Nascida LEILA ROQUE DINIZ,no dia 25 de março de 1945,em Niterói,Rio de Janeiro,ficou nacionalmente conhecida como LEILA DINIZ,a atriz mais revolucionária que o Brasil conheceu no final da década de 60. Nesta época,a repressão dominava o país,e em 1971 LEILA chocou o Brasil quando foi fotografada grávida e de biquíni na praia de Ipanema no Rio. Hoje isto é comum em qualquer praia,mas é mérito dela,a quebra deste tabú. LEILA DINIZ falava de sexo sem constrangimentos em suas entrevistas. Em 1969 o jornal O PASQUIM publicou uma destas entrevistas cheia de palavrões,sua marca registrada. Depois desta entrevista foi instaurada a censura prévia à imprensa conhecida como "DECRETO LEILA DINIZ". A estrela foi perseguida pela polícia política,e precisou se esconder para não ser presa. A TV GLOBO não renovou seu contrato alegando razões morais,e a novelista mais famosa da época,a falecida JANETE CLAIR ironicamente disse não haver "Papel de prostituta" nas próximas novelas da emissora carioca. Sem trabalho na TV, LEILA foi para o teatro de revista ,e começou a carreira de vedete,e estrelou a peça tropicalista TEM BANANA NA BANDA,com textos improvisados de MILLÔR FERNANDES, LUIS CARLOS MACIEL, JOSÉ WILKER e ODUVALDO VIANA FILHO. No carnaval de 1971,foi eleita a Rainha da banda de Ipanema.
Na TV LEILA DINIZ atuou nas novelas ILUSÕES PERDIDAS em 1965 ,EU COMPRO ESTA MULHER em 1966, O SHEIK DE AGADIR em 1966/67, A RAINHA LOUCA em 1967,todas na TV GLOBO. Na TV EXCELSIOR atuou em ACORRENTADOS em 1969 e em E NÓS, AONDE VAMOS? em 1970 na TV TUPI, entre outras. No cinema nacional seu principais filmes foram: TODAS AS MULHERES DO MUNDO em 1967, EDU,CORAÇÃO DE OURO em 1968, O HOMEM NÚ e A MADONA DE CEDRO também em 1968, CORISCO,O DIABO LOIRO em 1969, AZZYLO MUITO LOUCO em 1970,MÃOS VAZIAS em 1971 e AMOR CARNAVAL E SONHOS em 1972.
Em 1972,viajou para o Festival de cinema de Adelaide, na Austrália onde o filme MÃOS VAZIAS concorria. Na volta resolveu ir até a Índia,e o jato da JAPAN AIRLINES em que viajava explodiu no ar ,e interrompeu para sempre uma das mais férteis carreiras do cinema,do teatro e da TV brasileira. LEILA DINIZ tinha 27 anos,e deixou uma filha de poucos meses,a atriz JANAÍNA DINIZ, filha do cineasta moçambicano RUY GUERRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!