Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2017

MARIA DELLA COSTA, UMA DAS MAIORES ESTRELAS DO CINEMA, DO TEATRO, E DA TELEVISÃO BRASILEIRA, DE TODOS OS TEMPOS !


                    MARIA DELLA COSTA, EM 1945 - FOTO: Revista do Globo ( RS ) - Domínio Público                                                    

         Nascida, Gentile Maria Marchioro Della Costa, em Flores da Cunha, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no dia 1 de janeiro de 1926, se tornou conhecida nacionalmente, como, MARIA DELLA COSTA, uma das maiores expressões, do cinema, do teatro, e da TV brasileira, além de também ser considerada, uma das estrelas, mais belas da arte nacional.
         MARIA DELLA COSTA, estreou como "Show-Girl", no início dos anos 40, no CASSINO COPACABANA, na cidade do Rio de Janeiro, e em 1944, estreou profissionalmente no teatro, em A MORENINHA, baseada no clássico da literatura brasileira, de JOAQUIM MANUEL DE MACEDO. Em seguida, foi para Portugal, na Europa, estudar arte dramática, com a atriz portuguesa PALMIRA BASTOS, no CONSERVATÓRIO DE LISBOA. De volta ao Brasil, MARIA DELLA COSTA, passou a integrar o grupo teatral, OS COMEDIANTES, e em 1948, junto com seu marido, o também ator SANDRO POLONI, fundou o TEATRO POPULAR DE ARTE. Em 1954, inaugurou em São Paulo, capital, a sua própria casa de espetáculos, o TEATRO MARIA DELLA COSTA, projetado por OSCAR NIEMEYER e LÚCIO COSTA, que também na década de 50, assinaram a planta de Brasília, a nova capital brasileira.
         Na época, o repertório teatral, era considerado o melhor do teatro nacional, com montagens como, TOBBACO ROAD, de ERSKINE CALDWELL e JACK KIRKLAND, A PROSTITUTA RESPEITOSA, de JEAN PAUL SARTRE, COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA, de FEYDEAU, A MORATÓRIA, de JORGE ANDRADE, A ROSA TATUADA , de TENNESSEE WILLIAMS, e A ALMA BOA DE SETSUAM, de BERTOLD BRECHT.
         MARIA DELLA COSTA, também excursionou pela Europa com sua Companhia, e também pela América do Sul, onde em 1963, durante 45 dias, lotou as casas de espetáculo de Buenos Aires, na Argentina. Ao visitar Nova York, EUA, a estrela brasileira conheceu o dramaturgo norte-americano, ARTHUR MILLER, e obteve o direito de encenar no Brasil, a Peça, DEPOIS DA QUEDA, em 1964, inspirada na vida da estrela de Hollywood, MARILYN MONROE ( 1926-1962 ), e dirigida por FLÁVIO RANGEL, que também a dirigiu, em, HOMEM DE PAPEL, em 1967, e em, TUDO NO JARDIM, de EDWARD ALBEE, em 1968.
         No cinema, MARIA DELLA COSTA, atuou em, O CAVALO 13, em 1946, O MALANDRO E A GRÃ-FINA, em 1947, INOCÊNCIA, e CAMINHOS DO SUL, em 1949. Em 1952, é dirigida pelo Italiano, CAMILLO MASTROCINQUE, no premiado, AREIÃO, e em 1959, estrelou, MORAL EM CONCORDATA.
          Na televisão brasileira, MARIA DELLA COSTA, atuou nos espetáculos, do GRANDE TEATRO TUPI, entre 1952 e 1957, e também na extinta REDE TUPI        ( 1950 - 1980 ), atuou também, na revolucionária novela, BETO ROCKFELLER, em 1968, e em AS BRUXAS, em 1970. Em 1976, estreou na REDE GLOBO, na novela, ESTÚPIDO CUPIDO, de MÁRIO PRATA, depois atuou em TE CONTEI?, em 1978, e em SÉTIMO SENTIDO, em 1982. Em 1990, participou da novela, BRASILEIROS E BRASILEIRAS, no SBT.
           Em 2002, MARIA DELLA COSTA, foi homenageada pelo Ministério da Cultura do Brasil, com a "ORDEM DO MÉRITO CULTURAL", por sua contribuição à arte nacional.
          Nos últimos anos de vida, MARIA DELLA COSTA, vivia em Parati, no interior fluminense, onde dirigia uma Pousada, de sua propriedade, e faleceu, no dia 24 de janeiro de 2015, vítima de edema pulmonar agudo, num hospital, na cidade do Rio de janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!