRO SILVA, entre 1919 e 1923, a pedido do então Presidente da República EPITÁCIO PESSOA, que desejava um grande hotel de turismo na capital do Brasil na época, para hospedar os visitantes ilustres esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil em 1922. Para a execução do projeto foi contratado o arquiteto francês JOSEPH GIRE, que se inspirou nos famosos hotéis da Riviera Francesa, o NEGRESCO em Nice e o CARLTON em Cannes. O engenheiro brasileiro CÉSAR MELO E CUNHA ergueu o prédio e empregou em larga escala o mármore de Carrara e cristais da Boêmia. Apesar dos esforços, o hotel só foi inaugurado em 13 de agosto de 1923,quase um ano depois do esperado. A inauguração contou com a presença da cantora, atriz e vedete francesa MISTINGUETT, famosa por possuir as mais belas pernas do mundo, mas neste dia ela foi impedida de mostrá-las, para criar um certo suspense.
A piscina do "Copa", como era carinhosamente chamado por seus ilustres hospédes foi construída em 1934, e ampliada em 1949, e principalmente no carnaval carioca, foi frequentada pelas maiores estrelas do cinema, como: JAYNE MANSFIELD, GINA LOLLOBRIGIDA, RAQUEL WELCH, MARLENE DIETRICH, ROMY SCHNEIDER, e pela mais célebre de todas, o mito francês BRIGITTE BARDOT.
Em 1938, foi inaugurado o GOLDEN ROOM, com um espetáculo de MAURICE CHEVALIER. O COPACABANA PALACE, hospedou também Reis e Rainhas. Para confirmar o prestígio do hotel, contam que nos anos 50, a estrela de Hollywood AVA GARDNER, chegou ao Rio, e foi instalada no HOTEL GLÓRIA, mas teve uma crise de nervos, e quebrou garrafas de bebida em sua suíte e exigiu imediatamente ser transferida para o COPACABANA PALACE, e que CARMEN MIRANDA considerava o hotel como sua segunda casa, quando vinha ao Brasil. Em 1962, o cinema europeu produziu o filme COPACABANA PALACE rodado na "Cidade Maravilhosa",com SYLVA KOSCINA, MYLÈNE DEMONGEOT, e astros nacionais como TÔNIA CARRERO, TOM JOBIM, PAULO GRACINDO e outros.
Em 1985 o COPACABANA PALACE tornou-se patrimônio histórico tombado pelo IPHAN, e em 1989 a Família GUINLE, vendeu o "Copa" ao Grupo ORIENT-EXPRESS HOTELS, que reabilitou e modernizou as antigas instalações, sem descaracterizá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!