|
WALT DISNEY - PHOTO: Pixabay |
Nascido Walter Elias Disney, em Chicago, Illinois, nos EUA, no dia 5 de dezembro de 1901, foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor e filantropo norte-americano, que se tornou célebre para toda a eternidade, como WALT DISNEY, co-fundador da, THE WALT DISNEY COMPANY, que com seu pioneirismo, produziu o primeiro longa-metragem de animação, e em cores, em 1937, o clássico infantil eterno, BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES ( Snow White and the seven dwarfs ). WALT DISNEY, foi também o criador do MICKEY MOUSE, ou simplesmente MICKEY, e do PATO DONALD, além de uma dezena de outros personagens.
Um símbolo da indústria da animação, e um ícone da cultura popular mundial, WALT DISNEY, foi o idealizador dos parques temáticos, localizados nos Estados Unidos, a famosa DISNEYLÂNDIA, inaugurada em 17 de julho de 1955, cujo maior símbolo, é o CASTELO DA BELA ADORMECIDA, e foi também o idealizador do WALT DISNEY WORLD RESORT, fundado em 1971, cinco anos depois de seu falecimento. ( Este post continua ).
|
O CASTELO DA BELA ADORMECIDA, NA "DISNEYLÂNDIA" - PHOTO: Pixabay |
WALT DISNEY, foi um recordista em vencer o OSCAR, tendo recebido 22 prêmios da Academia. Ele também venceu, sete EMMY AWARDS.
WALT DISNEY, passou a infância numa fazenda, no estado do Missouri, EUA, e aos 16 anos de idade, começou a estudar artes, e mais tarde, trabalhou em algumas agências publicitárias. Em seguida, DISNEY, entrou para uma companhia cinematográfica, na qual ajudava a fazer cartazes de propaganda dos filmes.
Junto com o irmão ROY, e um amigo, WALT DISNEY, criou uma pequena produtora que animava "Contos de Fadas", e esses pequenos filmes, eram exibidos nos cinemas, antes dos longa-metragens.
Em 1923, DISNEY se mudou para Hollywood, na Califórnia, EUA. Na "Cidade do Cinema", ele conseguiu vender seus pequenos filmes por 1500 dólares cada um. O sonhador WALT DISNEY, começou então, a fazer grandes planos, e em 1928, criou seu mais sensacional personagem, o MICKEY MOUSE, um rato preto, com enormes orelhas, e que usava uma calça curta vermelha com dois botões, além de luvas brancas e sapatos amarelos. Sua companheira, é a MINNIE, uma versão feminina do camundongo.
|
MICKEY MOUSE - PHOTO: Pixabay |
O sucesso do MICKEY, é tão grande até hoje, atravessando décadas, que o famoso camundongo, mereceu até ganhar uma "Estrela", na famosa Calçada da Fama, em Hollywood.
|
ESTRELA DO "MICKEY MOUSE", NA CALÇADA DA FAMA DE HOLLYWOOD - PHOTO: Pixabay |
Outros personagens marcantes da DISNEY, foram, entre outros: O TIO PATINHAS, um milionário pão-duro, tio do PATO DONALD, que por sua vez, era tio de três patinhos simpáticos , HUGUINHO, ZEZINHO e LUIZINHO. MARGARIDA, uma elegante pata, com um laço de fita rosa na cabeça, era a namorada oficial do DONALD. MAGA PATALÓGICA e MADAME MIN, eram duas bruxas malévolas e divertidas. OS IRMÃOS METRALHA, O MANCHA NEGRA, e BAFO DE ONÇA, eram os bandidos atrapalhados, sempre arrumando confusões com a polícia de Patópolis, cidade onde todos estes personagens viviam. TICO E TECO, eram dois esquilos, que viviam na floresta. O PATETA, é um cão na cor laranja, alto e magrelo, namorado da vaca, CLARABELA.
Quando WALT DISNEY, estava hospedado no HOTEL COPACABANA PALACE, no Rio de Janeiro, em 1942, teve a inspiração de criar o personagem brasileiro, ZÉ CARIOCA, um papagaio verde, que era um típico malandro carioca, e cujas histórias, se passavam sempre na "Cidade Maravilhosa". Em 1943, quando o ZÉ CARIOCA, foi lançado oficialmente, houve uma grande cerimônia, da qual, um dos principais convidados de honra, foi a cantora e atriz luso-brasileira, CARMEN MIRANDA ( 1909 - 1955 ).
|
O PATETA, A MINNIE, E O PATO DONALD, NOS DESFILES DA "DISNEYLÂNDIA" - PHOTO: Pixabay |
WALT DISNEY, era casado com LILIAN BOUNDS, e teve com ela três filhas, SHARON MAE, DIANE e MARIE.
Muitos personagens da DISNEY atual, não foram criados pelo gênio WALT DISNEY, que faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos de idade, vítima de câncer no pulmão.
|
WALT DISNEY, E "OS SETE ANÕES" - FOTO: Autor Desconhecido |