Pesquisar este blog

sábado, 8 de abril de 2017

NO DIA 13 DE MAIO DE 2017, A REDE BANDEIRANTES, COMEMORA 50 ANOS !



LOGOTIPO DA REDE BANDEIRANTES, USADO PELA EMISSORA, ENTRE 1981 E 1982 - AUTHOR: Douglas de Souza Vieira / CC BY-SA 4.0

         A REDE BANDEIRANTES, também informalmente conhecida como, BAND, é uma rede de televisão aberta comercial brasileira, pertencente ao "Grupo Bandeirantes de Comunicação".
         A REDE BANDEIRANTES, entrou no ar oficialmente no dia 13 de maio de 1967, em São Paulo, capital, pelo canal 13 VHF, e sua sede está localizada na Rua dos Radiantes 13, no Morumbi. A REDE BANDEIRANTES, foi fundada por JOÃO JORGE SAAD ( 1919 - 1999 ), que contou com a ajuda do sogro, o político, ADEMAR DE BARROS ( 1901 - 1969 ), antigo proprietário da RÁDIO BANDEIRANTES.
         A  emissora paulista, investiu inicialmente, em esportes, filmes e jornalismo. Também em 1967, entrou no ar a primeira novela da rede, OS MISERÁVEIS, uma adaptação de WALTER NEGRÃO e CHICO DE ASSIS. Em 1968, produziu A MOÇA DO SOBRADO GRANDE, ERA PRECISO VOLTAR, em 1969, com YARA LINS, ELIZABETH GASPER, SUELY FRANCO, MARCOS PAULO, e ELAINE CRISTINA. Em 1970, a emissora produziu, AS ASAS SÃO PARA VOAR, uma obscura telenovela que foi retirada do ar, por não fazer sucesso com o público da época. A REDE BANDEIRANTES, só voltou a investir em novelas, em 1979, com uma superprodução, CARA A CARA, estrelada por FERNANDA MONTENEGRO, NATHÁLIA TIMBERG, DÉBORA DUARTE, ANTÔNIO MARCOS, LUIS GUSTAVO, FÚLVIO STEFANINI, IRENE RAVACHE, MÁRCIA DE WINDSOR, DAVID CARDOSO, RUTHINÉA DE MORAES, ROLANDO BOLDRIN, e CARMEM SILVA, entre outros. Também no mesmo ano, lançou a novela, O TODO PODEROSO, com EDUARDO TORNAGHI, LILIAN LEMMERTZ, JOFRE SOARES, e SELMA EGREI. Em 1980, a BAND, produziu a novela, PÉ DE VENTO, com NUNO LEAL MAIA, e A DEUSA VENCIDA, de IVANI RIBEIRO, com ELAINE CRISTINA. Também neste ano, a grande estrela nacional, DERCY GONÇALVES ( 1907 -2008 ), protagonizou a novela CAVALO AMARELO, de IVANI RIBEIRO, e em seguida, estrelou também, entre 1980/81, DULCINÉA VAI À GUERRA, de SÉRGIO JOCKYMAN. Em 1980, a REDE BANDEIRANTES, produziu a novela, UM HOMEM MUITO ESPECIAL, escrita por RUBENS EWALD FILHO, e dirigida por ANTÔNIO ABUJAMRA e ATÍLIO RICCÓ. A obra, estava sendo exibida na antiga REDE TUPI, com o título de, DRÁCULA, UMA HISTÓRIA E AMOR. Na TUPI, foram apresentados apenas quatro capítulos, quando a emissora paulista, faliu em julho de 1980, e a REDE BANDEIRANTES absorveu a história que foi refilmada, com os protagonistas originais, o casal de atores, CARLOS ALBERTO RICCELLI & BRUNA LOMBARDI. No elenco estavam também, CLEYDE YÁCONIS, e RUBENS DE FALCO, como o lendário vampiro, "Conde Drácula", que deixa seu castelo na Transilvânia, partindo em busca de seu filho único, que foi levado quando criança, por sua ama.

BRUNA LOMBARDI, ESTRELA DA NOVELA, UM HOMEM MUITO ESPECIAL, PRODUZIDA PELA BAND, EM 1980 - FOTO: Arquivo Pessoal / Free Work / CC BY 3.0

          Em 1981, a REDE BANDEIRANTES, apresentou a novela ROSA BAIANA, escrita por LAURO CÉSAR MUNIZ, com NANCY WANDERLEY, numa história passada em Salvador, na Bahia. Porém, a novela de maior sucesso da REDE BANDEIRANTES até hoje, sem dúvida, foi OS IMIGRANTES, exibida entre 1981/82, e escrita por BENEDITO RUY BARBOSA, com 459 capítulos. OS IMIGRANTES, contou com grandes nomes da dramaturgia nacional, como, RUBENS DE FALCO, OTHON BASTOS, YONÁ MAGALHÃES, NORMA BENGELL, DIONÍSIO AZEVEDO, RIVA NIMITZ, AGNALDO RAYOL, PAULO AUTRAN, JOHN HERBERT, LUÍS CARLOS ARUTIN, ALTAIR LIMA, e HERSON CAPRI, entre outros. A novela conta a saga dos imigrantes, que ajudaram a construir o Brasil, e até hoje, é vendida para diversos países. Também entre 1981/82, a emissora exibiu OS ADOLESCENTES, uma novela que discutia os problemas dos jovens, como as drogas e o sexo, em 1982, apresentou O NINHO DA SERPENTE, estrelada por CLEYDE YÁCONIS, e entre 1982/83, a novela, CAMPEÃO. Em 1983, a BAND exibiu, SABOR DE MEL, estrelada por SANDRA BRÉA, e que contava a história de uma milionária, que oferecia uma fortuna para quem desvendasse seu enigma. No elenco, estavam também, RAUL CORTEZ, GIANFRANCESCO GUARNIERI, e EVA TODOR. Ainda em 83, produziu também a novela, MAÇÃ DO AMOR.
           Em 1995, a BAND exibiu a novela, A IDADE DA LOBA, produzida pela TV PLUS, com BETTY FARIA, ÂNGELA VIEIRA, ADRIANO REIS, JUCA DE OLIVEIRA, e PAULO GOULART. PERDIDOS DE AMOR, foi ao ar, entre 1996/97, e SERRAS AZUIS, foi apresentada, em 1998. Depois de produzir mais algumas novelas, a REDE BANDEIRANTES, vendeu seu acervo novelístico, para várias redes de TV, como, a REDE VIDA, a FOX LIFE BRASIL, e a TV DIÁRIO.
           Além de novelas, a emissora também produziu várias séries e minisséries, como, ALÉM, MUITO ALÉM DO ALÉM, em 1967, e SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, em 1969. Durante a década de 1970, a BAND, não produziu nenhuma obra do gênero. Em 1981, lançou DONA SANTA, com NAIR BELLO, e em 1983, CASA DE IRENE, também com NAIR BELLO. Entre 1983/84, produziu, CASAL 80, com JOHN HERBERT e CÉLIA HELENA. Em 1986, apresentou CARNE DE SOL, e entre 1987/90, BRONCO, com RONALD GOLIAS, NAIR BELLO, e RENATA FRONZI. CHAPADÃO DO BUGRE, foi exibida, em 1988. Também em 88, apresentou a série, JOANA, com REGINA DUARTE, uma produção independente, da ARTVIDEO. Em 1989, a REDE BANDEIRANTES apresentou, COLÔNIA CECÍLIA, O COMETA, e CAPITÃES DA AREIA, esta última, baseada na obra de JORGE AMADO.
       

TORRE DA TV BANDEIRANTES, EM SÃO PAULO - AUTHOR: http://fotosedm.hpg.ig.com.br

         Em 1969, a REDE BANDEIRANTES sofreu um incêndio devastador, que destruiu suas instalações, e grande parte de seus arquivos se perderam. Então, toda a programação da emissora, passou a ser produzida nas dependências do "Cine Arlequim", que depois se transformou no TEATRO BANDEIRANTES.
         Em 1972, a BAND, foi a primeira emissora no Brasil a produzir toda sua programação em cores, e também, foi a primeira a realizar uma transmissão via satélite. A tradicional emissora paulista, contratou ao longo de sua história, os maiores nomes da comunicação brasileira. Em 1974, por exemplo, foi contratado ÉDSON CURY, o "Bolinha",  para apresentar o CLUBE DO BOLINHA, e em 1979, foi a vez da contratação de HEBE CAMARGO  ( 1929 - 2012 ), inicialmente apresentando seus programas nas noites de domingo, e no princípio dos anos 80, a atração passou para as noites de sexta feira, com recordes de audiência, em todo o Brasil. HEBE ficou na emissora até 1986, quando se transferiu para o SBT.
         FLÁVIO CAVALCANTI, foi outro apresentador contratado pela BAND, em 1982, e que fazia enorme sucesso, com seu programa noturno, o BOA NOITE, BRASIL. Além de FLÁVIO, a emissora também contratou o apresentador, J.SILVESTRE.
        OFÉLIA ANUNCIATO, foi contratada em 1968, e apresentou durante 30 anos, o seu programa culinário, o COZINHA MARAVILHOSA DA OFÉLIA.
        Outra notável apresentadora da emissora, foi XÊNIA BIER, contratada em 1968, com seu programa vespertino, o XÊNIA E VOCÊ, que permaneceu no ar, durante anos. A apresentadora e jornalista, MARÍLIA GABRIELA, também foi contratada da BAND, e apresentou entre os anos 80/90, os programas de entrevistas, CARA A CARA, e MARÍLIA GABI GABRIELA. A jornalista e apresentadora, SÍLVIA POPPOVIC, também marcou presença na emissora. Durante anos, a BAND exibiu o programa feminino, ELA, que entre outras, foi apresentado, por BABY GARROUX e HELÔ PINHEIRO, a eterna, "Garota de Ipanema".
        ABELARDO BARBOSA ( 1917 - 1988 ), o "CHACRINHA", também fez parte dos apresentadores da REDE BANDEIRANTES, e entre os anos 70/80, apresentou dois programas semanais ao mesmo tempo, a BUZINA DO CHACRINHA, e a DISCOTECA DO CHACRINHA.
         A REDE BANDEIRANTES, também foi a responsável por trazer de volta à mídia, o tradicional concurso de MISS BRASIL, desde 2003, além de transmitir vários concursos de beleza estaduais, e também transmitir anualmente, o concurso MISS UNIVERSO.

 ATÉ 2003, OS CONCURSOS DE BELEZA, ESTAVAM ESQUECIDOS PELO PÚBLICO BRASILEIRO, MAS A  REDE BANDEIRANTES, TROUXE A DISPUTA DA BELEZA, DE VOLTA PARA A MÍDIA   PHOTO: Pixabay

         Nos anos 80/90, a emissora ficou conhecida como, BAND: "O CANAL DO ESPORTE", em razão de ter sua programação voltada para os mais variados gêneros esportivos, sendo a primeira rede de televisão brasileira, a transmitir a FÓRMULA INDY, a NBA, e os "Campeonatos de Futebol Italiano e Espanhol", além de cobrir os jogos nacionais.
         Em 1983, entrava no ar, na BAND, o SHOW DO ESPORTE, que foi considerado o programa de televisão, mais longo do mundo, ficando no ar por 10 horas seguidas, aos domingos, de 10 horas da manhã, às 20 horas da noite. A atração esportiva da BAND, era apresentada pelo locutor esportivo, LUCIANO DO VALLE ( 1947 - 2014 ), até 2004.

O FUTEBOL, SEMPRE FOI PRIORIDADE NA PROGRAMAÇÃO DA REDE BANDEIRANTES - PHOTO: Pixabay / Own work


         Por ser uma rede de televisão derivada do rádio, a BAND sempre investiu no jornalismo, como o JORNAL DA BANDEIRANTES, que em 1997, passou a se chamar, JORNAL DA BAND, apresentado entre outros, por FERREIRA MARTINS, MARÍLIA GABRIELA, RONALDO ROSAS, e JOELMIR BETING ( 1936 - 2012 ). A REDE BANDEIRANTES, sempre teve espaço, para programas dedicados a assuntos políticos e econômicos, como o programa, FOGO CRUZADO, apresentado por PAULO HENRIQUE AMORIM, além de atrações, como o BRASIL URGENTE, apresentado no final das tardes, por JOSÉ LUIS DATENA, com destaque principalmente, para assuntos policiais.

O JORNALISMO, TAMBÉM SEMPRE ESTEVE PRESENTE NA PROGRAMAÇÃO DA REDE BANDEIRANTES  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

          Comédia, drama, western, e ficção científica. Todos os gêneros de cinema, foram apresentados na tela da BAND, ao longo de sua história. Porém, duas sessões de cinema nas madrugadas, causaram polêmica e curiosidade nos anos 90, por apresentarem filmes eróticos. Eram, a SEXTA SEXY, em 1993, e o CINE PRIVÉ, em 1995. Mas a emissora também exibiu praticamente, todas as grandes séries de TV norte-americanas dos anos 60/70/80, como, AGENTE 86, JEANNIE É UM GÊNIO, A FEITICEIRA, A MULHER BIÔNICA, O HOMEM DE SEIS MILHÕES DE DÓLARES, DINASTIA, e DALLAS.

O CINEMA, DE TODAS AS ÉPOCAS, SEMPRE ESTEVE NA TELA DA BAND - MARY PICKFORD, NUMA  DAS CENAS DE SEUS FILMES CLÁSSICOS - PHOTO: Pixabay / Own work




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!