Pesquisar este blog

sábado, 12 de setembro de 2015

EM 2015, O "CINEMA" ESTÁ COMPLETANDO 120 ANOS !


( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay
 
      O "Cinema", popularmente conhecido com " A Sétima Arte", é uma manifestação estética contemporânea, cuja fundação, data de 28 de dezembro de 1895. Neste dia no Salão Grand Café, em Paris, na França, os IRMÃOS LUMIÈRE ( LOUIS e AUGUSTE LUMIÈRE ) fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento, ao qual denominaram "Cinematógrafo'. O filme exibido neste dia histórico se chamava L'ARRIVÉE D'UN TRAIN À LA CIOTAT, e causou espanto e comoção aos poucos e privilegiados presentes. Nas décadas seguintes, o "Cinema" se transformaria em uma indústria bilionária, especialmente nos Estados Unidos.

CENA DO FILME  LE SORTIE DE L'USINE LUMIÈRE À LYON, DOS IRMÃOS LUMIÈRE

      No início, eram filmadas cenas do cotidiano, com pessoas comuns, como trabalhadores  nas fábricas, por exemplo. Mas logo, começaram as filmagens de histórias e peças  de teatro, e apareceram os astros e estrelas, como  RODOLFO VALENTINO, e GLORIA SWANSON, que em 1919, atuou no filme MACHO E FÊMEA, de CECIL B. DEMILLE. Nos tempos do cinema mudo e em preto & branco, surgiram as "Vamps", como THEDA BARA, POLA NEGRI e CLARA BOW, e atrizes de personalidade forte, como JOAN CRAWFORD, GRETA GARBO e MARLENE DIETRICH.

JOAN CRAWFORD NO FILME  RAIN, EM 1932 - AUTHOR: Trailer Screenshot / Public Domain

      Nos anos 30 o cinema já era sonoro, e só na metade da década, é que começaram os experimentos para gravar em cores. A experiência deu certo, e Hollywood começou a produzir aquele que seria o filme mais conhecido na história do "Cinema" até hoje, o clássico imbatível, E O VENTO LEVOU, que consolidou a carreira do astro CLARK GABLE, e lançou uma nova estrela, a belíssima inglesa VIVIEN LEIGH.                                                                                                                        
CLARK GABLE & VIVIEN LEIGH - PHOTO: Pixabay
   
       A atriz MARY PICKFORD, foi considerada uma mulher à frente de seu tempo, quando no princípio do "Cinema", junto com CHARLES CHAPLIN, fundaram a UNITED ARTISTS, uma das grandes produtoras de filmes do "Cinema".

MARY PICKFORD - PHOTO: Pixabay

      P&B ou colorizado? Para agradar as novas gerações, alguns filmes antigos do "Cinema", como o eterno CASABLANCA, e muitos outros, foram colorizados por computador. Mas muitos acharam que não era necessário.

O ASTRO JAMES STEWART NA VERSÃO EM P&B E COLORIZADA - PHOTOS: Pixabay

      A estrela JEAN  HARLOW, conhecida com "A Vênus Platinada", lançou nos anos 20, o estilo de cabelos louros claríssimos, que seria imitado por outras estrelas como: MARILYN MONROE, MARLENE DIETRICH, e JAYNE MANSFIELD.

JEAN HARLOW - PHOTO: Pixabay

      Nos anos 40 , em plena II Guerra Mundial, Hollywood se voltou quase que exclusivamente para este tema. Os filmes em P&B, por causa da crise econômica, lançaram astros e estrelas como INGRID BERGMAN, TYRONE POWER, GARY COOPER, LAUREN BACALL, e CASABLANCA em 1942, foi um dos maiores representantes desta época.
            

GARY COOPER & INGRID BERGMAN EM  FOR WHOM THE BELL TOLLS EM 1943 - AUTHOR: Macfadden Publications / Public Domain
 

        Em 1930, a estrela alemã MARLENE DIETRICH, atuou no filme O ANJO AZUL, e imediatamente se transformou em um mito do "Cinema".

MARLENE DIETRICH EM O ANJO AZUL - AUTHOR: Unknown / Public Domain
   
       Os filmes musicais faziam muito sucesso nas telas do "Cinema".  E a dupla FRED ASTAIRE & GINGER ROGERS, faziam o público delirar... Juntos, FRED & GINGER estrelaram 10 filmes musicais, entre eles, A ALEGRE DIVORCIADA, RITMO LOUCO e O PICOLINO.

FRED ASTAIRE & GINGER ROGERS - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain

      GLORIA SWANSON, foi uma estrela que apareceu na época do "Cinema" mudo, e entre muitos filmes, estrelou CREPÚSCULO DOS DEUSES, de BILLY WILDER em 1950.

GLORIA SWANSON - PHOTO: Pixabay

      O "slogan" do filme GILDA dizia: "Nunca Houve Uma Mulher Como Gilda". Mas se pode dizer também, que existiram no mundo, poucas mulheres como a ruiva RITA HAYWORTH, a estrela que interpretou GILDA.

RITA HAYWORTH NO FILME GILDA - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain
 
      A estrela  americana MAE WEST, foi um dos primeiros "Símbolos Sexuais" do "Cinema". Além de representar, ela também cantava, e era conhecida  por sua ironia e pelas piadas picantes que escandalizavam o público. Em 1970, com mais de 70 anos de idade, MAE WEST atuou no filme HOMEM E MULHER ATÉ CERTO PONTO, com RAQUEL WELCH, e deu um "Show" de ironia.

MAE WEST - AUTHOR: Unknown / Public Domain

      Nos "Dourados" anos 50, a guerra já havia acabado e o "Cinema" ficou mais alegre e colorido com a chegada do Technicolor e do Cinemascope. Foi a era dos musicais com ELVIS PRESLEY, FRANK SINATRA, GENE KELLY, e foi  também o tempo das grandes produções bíblicas, como SANSÃO E DALILA em 1949, com VICTOR MATURE & HEDY LAMARR, e OS DEZ MANDAMENTOS em 1956, com CHARLTON HESTON, ANNE BAXTER e YUL BRYNNER.


ANNE BAXTER E YUL BRYNNER EM OS DEZ MANDAMENTOS - PHOTO: Pixabay

     GRETA GARBO, foi uma das maiores estrelas do "Cinema", mas nos anos 40, ela abandonou a carreira espontâneamente, e o público, não se conformava com a decisão da estrela. No "Cinema", GARBO estrelou, entre outros, os filmes: RAINHA CHRISTINA, A DAMA DAS CAMÉLIAS e ANNA KARENINA.

GRETA GARBO & JOHN GILBERT - PHOTO: Pixabay

      A década de 50, foi sem dúvida, a época das mais belas e glamourosas estrelas do cinema de todos os tempos. AVA GARDNER, SOPHIA LOREN, LANA TURNER, ELIZABETH TAYLOR, RITA HAYWORTH, JANE RUSSEL, SUSAN HAYWARD, MARILYN MONROE, BRIGITTE BARDOT e KIM NOVAK, foram, sem dúvida algumas das mais lindas estrelas das telas do "Cinema".

MARILYN MONROE - PHOTO: Pixabay

       Mas, não se pode esquecer dos "Galãs" da eterna Hollywood, como ROCK HUDSON, CARY GRANT, JAMES DEAN, TONY RANDALL, GREGORY PECK, PAUL NEWMAN e SAL MINEO, entre tantos outros, que faziam as mulheres suspirarem, nas salas de "Cinema" do mundo inteiro.

ROCK HUDSON - AUTHOR: Film Studio / Public Domain

      Grandes produções foram realizadas pelo "Cinema" nos anos 50, como: ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, O LADRÃO DE CASACA, de ALFRED HITCHCOCK, com CARY GRANT & GRACE KELLY, GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE, com PAUL NEWMAN & ELIZABETH TAYLOR, A BELA MOLEIRA, uma produção italiana com MARCELLO MASTROIANNI & SOPHIA LOREN, COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO, com LAUREN BACALL, BETTY GRABLE e MARILYN MONROE, O PECADO MORA AO LADO, também com MARILYN MONROE, SABRINA, com AUDREY HEPBURN, e ALTA SOCIEDADE, com BING CROSBY, GRACE KELLY e FRANK SINATRA, só para citar alguns.


PAUL NEWMAN & ELIZABETH TAYLOR, EM GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain
   
      Depois do filme ...E DEUS CRIOU A MULHER, de ROGER VADIM, a francesa BRIGITTE BARDOT se transformou em um dos maiores mitos do "Cinema". Ela também atuou em: A VERDADE, VIDA PRIVADA, SHALAKO, SE DOM JUAN FOSSE MULHER, e outros. Em 1973, BRIGITTE abandonou o cinema para sempre, depois de gravar COLINOT, seu último filme.


BRIGITTE BARDOT - AUTHOR: Unknown / Public Domain

       Elas eram "Rainhas do Cinema", mas largaram Hollywood, para se transformarem em "Princesas de Verdade", quando se casaram com "Príncipes", e foram viver em palácios.  As estrelas GRACE KELLY e RITA HAYWORTH, seguiram este roteiro de sonho. Mas, algum tempo depois, RITA se separou e voltou a ser uma "Plebéia", e GRACE, foi "Princesa" até morrer.


GRACE KELLY - PHOTO: Pixabay

       Muitos casais famosos  do "Cinema" foram formados durante as filmagens. Entre os mais lembrados, se destacam: SPENCER TRACY & KATHARINE HEPBURN, ROBERT WAGNER & NATALIE WOOD, FRANK SINATRA & AVA GARDNER, JEAN-PAUL BELMONDO & URSULA ANDRESS, ROGER VADIM & BRIGITTE BARDOT, LAUREN BACALL & HUMPHREY BOGART, DESI ARNAZ & LUCILLE BALL, CARLO PONTI & SOPHIA LOREN, MEL FERRER & AUDREY HEPBURN, e o mais famoso de todos os casais do "Cinema", RICHARD BURTON & ELIZABETH TAYLOR, que se conheceram durante as filmagens de CLEÓPATRA.

SPENCER TRACY & KATHARINE HEPBURN - PHOTO: Pixabay

      Durante  décadas, um gênero de filmes, conquistou o público, eram os "Westerns', e nas salas de projeção, o barulho do trotar dos cavalos e dos tiros, faziam a alegria dos espectadores, com as aventuras no "Velho Oeste". JOHN WAYNE, GARY COOPER, CHARLES BRONSON, e o italiano GIULIANO GEMMA, foram alguns dos "Cowboys" mais famosos do "Cinema".


JOHN WAYNE - PHOTO: Pixabay
 
      ANTHONY QUINN foi um ator, nascido no México, e entre seus grandes sucessos no "Cinema" se destacam: AS SANDÁLIAS DO PESCADOR, A SALAMANDRA, BARRABÁS, VIVA ZAPATA, A ORQUÍDEA NEGRA, e ZORBA, O GREGO.

ANTHONY QUINN & SOPHIA LOREN EM  A ORQUÍDEA NEGRA - AUTHOR:Trailer screenshot / Public Domain

      Os "Filmes de Terror", foram marcantes na história do "Cinema", e filmes como: O CORVO, O ATAÚDE DO MORTO VIVO, A DANÇA DOS VAMPIROS, FRANKESTEIN, DRÁCULA, e O VAMPIRO DA NOITE, literalmente aterrorizavam o público, e consagravam astros como: CHRISTOPHER LEE,  VINCENT PRICE, BELA LUGOSI, PETER LORRE, BORIS KARLOFF e PETER CUSHING.

 
 
VINCENT PRICE - PHOTO: Pixabay

       Para o público, pouco importava se elas tinham talento, ou não. O que importava era a beleza e a sensualidade que elas transmitiam. Estamos falando das "Deusas do Cinema". Belíssimas e distantes, enlouqueciam os homens, e as mulheres se espelhavam nelas para se vestirem e se pentearem. BRIGITTE BARDOT, RITA HAYWORTH, MARTINE CAROL, AVA GARDNER, NATALIE WOOD, SOPHIA LOREN, CLAUDIA CARDINALE, GINA LOLLOBRIGIDA, VERONICA LAKE, AUDREY HEPBURN, MARILYN MONROE, INGRID BERGMAN, URSULA ANDRESS, JANE FONDA, MARLENE DIETRICH, JOAN CRAWFORD, JAYNE MANSFIELD, CATHERINE DENEUVE, RAQUEL WELCH, ANITA EKBERG e ELIZABETH TAYLOR, foram apenas algumas representantes desta categoria de estrelas, indispensáveis no universo do "Cinema".

AVA GARDNER- AUTHOR: Trailer Scrennshot / Public Domain
 
      Os anos 60, mal haviam começado, e um grande sucesso do "Cinema" já estava nascendo, era o clássico BONEQUINHA DE LUXO ( Breakfast at Tiffany's ), produzido em 1961, e estrelado por AUDREY HEPBURN, e um "Cult" até hoje.

AUDREY HEPBURN - PHOTO: Pixabay

     Nunca na história do "Cinema", um filme causou tanto tumulto, quanto CLEÓPATRA, realizado entre 1960/ 62. Seus protagonistas, ELIZABETH TAYLOR & RICHARD BURTON, ( Ambos casados com outras pessoas ), se apaixonaram durante as filmagens, e despertaram a ira até do Vaticano, visto que as filmagens estavam ocorrendo em Roma, na Itália. Mas no final, eles acabaram se casando em 1964. O filme custou tão caro ( Cerca de 30 milhões de dólares, na época ), que a 20th CENTURY FOX quase foi à falência.


 RICHARD BURTON & ELIZABETH TAYLOR - PHOTO: 20th Century Fox / Trailer screenshot / Public Domain

      De todas as estrelas do "Cinema" italiano, nenhuma se destacou tanto, como SOPHIA LOREN. DUAS MULHERES, ARABESQUE, EL CID, O ESCÂNDALO DA PRINCESA, e A BELA MOLEIRA, foram alguns dos filmes de maior sucesso estrelados por ela.

SOPHIA LOREN - PHOTO: Pixabay

     O gênero suspense sempre fez muito sucesso no "Cinema", e filmes como: CHARADA e UM CLARÃO NAS TREVAS ( Wait until dark ), ambos com AUDREY HEPBURN, e os filmes de HITCHCOCK, como: OS PÁSSAROS, CORTINA RASGADA, INTERLÚDIO, JANELA INDISCRETA e PSICOSE, são assistidos até hoje.

AUDREY HEPBURN  EM CHARADA - PHOTO: Pixabay
     
      Além de cantar, o ídolo americano ELVIS PRESLEY, também atuou no cinema, especialmente nos anos 60. Os filmes do "Rei do Rock", sempre contavam com lindas mulheres no elenco, e eram filmados em locais paradisíacos, como o Havaí. AMA-ME COM TERNURA, AMOR A TODA VELOCIDADE, O BACANA DO VOLANTE, O SERESTEIRO DE ACAPULCO, BALADA SANGRENTA, e ENTRE A LOIRA E A MORENA, são títulos dos filmes de ELVIS, nunca esquecidos.


ELVIS PRESLEY - PHOTO: Pixabay

        O MÁGICO DE OZ, o desenho animado BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, A NOVIÇA REBELDE, MARY POPPINS, e PELE DE ASNO, foram alguns filmes dirigidos ao público infantil produzidos pelo "Cinema", mas que também conquistaram os adultos.

JUDY GARLAND EM O MÁGICO DE OZ - AUTHOR: Trailer Screenshot / Public Domain

           No "Cinema", um gênero de atrizes, com uma característica muito particular, fez muito sucesso, nas telas, especialmente, na década de 1950. Sensuais e voluptuosas, estas estrelas, privilegiadas pela natureza, possuiam bustos imensos, que chamavam a atenção do público, com seus decotes generosos. As mais famosas representantes deste gênero, foram, entre outras: JAYNE MANSFIELD, ELIZABETH TAYLOR, CLAUDIA CARDINALE, SOPHIA LOREN, RAQUEL WELCH, ANITA EKBERG, GINA LOLLOBRIGIDA, e JANE RUSSEL.

JANE RUSSEL, E SEU BUSTO IMENSO - PHOTO: Pixabay


         "A Pequena Notável", CARMEN MIRANDA, cantava, dançava e representava, e entre outros filmes em Hollywood, a luso-brasileira, estrelou: ALÔ, ALÔ, CARNAVAL, BANANA-DA-TERRA, ACONTECEU EM HAVANA, ENTRE A LOURA E A MORENA, COPACABANA, MINHA SECRETÁRIA BRASILEIRA, com BETTY GRABLE, e O PRÍNCIPE ENCANTADO, com ELIZABETH TAYLOR.

CARMEN MIRANDA NO FILME O PRÍNCIPE ENCANTADO- AUTHOR: trailer screenshot / Public Domain

      Ator ou cantor? O astro norte-americano FRANK SINATRA, tanto cantava, quanto interpretava papéis marcantes nas telas do "Cinema". Em ALTA SOCIEDADE ( High society ), junto com GRACE KELLY, ele deu um "Show" de interpretação, além de ter atuado também, em outras inúmeras produções.

FRANK SINATRA - AUTHOR: Unknown / Public Domain

          Os filmes policiais, e de espionagem, chegaram ao seu ápice, na década de 60, principalmente,quando o "Cinema", lançou o AGENTE 007, ou JAMES BOND.

A "ARMA DE JAMES BOND" - ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay


          007 CONTRA O SATÂNICO Dr.NO, 007 OS DIAMANTES SÃO ETERNOS, 007 CONTRA GOLDFINGER, 007 À SERVIÇO SECRETO DE SUA MAJESTADE, 007 CONTRA O FOGUETE DA MORTE, são aluns títulos históricos da saga. Imitações, não faltaram, e um dos filmes mais significativos desta época, foi a produção inglesa, BONECAS QUE MATAM ( Deadlier than the male ), com RICHARDJOHNSON, NIGEL GREEN, e SYLVA KOSCINA.


JANE FONDA, NO FILME BARBARELLA - AUTHOR: Trailer screenshot / Public Domain
      O tema "Ficção Científica"dominou o "Cinema" dos anos 60. Foram inúmeras as produções, e entre a mais lembrada, se destaca, BARBARELLA, de ROGER VADIM, estrelada por JANE FONDA.


TÚMULO DE DALIDA, NO CEMITÉRIO DE MONTMARTRE, EM PARIS - PHOTO: Pixabay

       Para onde vão os astros as estrelas do "Cinema" quando morrem? Antes de voltarem a "Brilhar no Céu", elas repousam eternamente nos mais famosos cemitérios do planeta. O FOREST LAWN MEMORIAL PARK, localizado em Glendale, Los Angeles, na Califórnia, EUA, por exemplo, abriga quase todos os astros do firmamento hollywoodiano: RODOLFO VALENTINO, BETTE DAVIS, HUMPHREY BOGART, CLARK GABLE, e ELIZABETH TAYLOR, estão lá. AUDREY HEPBURN, repousa no CEMITÉRI TOLOCHENOZ, na Suiça, MARLENE DIETRICH está no BERLIN SCHÖNEBERG, em Berlim, na Alemanha, e AVA GARDNER  no SUNSET MEMORIAL PARK, na Carolina do norte, EUA. FRANK SINATRA se encontra no DESERT MEMORIAL PARK, em Palm Springs, na Califórnia. Ele foi enterrado junto com uma garrafa de WHISKY JACK DANIELS e um maço de CIGARROS CAMELO, e sua lápide traz a inscrição: THE BEST IS YET TO COME     ( O melhor está por vir ). A lenda sueca GRETA GARBO, se encontra sepultada no SKOGSKYRGARDEN em Estocolmo, na Suécia. GRACE  KELLY, se encontra na CATEDRAL DE SÃO NICOLAU, em Mônaco, na França. CARMEN MIRANDA, repousa eternamente, no CEMITÉRIO  DE SÃO JOÃO BATISTA, no Rio de Janeiro, Brasil, e a estrela egípcia DALIDA, descansa em um espetacular túmulo no CEMITÉRIO DE MONTMARTRE, em Paris, na França.


MALIBU, A PRAIA DAS ESTRELAS DE HOLLYWOOD - PHOTO: Pixabay
   
          E onde moravam os astros e as estrelas de Hollywood? A maioria deles, viviam, e ainda vivem em Beverly Hills, um condado de Los Angeles, na Califórnia, EUA, fundado em 1868, e nas mansões de Malibu, a praia mais famosa de Los Angeles.


OSCAR  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

      O "OSCAR", criado em 1929 é o prêmio máximo do cinema, e é entregue anualmente em Los Angeles, na Califórnia, EUA. Os maiores vencedores do "OSCAR", foram, entre outros, os filmes: BEN-HUR, CLEÓPATRA, A MALVADA, e o clássico eterno...E O VENTO LEVOU.


ANTIGO PROJETOR DE CINEMA  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay
       Os filmes de celulóide de 35mm, foram usados pela primeira vez em 1895, quando o "Cinema'" nasceu. O antigo celulóide registrou praticamente toda a história da "Sétima Arte". Atualmente com o desenvolvimento da tecnologia HD, o antigo projetor de filmes e as fitas de celulóide, viraram peças de museu.


MARLENE DIETRICH, E UM DE SEUS CASACOS DE PELE - PHOTO: Pixabay

         No tempos de "Glamour" da velha Hollywood, quando ainda não existia o "Ecologicamente Correto" uma estrela do "Cinema" de verdade, tinha em seu guarda -roupa, uma coleção de casacos de peles, e era invejada e admirada por isso. ELIZABETH TAYLOR, MARILYN MONROE, MARLENE DIETRICH, AVA GARDNER, SOPHIA LOREN, SZA SZA GABOR, CARMEN MIRANDA, GLORIA SWANSON, BETTE DAVIS, NATALIE WOOD, e BRIGITTE BARDOT tinham vários, de mink, leopardo e de outros bichos. No filme DISQUE BUTTERFIELD 8, em 1960, ELIZABETH TAYLOR exibiu um caro casaco de vison de sua coleção particular, e o sumiço do casaco, era um dos temas da história. MARLENE DIETRICH gostava tanto de sua pele de vison que arrastava até o chão, que ao usá-la em uma filmagem, ela fez questão de se ajoelhar, para limpar o piso por onde seu amado casaco iria ser arrastado. Mas a estrela francesa BRIGITTE BARDOT, nos anos 70, começou a viajar pelo mundo em defesa dos animais que eram sacrificados para virarem casacos de peles, e acabou com este símbolo de "Status", das antigas estrelas do "Cinema".
   
PHOTO: Pixabay

          E quem era o "Melhor Amigo" de uma estrela do "cinema"? Os diamantes, claro. Belas e cortejadas, as estrelas de Hollywood, tinham uma coleção de brilhantes, que ganhavam de seus maridos, ou de seus amantes, não importava. ELIZABETH TAYLOR, ganhou mais jóias do que qualquer outra estrela do "Cinema", e um de seus ex- maridos, o ator RICHARD BURTON, declarou nos anos 80, que durante seu casamento com ela, nos anos 60/70, havia gasto em presentes, mais de 30 milhões de dólares. Em 1957, seu então marido, o produtor MIKE TODD, presenteou LIZ TAYLOR com uma antiga tiara de ouro e brilhantes.  A estrela húngara SZA SZA GABOR também, tinha uma coleção enorme de jóias. Em 1975, um "Sheik Árabe" ofereceu para a linda estrela italiana GINA LOLLOBRIGIDA, um tesouro em jóias com o mesmo peso dela ( 55 quilos ), para ela se casar com ele, mas GINA recusou. Mas como nem tudo são flores, no começo dos anos 70, a estrela italiana SOPHIA LOREN, teve sua propriedade invadida e assaltada, e quando presenciou os bandidos ameaçarem seus dois filhos pequenos com uma arma, entregou suas preciosas jóias, e segundo ela, depois deste fato, perdeu o interesse por jóias valiosas.


VERONICA LAKE, UMA DAS ESTRELAS LUX - PHOTO: Pixabay
     
       As estrelas do "Cinema", ganharam da indústria em 1924, um sabonete só para elas. O "Slogan", dizia: "9 Entre 10 Estrelas usam LUX"! Durante décadas, praticamente toda a belíssima constelação, das estrelas de Hollywood anunciaram o produto, eternamente conhecido como, "O Sabonete das Estrelas" !

O "CARLITOS", REPRESENTADO POR CHARLES CHAPLIN - PHOTO: Pixabay

         "Carlitos, O Vagabundo", se não é o maior símbolo do cinema, certamente é um dos maiores. O marcante personagem criado por CHARLES CHAPLIN, se confunde com o "Cinema' e com sua história.

( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay
     
        O "Cinema", tem uma cidade só dele. É Hollywood, um subúrbio de Los Angeles, na Califórnia, EUA, com um enorme letreiro no alto da montanha, criado nos anos 20, e que permanece por lá até hoje.


( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

       Tudo no mundo, tem seu início, seu apogeu, e sua decadência. Depois de atravessar décadas, o "Cinema", que havia reinado absoluto, encontrou nos anos 60/70, um rival, sua "Prima-Pobre", a televisão. Os espectadores que outrora lotavam as salas de projeção, preferiam agora o conforto de seus lares, e a idolatria aos novos formatos televisivos, que incluiam séries, filmes e shows, capazes de mobilizar o mundo inteiro. O crepúsculo da indústria cinematográfica, foi admitido por especialistas na segunda metade da década de 70. Os motivos apontados, entre outros, foram a decadência dos estúdios, a falta do surgimento de novos ídolos, e a pouca densidade dos roteiros. Como o famoso "Leão da Metro" que rugia nas telas, e desapareceu, o "Cinema" também perdeu o seu antigo fôlego, e nunca mais foi o mesmo.


OBS. A maioria dos temas e dos filmes citados neste post, incluindo a biografia dos astros e estrelas, podem ser pesquisados mais amplamente neste blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!