Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de julho de 2013

20 DE JULHO DE 2013: 40 ANOS SEM BRUCE LEE, "O REI DAS ARTES MARCIAIS" !

 
 Nascido LEE JUN-FAN, em 27 de novembro de 1940, em São Francisco, Califórnia, EUA, foi criado até a adolescência em Hong-Kong, China, e ficou mundialmente conhecido como BRUCE LEE, ator, roteirista, instrutor de artes marciais, diretor e produtor cinematográfico. BRUCE LEE foi o fundador do movimento de artes marciais "Jeet kune do", e o lutador de artes marciais mais influente do mundo, e um ícone cultural.
    Aos 18 anos, BRUCE deixou Hong-Kong na China e se mudou para os EUA, para reivindicar cidadania americana e receber educação superior. Nesta época começou a ensinar artes marciais , que logo o levaria para o cinema e séries de TV. Seus filmes produzidos em Hong-Kong, elevaram os filmes de artes marciais à um patamar de popularidade e consagração, e provocou um absurdo interesse pelas artes marciais nos anos 70. Seus filmes marcantes desta fase, foram:

1 - DRAGÃO CHINÊS - 1971.
2-  A FÚRIA DO DRAGÃO -1972.
3- O VÔO DO DRAGÃO -1973.
4- OPERAÇÃO DRAGÃO -1973
5- JOGO DA MORTE- 1973.

      BRUCE LEE era famoso pela sua aptidão física, e desenvolvimento avançado dos músculos do corpo e seu abdômen era sólido como uma pedra ao toque,e altamente definido.
      O pai de BRUCE LEE, HOI-CHUEN era um famoso astro da Ópera Cantonesa, e BRUCE foi introduzido em filmes muito jovem e apareceu em vários curtas em P&B, ainda criança. Aos 18 anos ele já havia aparecido em cerca de 20 filmes. Aos 16 anos de idade, ganhou um papel na série de TV O BESOURO VERDE, Show que durou de 1966 até 1967. Apareceu também em séries de TV, incluíndo IRONSIDE em 1967, e HERE COME THE BRIDES em 1969. Neste ano ainda, fez um breve aparição em seu primeiro filme nos EUA, MARLOEW, onde interpretou um capanga contratado para intimidar o detetive particular MARLOWE 9 JAMES GARNER ), esmagando seu escritório com chutes e socos. Em 1971, atuou em quatro episódios da série LONGSTREET,como instrutor  de artes marciais do protagonista, JAMES FRANCISCUS.
    Existe uma teoria,não comprovada,de que a famosa séie de TV KUNG FU, estrelada nos anos 70 por DAVID CARRADINE, foi uma criação de BRUCE LEE, intitulada " A WARRIOR", e a WARNER BROS. não lhe deu crédito, e escalou o americano DAVID CARRADINE, por medo de um ator chinês não agradar ao público.
     Em 10 de maio de 1973, BRUCE LEE desmaiou no estúdio, enquanto dublava o filme OPERAÇÃO DRAGÃO. Ele sofreu convulsões e foi levado para um hospital de Hong-Kong, e os médicos diagnosticaram um edema cerebral. Em 20 de julho de 1973, dia de sua morte, BRUCE tinha um jantar marcado com o ex-JAMES BOND  GEORGE LAZENBY, com quem pretendia filmar. Quando LEE não compareceu ao compromisso, foram procurá-lo, e já o encontraram quase morto em seu apartamento, e tentaram reanimá-lo, mas o astro já chegou morto ao hospital. Oficialmente, a causa da morte foi "Anafilaxia" ao relaxante muscular "Equagesic", ingrediente encontrado em analgésicos, que ele vinha tomando por causa de constantes dores de cabeça. Na autópsia do corpo  constatou-se que seu cerébro tinha inchado muito, passando de 1.400 gramas, para 1.575 gramas, um aumento de 13%. O REI DA ARTES MARCIAIS tinha apenas 32 anos, e muitos projetos pela frente ,um deles do produtor italiano CARLO PONTI, que pretendia transformá-lo em galã  de SOPHIA LOREN, em um filme futuro. Havia também estudos para BRUCE LEE filmar com ELVIS PRESLEY. No funeral  em 31 de julho de 73, seu caixão foi carregado por astros como STEVE MACQUEEN, JAMES COBURN, CHUCK NORRIS e o ex-007, GEORGE LAZENBY. Na época, sua morte foi considerada uma "Desgraça", em toda a China.




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!