Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2015

HOUVE UM DIA EM HOLLYWOOD, UMA ESTRELA CHAMADA BETTE DAVIS !



BETTE DAVIS - PHOTO: Pixabay


      Ela nasceu Ruth Elizabeth Davis, em Lowell, Massachussets, EUA, em  5 de abril de 1908, e se tornou célebre como a insuperável BETTE DAVIS, uma das maiores estrelas que Holywood já conheceu. BETTE era conhecida por interpretar personagens antipáticas, e atuava brilhantemente em melodramas, policiais, comédias e filmes de época. Mas, seu forte era a atuação em romances dramáticos.
      Em 1930, BETTE DAVIS se mudou para Hollywood, depois de trabalhar em peças da Broadway, em Nova York. Inicialmente, trabalhando em produções da UNIVERSAL STUDIOS, não fez sucesso. Só em 1932, quando foi contratada pela WARNER BROS., é que sua carreia realmente se firmou. Até o final da década de 40, BETTE DAVIS foi um dos maiores nomes femininos do cinema. Uma das características da estrela, era o perfeccionismo, e ela travava verdadeiros embates com executivos dos estúdios, grandes diretores e com os colegas de elenco, em especial com outras estrelas. BETTE, tinha uma voz distinta, andava sempre muito produzida, e estava sempre com um cigarro na mão, e esta imagem pública, da mulher sofisticada e arrogante, era ao mesmo tempo, imitada e satirizada.
      BETTE DAVIS, foi a primeira mulher a se tornar Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e ganhou dois OSCARS de melhor atriz, além de ser indicada dez vezes ao prêmio.
       BETTE DAVIS, foi uma estrela que se casou quatro vezes, e ficou viúva uma vez. Em 1947, ela teve sua filha BARBARA, e a maternidade, prejudicou sua carreira. Foi só em 1950, que BETTE teve um retorno triunfal, com o filme A MALVADA ( All about Eve ). Durante as filmagens, ela conheceu e começou um romance com o ator GARY MERRILL, e em seguida se casaram. Dez anos depois, em 1960, se divorciaram.
       Depois de uma viagem de trem, acompanhada de sua mãe, BETTE DAVIS chegou em Hollywood, no dia 13 de dezembro de 1930. No ano seguinte, em 1931, ela estreou no filme THE BAD SISTER. Esta produção, marcou também a estréia de HUMPHREY BOGART ( 1889 - 1957 ), o grande astro americano, no cinema.
        Depois de atuar em pequenos papéis, BETTE DAVIS, decepcionada, resolveu deixar Hollywood, mas recebeu um telefonema de um antigo professor de interpretação que estava precisando de uma jovem atriz para seu novo filme, THE MAN WHO PLAYED GOD, em 1932, e ela foi contratada pela  WARNER BROS. por cinco anos. Em 1932, BETTE DAVIS se casou com uma antigo  namorado, HAM NELSON. Em seguida, ela foi emprestada para um estúdio rival, a RKO PICTURES, para atuar em ESCRAVOS DE UM DESEJO, realizado em 1934. A revista americana LIFE, elogiou sua interpretação, escrevendo que sua personagem, MILDRED ROGERS, foi possivelmente "A Melhor interpretação de Uma atriz Americana Registrada em Filme". Mas, apesar dos elogios, o OSCAR de melhor atriz, foi para a estrela CLAUDETTE COLBERT ( 1903 - 1996 ), pelo filme ACONTECEU NAQUELA NOITE.
        Em 1935, ela estrelou PERIGOSA ( Dangerous ), e ganhou seu primeiro OSCAR. Em 1936, atuou em A FLORESTA PETRIFICADA, mas em seguida, foi escalada para papéis menores, e se sentiu prejudicada. BETTE DAVIS, então, abandonou a WARNER antes do fim do contrato, e planejou atuar em filmes no Reino Unido. O caso, foi levado à Corte Judicial Inglesa, que decidiu que a estrela deveria honrar seu contrato. Com isto, BETTE passou a ser mais respeitada pela WARNER BROS., e estrelou A MULHER MARCADA, ao lado de HUMPHREY BOGART.
        Em 1938, BETTE DAVIS atuou no filme que marcaria definitivamente sua carreira, o clássico JEZEBEL, e recebeu seu segundo OSCAR de melhor atriz, passando a figurar na lista das dez estrelas mais bem pagas do cinema. Nesta época, seu marido, HAM NELSON, munido de evidências de que BETTE estava tendo um relacionamento com o bilionário americano HOWARD HUGHES ( 1905 - 1976 ), pediu o divórcio.
        Outros grandes sucessos de BETTE DAVIS no cinema, foram, entre outros: VITÓRIA AMARGA em 1939, A CARTA em 1940, PÉRFIDA em 1941, VAIDOSA em 1994, A FILHA DE SATANÁS em 1949, A RAINHA TIRANA em 1955, ALGUÉM MORREU NO MEU LUGAR, e ESCÂNDALO NA SOCIEDADE  em 1964, e O ANIVERSÁRIO em 1968. Daí em diante, BETTE DAVIS atuou em filmes pouco lembrados, entre eles, alguns para a TV. A exceção, foi uma participação em MORTE SOBRE O NILO, em 1978.
        Em 1983, quando participava das filmagens da série de TV, HOTEL, a estrela foi diagnosticada com câncer de mama, e se submeteu a uma mastectomia, e teve o lado direito do rosto e do braço paralisados. Depois de fazer fisioterapia, ela recuperou os movimentos.
        Em 1989, durante uma viagem para a Espanha, na Europa, para receber uma homenagem no "Festival Internacional de San Sebastián", BETTE DAVIS teve um problema de saúde, e foi para a França, onde foi internada no hospital americano de Neully-Sur-Seine, e lá, ela faleceu no dia 6 de outubro de 1989, aos 81 anos de idade. Assim, se encerrou a carreira de uma das maiores, e mais impressionantes estrelas de Hollywood, de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!