Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

14 DE JULHO DE 2013: SE ESTIVESSE VIVO, INGMAR BERGMAN "A EXPRESSÃO MÁXIMA DO CINEMA SUECO", COMPLETARIA 95 ANOS!

  
      ERNST INGMAR BERGMAN, um dos maiores diretores do cinema sueco,nasceu em Uppsala,Suécia no dia 14 de julho de 1918. BERGMAN estudou na Universidade de Estocolmo,onde se interessou inicialmente pelo teatro,e depois pelo cinema. Em 1941 iniciou a carreira escrevendo a peça teatral MORTE DE KASPER. Em 1944 desenvolveu o primeiro argumento para o filme HETS,e em 1945 realizou seu primeiro filme, CRISE ( Kris ). A marca do diretor,eram os dramas existênciais,como a imortalidade,a solidão e a fé.
     Os filmes mais expressivos,dirigidos por INGMAR BERGMAN, foram:  CRISE ( Kris ) em 1945, CHOVE SOBRE NOSSO AMOR ( Det regnar par var kärlek ) em 1946, QUANDO AS MULHERES ESPERAM ( Kvinnors väntan ) em 1952, O SÉTIMO SELO ( Det sjunde inseglet ) em 1956, MORANGOS SILVESTRES ( Smultronstället ) em 1957, A FONTE DA DONZELA ( jung frukällan ) em 1959, O OLHO DO DIABO ( Djävulens öga ) em 1960, LUZ DE INVERNO ( Nattvardsgästerna ) em 1962, PARA NÃO FALAR DE TODAS ESSAS MULHERES ( För att inte tala om alla dessa kvinnor ) em 1964, QUANDO AS MULHERES PECAM ( Persona ) em 1966, GRITOS E SUSSURROS ( Viskingar och rop ) em 1972, CENAS DE UM CASAMENTO ( Scener ur ett äktenskap ) em 1973, A FLAUTA MÁGICA ( Trollflöjten ) em 1974, FACE A FACE ( Ansikte mot ansikte ) em 1976, O OVO DA SERPENTE ( Das schlangnei ) em 1977, SONATA DE OUTONO ( Höstsonaten ) em 1978,só para citar os mais conhecidos.
      INGMAR BERGMAN, foi casado entre os anos 60/70 com a atriz norueguêsa LIV ULLMANN, e tiveram uma filha. LIV foi dirigida por ele por dez vezes,entre elas no filme SONATA DE OUTONO,ao lado de outra lenda sueca, a atriz INGRID BERGMAN,e em FACE A FACE.
       O mais famoso diretor e roteirista sueco,morreu em sua casa em Farö,na Ilha de Gotland,Suécia,aos 89 anos no dia 30 de julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!