DETALHE DO "SHAW BROTHERS STUDIO" - AUTHOR: Srr. at Zh.wikipedia / Public Domain |
Se os Estados Unidos tinham Hollywood, do outro lado do mundo, em Hong Kong, China, na Ásia, em 27 de dezembro de 1958, os"IRMÃOS SHAW", RUN RUN SHAW e RUN ME SHAW, dois chineses, começavam a criar um império cinematográfico, denominado, SHAW BROTHERS, que mais tarde, seria conhecido como, a "Hollywood Oriental". A cidade cinematográfica, foi erguida à margem da Baía de Água Clara, em Hong Kong, num grande terreno de 46 acres. Nos anos 70, este império empregava mais de 600 artistas, e produzia anualmente, mais de 40 filmes, cuja temática, invariavelmente, era de artes marciais, e aventuras de "Kung-Fu". Uma das produções mais conhecidas da SHAW BROTHERS, foi o filme, CLEÓPATRA JONES E O CASSINO DE OURO, em 1975, uma co-produção, com a WARNER BROTHERS, dos Estados Unidos, além de OPERAÇÃO DRAGÃO ( Enter the dragon ), o último filme de BRUCE LEE, em 1973, que também foi uma co-produção, com a WARNER.
A SHAW BROTHERS, também era dona de inúmeras salas de cinema, em Hong Kong, Cingapura, e na Indonésia, e os filmes, eram produzidos em "Shawcolor", com orçamento barato, cerca de 300 mil dólares, e no máximo em 90 dias. Os atores e atrizes, eram formados em escolas mantidas pelo estúdio, nas dependências da cidade cinematográfica, onde também moravam, em minúsculos apartamentos.
Depois de produzir mais de 1000 filmes, a SHAW BROTHERS, encerrou suas atividades, no dia 28 de novembro de 2011, e foi assumida pelas empresas do Conglomerado Shaw.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!