Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

EM 19 DE JANEIRO DE 2000, FALECIA A ESTRELA AUSTRÍACA HEDY LAMARR, "A MÃE DO CELULAR" !


HEDY LAMARR - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain
    
          Nascida HEDWIG EVA MARIA KIESLER, em Viena na Áustria, em 9 de novembro de 1913, e conhecida como HEDY LAMARR, foi uma atriz do cinema americano. HEDY LAMARR é considerada no mundo científico, por ter inventado junto com o compositor GEORGE ANTHIEL, um sistema de comunicações que serviu de base para a atual e revolucionária telefonia celular. Os dois brincavam de dueto em frente à um piano,e ela repetia em outra escala as notas que ele tocava. A teoria era de que duas pessoas podem conversar, entre si, mudando frequentemente o canal de comunicação, basta que façam isto simultâneamente. Eles, então submeteram a idéia ao departamento de guerra norte-americano, e o pedido foi recusado. Em agosto de 1942, a invenção foi patenteada como " HEDY KIESLER MARKEY". A mecânica de funcionamento, consistia na troca de 88 frequências, e era feito pra despistar radares. A idéia só começou a ser utilizada em 1962, quando passou a ser usada pelas tropas militares dos EUA, em Cuba. Em 1997, a ELETRONIC FRONTIER FOUNDATION, deu a a HEDY LAMMAR um prêmio por sua contribuição à ciência, e hoje em dia, ela é considerada " A MÃE DO CELULAR". Não bastasse isto, a beleza da estrela, serviu de base para o "Gênio dos quadrinhos WALT  DISNEY " criar o rosto da BRANCA DE NEVE em 1937, e em 2005, em 9 de novembro, data do nascimento da estrela , foi estipulado na Alemanha  "O DIA DO INVENTOR", em homenagem  a HEDY LAMARR. Neste dia, ela, se estivesse viva completaria 92 anos de idade.
          A mãe de HEDY LAMARR era uma pianista em Budapeste, na Hungria e seu pai um diretor bancário. Ainda criança, HEDY estudou piano até os 10 anos de idade. Mais tarde na adolescência, fez pequenos papéis em filmes alemães. Quando trabalhou com MAX REINHARDT em Berlim, Alemanha foi considerada por ele a mais bela mulher da Europa. No início de 1933, estrelou o filme ECSTASY, uma produção tcheca, rodada em Praga. O filme a deixou super famosa quando ela apareceu nua, correndo entre folhagens, mergulhando em um lago e simulando um ato amoroso com direito a closes do orgasmo. Seu então marido, FRIEDRICH MANDL, um milionário ciumento, gastou uma fortuna para adquirir e depois destruir as cópias. Para escapar deste casamento em que o marido tentou mantê-la trancada em casa, ela junto com sua criada de confiança, armaram um plano: HEDY LAMARR convenceu o marido de que ela deveria usar suas valiosas jóias, todas ao mesmo tempo para irem a uma grande festa, e depois, quando ela já estava de posse das jóias, que ficavam em um cofre, drogou o marido, escapou da Alemanha, e foi para os Estados Unidos. Em 10 de abril de 1953, naturalizou-se cidadã norte-americana.
          Depois do fim de seu casamento, a estrela se casou  mais cinco vezes, e teve dois filhos, do casamento com o produtor e ator JOHN LODER. Os outros maridos foram , um advogado, um empresário de Night-Club, um empresário do ramo petrolífero e com um roteirista de cinema.
       O nome HEDY LAMARR, é uma homenagem à estrela do cinema mudo BARBARA LA MARR, que morreu de overdose em 1926. Estreou em Hollywood em 1938, em ALGIERS, em 1939 atuou em FLOR DOS TRÓPICOS, em 1940 em BOON TOWN e em WHITE CARGO em 1942. Em 1941, atuou ao lado de duas outras grandes estrelas, LANA TURNER e JUDY GARLAND no musical ZIEGFELD GIRL. Em 1949, teve seu maior sucesso, com o filme épico SANSÃO E DALILA de CECIL B. DE MILLE. Em 1950 atuou em A LADY WITHOUT PASSPORT e em 1951 em MY FAVORITE SPY. Em seguida, sua carreira entraria em declínio. HEDY LAMARR morreu em 19 de janeiro de 2000, na Flórida, EUA, e seu filho levou suas cinzas para a Áustria, conforme o desejo da estrela , e as espalhou na floresta Wienerwald.


OBS. A sinópse do DVD SANSÃO E DALILA, pode ser pesquisada neste BLOG. MARCADOR JULHO DE 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!