Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

EM 28 DE SETEMBRO DE 1934, NASCIA "O MITO FRANCÊS" BRIGITTE BARDOT !



BRIGITTE BARDOT, EM 1969 - PHOTO: MICHEL BERNANAU - CC BY-SA 3.0   Upload by Gilbertus
   
       Nascida BRIGITTE ANNE-MARIE BARDOT, em 28 de setembro de 1934, em Paris, França, é uma atriz e também cantora conhecida mundialmente por suas iniciais"BB",e é considerada o grande símbolo sexual dos anos 50 e 60. Ícone de popularidade, foi eleita pela revista americana TIME, um dos 100 nomes mais influentes na moda. BRIGITTE se tornou um ídolo em 1957, após protagonizar o filme E DEUS CRIOU A MULHER, produzido por seu então marido, o cineasta francês ROGER VADIM ( 1928 - 2000 ). A intelectual e feminista francesa SIMONE DE BEAUVOIR ( 1908- 1986 ) a descreveu com "Uma locomotiva da história das mulheres", e BB foi também considerada a mulher mais livre do pós-guerra na França. A estrela causava histeria na imprensa mundial, e era uma das poucas atrizes não americanas que recebiam grande atenção da imprensa dos EUA. Seu estilo infantil, incorporado a uma mistura de ninfeta com " Femme Fatale", juntamente com seus cabelos longos e louros, seus lábios sensuais e os olhos maquiados de preto, se tornou um modelo de beleza, copiado pelas mulheres do mundo inteiro.
       O pai de BRIGITTE BARDOT era um industrial francês, e ela foi criada sem dificuldades financeiras. Sua mãe sempre a incentivou a fazer trabalhos de moda, e aos 15 anos de idade em 1949, a adolescente BRIGITTE foi capa da revista francesa ELLE. Este trabalho chamou a atenção do cineasta ROGER VADIM, que a convidou  juntamente com o roteirista MARC ALLÉGRET para um teste de um filme que não foi realizado, chamado LES LAURIERS SONT COUPÉS. Porém este teste, fez com que ela decidisse seguir a carreira de atriz, e aos 17 anos em 1952  BB estreou no filme LE TROU NORMAND, e no mesmo ano após dois anos de namoro com o cineasta ROGER VADIM, sem muita aprovação de seus pais, eles se casaram.
       Em seu segundo filme, MANINA, A MOÇA SEM VÉU, suas cenas usando biquíni fizeram com que seu pai recorresse à justiça para impedir que as cenas fossem levada aos cinemas, mas ele não obteve sucesso, e o mundo inteiro pode admirar a beleza da "Mulher criança", que estava surgindo. Para comparar ,do outro lado do mundo, em Hollywood, MARILYN MONROE no máximo havia aparecido usando um maiô nas telas.
       BB não se interessou muito em vencer em Hollywood, e havia também o sotaque,e o inglês limitado da estrela. Apesar disso, foi a francesa mais popular na América. Nos ano 60, Roma, Paris e Londres, na Europa começaram a ser os centros irradiadores de moda e comportamento, e Hollywood estava em baixa,e BRIGITTE foi favorecida, e acabou se tornando a "Deusa sexual da década", visto que não havia tanta concorrência, devido ao desaparecimento de MARILYN MONROE em 1962. O prestígio dela era tanto, que diziam  que o "Produto" BRIGITTE BARDOT era mais importante para a balança comercial da França, que as exportações da industria de automóveis RENAULT. Mas tantas glórias, não a faziam feliz, e ao longo da carreira, BRIGITTE tentou o suicídio, várias vezes, ingerindo comprimidos.
       Em 1957, BRIGITTE se divorciou de VADIM, e dois anos depois em 1959 se casou com o ator francês JACQUES CHARRIER, e teve com ele seu único filho, NICOLAS-JACQUES CHARRIER BARDOT, e ao lado do segundo marido estrelou BABETTE VAI À GUERRA. Nesta época, BB já era um alvo constante dos "Paparazzi", e houve choques e mudanças no rumo de sua carreira. Não era fácil entender como ela conseguia conciliar o "Status" de ser uma atriz séria, e ao mesmo tempo ser um símbolo sexual. Em 1962 atuou em VIDA PRIVADA de LOUIS MALLE, que contava a vida de uma celebridade do cinema, sem vida pessoal, graças a perseguição constante da imprensa. Em 1963 já estava casada de novo, desta vez com o ator francês SAMI FREY, e estrelou neste ano o filme O DESPREZO de JEAN-LUC GODARD.
       Na metade dos anos 60, BB se envolveu na moda e na música pop, e se firmou com um ícone fashion. Em 1965, a FOX produziu o filme MINHA QUERIDA BRIGITTE ( Dear Brigitte ), dirigido por JAMES STEWART, no qual BRIGITTE representava ela mesma. Este foi um de seus poucos trabalhos em Hollywood. No ano de 65, estrelou também VIVA MARIA! , de LOUIS MALLE, ao lado da atriz francesa JEANNE MOREAU. Por este filme BB foi indicada e concorreu ao BAFTA, na categoria de melhor atriz. Em 1966 a estrela foi a escolhida pelo governo francês, para emprestar suas feições, para o busto de MARIANNE, o símbolo da República, e cada cidade da França, foi obrigada a exibir um exemplar  da escultura  em sua entrada. Em 1967, atuou em EU SOU O AMOR. Neste ano compareceu também ao Festival de Cannes, acompanhada de seu novo marido, o Playboy alemão GUNTHER SACHS, que se matou com um tiro em seu chalé na Suiça em 7 de maio de 2011. Em 1968 atuou em HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS. Em 68 também atuou no Western SHALAKO, ao lado de SEAN CONNERY. Em 1969, mais dois filmes, O URSO E A BONECA ( L'ours et la poupée ), e AS MULHERES ( Les femmes ). No início da década de 70 atua em BOULEVARD DU RUM e em AS NOVIÇAS. Em 1971 estrela a comédia- faroeste AS PETROLEIRAS ( Les petroleuses ), ao lado de CLAUDIA CARDINALE. Em 1972 protagoniza cenas de lesbianismo em SE DOM JUAN FOSSE MULHER, com a atriz francesa JANE BIRKIN, e choca os mais conservadores. Mas o ano de 1973, reservava uma surpresa para o mundo: BRIGITTE BARDOT atua em A VIDA ALEGRE DE COLINOT ( Histoire trés bonne et trés joyeuse de Colinot Trousse-Chemise ), e anuncia a sua retirada definitiva do cinema, aos 39 anos. Então  ela foi viver em Saint-Tropez, no litoral francês em uma casa chamada" La Madrague", com uma praia particular , onde ela podia nadar nua como gostava. Tornou-se também vegetariana e defensora dos direitos dos animais. Em 1977, BB atraiu a atenção mundial quando viajou para o norte do Canadá, e denunciou o massacre de bebês-focas, ela que no passado usou vários casacos de pele, inclusive de leopardo.
       Em 1986 ela ergueu a FUNDAÇÃO BRIGITTE BARDOT. Entre outras causas, ela atuou e liderou campanhas contra a caça das baleias e a experiência em laboratório com animais, e até hoje esta causa ocupa todo seu tempo.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!