Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

ELIZABETH TAYLOR, "A ÚLTIMA ESTRELA DE HOLLYWOOD" !

 

ELIZABETH TAYLOR: PHOTO: Pixabay
 
   
        De toda a brilhante constelação das estrelas do cinema, uma estava predestinada a brilhar mais do que qualquer outra. Seu nome, era ELIZABETH TAYLOR, ou simplesmente LIZ TAYLOR como também era conhecida mundialmente. Filha dos americanos FRANCIS TAYLOR e SARA VIOLA ROSEMOND WARNBRODT, nasceu ELIZABETH ROSEMOND TAYLOR, em Londres, Inglaterra, na Europa, no dia 27 de fevereiro de 1932. Durante a II Guerra a família se mudou para os Estados Unidos. Na América, ela começou a carreira aos 10 anos de idade, e foi contratada pela UNIVERSAL PICTURES e filmou THERE'S ONE BORN EVERY MINUTES, mas não teve o contrato renovado. Em 1943, LIZ TAYLOR estreou na série LASSIE,como coadjuvante da cadela mais famosa do cinema, em 1944 atuou em JANE EYRE e em NATIONAL VELVET,em 1946 atuou em COURAGE OF LASSIE e em 1949 em LITTLE WOMEN. Em 1951 fez uma ponta no épico QUO VADIS, e no mesmo ano fez seu primeiro filme como adulta, UM LUGAR AO SOL com MONTGOMERY CLIFT e se tornou de fato uma estrela. Em 1952, atuou em IVANHOÉ, em 1953 em RAPSÓDIA, em 1954 em NO CAMINHO DOS ELEFANTES e em A ÚLTIMA VEZ QUE VI PARIS. Ao lado de ROCK HUDSON, atuaria em 1956 em, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE. No ano de 1957  atuou em A ÁRVORE DA VIDA, e em 1958  atuou em GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE, ao lado de PAUL NEWMAN. O filme que foi um sucesso, foi uma produção de seu então marido,o produtor americano MIKE TODD, que morreria em um acidente de avião no mesmo ano. Em 1959, LIZ atuou em, DE REPENTE,NO ÚLTIMO VERÃO, e em 1960 em DISQUE BUTTERFIELD 8, e com este filme, ganhou seu primeiro OSCAR como melhor atriz, depois de vencer uma gravíssima pneumonia,que quase a matou.
        A beleza de ELIZABETH TAYLOR, era reconhecida principalmente pelos olhos azuis-violeta, emoldurados por espessas sombrancelhas negras, e em 1960 foi convidada para protagonizar CLEÓPATRA, filme sobre a vida da Rainha do Egito. Durante as filmagens, ela conheceu o ator britânico RICHARD BURTON,e os dois imediatamente se apaixonaram. CLEÓPATRA foi uma das produções mais caras da história,e só a estrela ELIZABETH TAYLOR recebeu  um milhão de dólares, o maior salário já pago à uma estrela na época. O romance proibido dos protagonistas,foi um escândalo, pois os dois eram casados ( Ela com o ator e cantor EDDIE FISCHER ), e até o Vaticano se pronunciou contra, visto que as filmagens estavam sendo realizadas em Roma, Itália, na Europa. Mesmo assim, os dois já divorciados se casaram no dia 15 de março de 1964 no México. O casal LIZ & BURTON como eram conhecidos, foi o precurssor  da indústria das celebridades e das fofocas na imprensa sensacionalista. Foi um casamento tumultuado,com brigas entre o casal o tempo todo, as vezes até em público, em parte causadas pelo alcoolismo de BURTON .Chamava a atenção da imprensa  também os brilhantes que ele dava de presente para ela, o mais famoso e mais caro sem dúvida foi o anel com o diamante "Le val de falaise",que RICHARD BURTON comprou para ela em 1969, por um milhão de dólares. Em 1966 o casal foi escolhido para interpretar no cinema, o casal em fúria no filme, QUE TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF?  baseado na peça de EDWARD ALBEE. Pelo seu desempenho, LIZ TAYLOR recebeu seu segundo OSCAR. Em 1973  eles se separaram, mas se casaram de novo em 1975, na África. Mas um ano depois, em 1976, o casamento terminou definitivamente. Neste mesmo ano se casou com o político americano JOHN WARNER, candidato a senador, pelo estado da Virgínia, nos EUA. Ela usou seu prestígio e fama e o ajudou em sua eleição, participando ativamente de sua campanha política. Nesta época embora continuasse vaidosa, engordou muito, e o mundo se surpreendeu com sua nova imagem, de uma senhora obesa e precocemente envelhecida, encerrada em uma fazenda perto da capital americana,Washington. Na propriedade rural, ela passava os dias preparando e comendo galinha frita, seu prato favorito, e também consumindo bebidas em excesso. Em 1979, chegou um momento que ela precisou se internar em uma clínica de emagrecimento na Flórida, e tempos depois saiu bem mais magra, e nos anos seguintes recuperou sua beleza. Porém,o casamento com o senador JOHN WARNER,terminou em 1982. Os outros maridos da estrela, foram: CONRAD HILTON, herdeiro da cadeia de HOTÉIS HILTON  ( 1950 - 1951 ), MICHAEL WILDING , ator ( 1952 - 1957 ), EDDIE FISCHER, cantor e ator ( 1959 - 1964 ), e LARRY FORSTENSKY,um caminhoneiro americano ( 1991 - 1996 ). Ela teve três filhos,MICHAEL WILDING JR, CHRISTOPHER WILDING e LIZA TODD. Durante o casamento com RICHARD BURTON, adotou uma menina, MARIA BURTON.
       Outros filmes marcantes da carreira de LIZ TAYLOR foram: GENTE MUITO IMPORTANTE em 1963, ADEUS ÀS ILUSÕES em 1965, OS FARSANTES em 1967, O HOMEM QUE VEIO DE LONGE em 1968, CERIMÔNIA SECRETA em 1968, X, Y & Zee em 1972, MEU CORPO EM TUAS MÃOS em 1973, DIVÓRCIO DELE, DIVÓRCIO DELA em 1973 também, IDENTIKIT em 1974 e, O PÁSSARO AZUL em 1975.
        Durante toda a vida ELIZABETH TAYLOR  enfrentou sérios problemas de saúde e sofreu várias cirurgias, a mais grave nos anos 90, quando retirou um enorme tumor benigno do cérebro. Sofreu também várias fraturas, e tinha sérios problemas na coluna, causados por uma queda de cavalo na infância, e teve várias pneumonias, as mais graves em 1961 e 1990, quando foi dada como morta. Lutou também contra a obesidade e o alcoolismo. Em fevereiro de 2011, foi internada para realizar uma cirurgia cardíaca, mas faleceu na manhã do dia 23 de março de 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem! Sua opinião é muito importante para nós!