Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

EM 28 DE JANEIRO DE 1958, NASCIA A ESTRELA BRASILEIRA MAITÊ PROENÇA !

 

     MAITÊ PROENÇA GALLO, ou simplesmente MAITÊ PROENÇA, como é conhecida em todo o Brasil, é uma atriz consagrada de TV, teatro e cinema. A linda estrela  de olhos azuis, nasceu na cidade de São Paulo, capital, e passou a juventude no interior paulista, em Campinas. MAITÊ tem origem portuguesa, e aos cinco anos de idade foi matriculada na Escola Americana de Campinas, destinada principalmente a filhos de norte-americanos, residentes no Brasil. Quando sua mãe morreu no início da década de 70, MAITÊ foi morar com o irmão em um Pensionato Luterano, onde permaneceu por 3 anos. Aos 16 anos de idade, ela foi morar em Paris, França. Aos 19 anos, já de volta ao Brasil, prestou vestibular para várias faculdades, e iniciou o curso de graduação em psicologia na PUC - SP, mas não chegou a se formar. MAITÊ PROENÇA, então resolveu sair pelo mundo, e passou por cerca de 30 países da EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA. Na Europa,  trabalhou como babá e vendeu jornal nas ruas parisienses. E foi na "Cidade-Luz", que ela teve seu primeiro contato com as artes cênicas, quando se matriculou  no curso de mímica do "Mestre MARCEL MARCEAU". Mas, seu pai adoeceu, e ela retornou ao Brasil, e em São Paulo, começou um curso de teatro com ANTUNES FILHO, e a estudar roteiros para cinema no Museu da Imagem e do Som. Nesta época, o jornalista e escritor MÁRIO PRATA, a convidou para um teste na extinta TV TUPI, e lá, em 1979 ela estreou como atriz na novela das 7, DINHEIRO VIVO. Em seguida, foi contratada pela REDE GLOBO, e inicialmente participaria da novela da 8, CORAÇÃO ALADO , mas sofreu um acidente de carro e teve que se afastar. No final do ano de 1980, finalmente estréia na GLOBO, na novela das 6 , AS TRÊS MARIAS, como MARIA DA GLÓRIA, junto com NÁDIA LIPPI e GLÓRIA PIRES. Para viver esta personagem, a estrela iniciante pediu um salário astronômico, e foi atendida. No início foi muito criticada, e quase desistiu da carreira, mas devido aos altos índices de audiência que ela conquistava com sua beleza, foi aconselhada a permanecer na profissão. Já mais segura e amadurecida em 1981, participou da novela das 7, JOGO DA VIDA, e  em 1983 na primeira versão de outra novela das 7, GUERRA DOS SEXOS. As críticas negativas cessaram, e MAITÊ PROENÇA já era vista como uma ótima atriz.
     Em 1984, foi contratada pela extinta REDE MANCHETE, e protagonizou a série A MARQUESA DE SANTOS, como a amante do Imperador do Brasil, D. PEDRO I. Em 1985, retornou para à GLOBO, e integrou o elenco da novela das 7 ,UM SONHO A MAIS. Mas, em 1986 retornou à REDE MANCHETE, e protagonizou a série D.BEIJA, que contava a vida da cortesã mineira do século XIX, e aparecia seminua, em cenas de banhos de cachoeira, elevando os índices de audiência. Na MANCHETE, atuaria ainda na novela CORPO SANTO em 1987, e neste ano volta para a GLOBO, e atua na novela das 7, SASSARICANDO.
     No cinema, MAITÊ PROENÇA atuou em: O ETERNO ADEUS em 1979, PROVA DE FOGO em 1980, HISTÓRIA PASSIONAL em 1983, SEXO FRÁGIL em 1986, A DAMA DO CINE SHANGAI em 1987, BRASA ADORMECIDA  também em 87, KUARUP em 1989, VOX POPOULI em 1997, A HORA MÁGICA em 1998, TOLERÂNCIA em 2000, A PARTILHA em 2001, A SELVA em 2002, SAL DE PRATA em 2005, ELVIS & MADONNA em 2009 e O PRIMEIRO DIA DE UM ANO QUALQUER.
      Voltando à televisão, em 1989 ela protagoniza a novela das 8, O SALVADOR DA PÁTRIA, como CLOTILDE, uma professora que alfabetizava adultos  no interior do Brasil, e foi um de seus maiores sucessos. Em 1990 atua na série O SORRISO DO LAGARTO, e em 1991 na novela das 6, FELICIDADE. Em 2001 faz uma participação na novela das 6, ESTRELA GUIA, e em 2004 na novela das 7, DA COR DO PECADO. Em 2012, atuou na série GABRIELA, da GLOBO. No teatro, MAITÊ PROENÇA atuou entre outras, nas peças: MENTIRAS ALUCINANTES DE UM CASAL FELIZ, NA SAUNA e AS GUERREIRAS DO AMOR.
       Além de atriz, MAITÊ também é escritora e lançou os livros: ENTRE OSSOS E A ESCRITA, ACHADAS E PERDIDAS, uma crônica que foi adaptada para o teatro, UMA VIDA INVENTADA: MEMÓRIAS TROCADAS E OUTRAS HISTÓRIAS, É DURO SER CABRA NA ETIÓPIA, e a peça teatral AS MENINAS, em parceria com o escritor LUÍS CARLOS GÓES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!