Pesquisar este blog

sábado, 5 de julho de 2014

EM 15 DE ABRIL DE 1990, MORRIA GRETA GARBO, A ESTRELA MAIS MISTERIOSA DO CINEMA !


        A mais célebre estrela  sueca de todos os  tempos, GRETA GARBO, nasceu GRETA LOVISA GUSTAFSON, em 18 de setembro de 1905, em Estocolmo, capital da Suécia, Europa. GARBO, foi eleita pelo INSTITUTO AMERICANO DE CINEMA como a quinta maior lenda da história da sétima arte. GRETA GARBO, foi uma mulher extremamente reservada, e só concedeu quatorze entrevistas em toda a sua carreira. Bissexual, a estrela manteve relacionamentos tanto com homens, quanto com mulheres, entre eles, o ator JOHN GILBERT, e sua amiga a roteirista e poetisa MERCEDES ACOSTA, e segundo boatos de Hollywood também com a estrela alemã MARLENE DIETRICH. Nos anos 50, o bilionário grego ARISTÓTELES ONASSIS ( 1906 - 1975 ), pediu GRETA GARBO em casamento, e ela recusou o pedido, mas continuou amiga dele.
     O cinema, nem o mundo, esperavam por isto, mas em 1941, no auge da beleza e do sucesso o mito sueco que venceu em Hollywood resolveu encerrar de vez a carreira cinematográfica, e se isolou do mundo em Nova York, nos EUA. Na época as cirurgias plásticas não estavam  evoluídas, e GRETA GARBO, queria que o mundo se lembrasse dela como uma  mulher belíssima , e considerava uma derrota perder a batalha para o espelho. Daí em diante, praticamente não foi mais fotografada, e só no final dos anos 70  teve coragem de sair nas ruas de Nova York, como uma senhora magrinha, com o rosto enrugado e os cabelos brancos e ralos, já com mais de 70 anos de idade, sempre acompanhada  de suas amigas fiéis. Desde então, ela passou a colecionar obras de arte, e nos anos 50 e 60, viajava incógnita pelo mundo, segundo alguns , disfarçada para não ser reconhecida. Adquiriu quadros  de pintores renomados como RENOIR, GEORGE ROUALT e PIERRE  BONNARD. A ex-estrela de outrora, gostava também de jardinagem e poesia, e como seus compatriotas suecos, fazia exercícios físicos rigorosos todos os dias, além de longas caminhadas. Existe uma frase lendária, atribuída à GARBO, "I WANT TO BE ALONE" ( Eu quero ficar sozinha ), que muitos acreditam que  ela disse quando se despediu das telas, mas na verdade ela disse a frase sim, mas em uma cena do filme GRANDE HOTEL de 1932, ao lado de JOHN BARRYMORE e JOAN CRAWFORD.
     GRETA GARBO era a mais nova de  três irmãos, e após a morte de seu pai em 1920, ela deixou a escola e entrou para o mercado de trabalho. Seu primeiro emprego, foi em uma barbearia. Em 1921, ela começou a atuar em filmes publicitários para a loja de departamentos sueca PUB. No ano seguinte, GARBO foi modelo de um comercial de uma padaria de Estocolmo, e se fez notar e estreou como comediante no cinema. Durante dois anos, de 1922 a 1924, ela estudou arte dramática na ACADEMIA REAL DE TEATRO DRAMÁTICO ( KUNGLIGA DRAMATISKA TEATERN ), e foi descoberta pelo diretor de cinema finlandês MAURITZ STILLER, considerado por ela , seu segundo pai. Juntos fizeram apenas um filme, A LENDA DE GÖSTA BERLING, em 1924. Em seguida, ela foi filmar na Alemanha, na Europa, e lá chamou a atenção do expressionista alemão GEORG WILHEM PABST que a convidou para participar do filme A RUA DAS LÁGRIMAS 1925. Outro cineasta, o americano LOUIS B.MAYER encantado com o talento  da jovem nórdica, lhe ofereceu um contrato em Hollywood.Nesta época ela ainda assinava GRETA GUSTAFSON, e foi na América que adotou o nome GRETA GARBO. Uma teoria etmológica, sustenta que "GARBO" era uma antiga palavra norueguesa que significa "NINFA DO BOSQUE", ou "FADA DA FLORESTA", porém no idioma sueco não tem significado algum.
      No início, a estrela teve dificuldades com o inglês, e seu forte sotaque sueco era motivo de piadas nos estúdios. Mas ela se esforçou , e em 1926 filmou OS PROSCRITOS, onde usou um inglês britânico modificado com elementos americanos, e uma aura de exotismo começou a ser criada em torno dela. Antes, porém precisou emagrecer, corrigir os dentes e alisar os cabelos naturalmente crespos, e adotou uma maquiagem escura em torno dos olhos azuis, e a usar boinas, chapéus e turbantes, que a embelezavam ainda mais. Pronto: Estava criado o "MITO GRETA GARBO".
       Em 1925, o figurões da MGM ficaram impressionados com a sensualidade e beleza das fotos de GRETA GARBO publicadas pela revista americana VANITY FAIR, e a estrela foi contratada por  400 dólares semanais, na época um salário  considerado alto para uma iniciante. GARBO, começava assim uma fulgurante carreira no cinema mudo, em filmes como TERRA DE TODOS em 1926, em 1927, atuou em A CARNE E O DIABO e LOVE,  em 1929 em O BEIJO e em 1931 em MATA HARI. O público americano estava definitivamente encantado com  a beldade sueca.
      Em 1932 a MGM renovou seu contrato que lhe garantia privilégios, como o de escolher atores  para contracenar e diretores para dirigí-la, mas raramente ela usou este poder. Neste ano, estrelou GRANDE HOTEL, filme vencedor do OSCAR de 1932, na categoria de melhor filme. Em 1933 GRETA GARBO atuou em RAINHA CRISTINA,  história sobre a soberana CRISTINA DA SUÉCIA ( 1626 - 1689 ), que abdicou do trono da protestante Suécia para se converter ao catolicismo. Até hoje é considerado um de seus filmes mais antológicos, com destaque para as cenas de amor entre ela e o ator JOHN GILBERT. Outro clássico em sua carreira foi o filme ANNA KARENINA, em 1935. Em 1936 ela atuou em A DAMA DAS CAMÉLIAS, e em 1939 em NINOTCHKA, filmes que lhe renderam indicações ao OSCAR, mas ela não levou a estatueta por nenhum deles. Só mais tarde, depois de haver abandonado a carreira, GARBO recebeu da Academia  um "Prêmio Honorário".  
      Duranta a II Guerra, GRETA GARBO estava desiludida com o cenário da guerra e com as críticas negativas que recebeu por sua interpretação no filme DUAS VEZES MEU, em 1941, mas ainda pertencia a "Elite do cinema". Nesta época, o  grande ditador alemão ADOLF HITLER, um admirador de GARBO, a convidou e prometeu ,que se a estrela pisasse em solo prussiano, seria recebida com honras de "Chefe de estado", mas ela declinou do convite. Depois de seu exílio voluntário em 1941, a estrela continuou a receber propostas para retornar ao cinema, mas outras estrelas estavam tomando seu lugar, como outra sueca, a bela  INGRID BERGMAN, a inglesa VIVIEN LEIGH, a americana RITA HAYWORTH e a luso/brasileira CARMEN MIRANDA, de  quem GARBO era fã declarada.
       Em 1949, GARBO quase voltou a atuar nas telas, em um projeto chamado A DUQUESA DE LANGEAIS, do romance homônimo de HONORÉ DE BALZAC. Ela realmente se interessou pelo projeto, mas este não foi concretizado, entre outros motivos, por falta de recursos financeiros.
       Em 9 de fevereiro de 1951, junto com mais outras 150 pessoas, GRETA GARBO compareceu ao "Bureau de imigração e naturalização de Nova York", e fez o juramento de lealdade para se tornar cidadã americana.
        GRETA GARBO, conseguiu também esconder do mundo seus problemas de saúde, como uma mastectomia em 1984, e um brando ataque cardíaco em agosto de 1988, na Suiça. Em 1989, ela fazia 6 horas de diálise 3 vezes por semana, devido à um sério problema nos rins. Além disto, GARBO sofria também  de uma doença gastrointestinal e de diverticulite. Com tantos problemas, a maior lenda sueca do cinema, faleceu aos 84 anos de idade na manhã do dia 15 de abril de 1990, um domingo de páscoa. Suas cinzas foram depositadas no Cemitério Skogskyrkogarden, em Estocolmo, Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!