Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

1 DE JULHO DE 2016: OLIVIA DE HAVILLAND, A ÚLTIMA ESTRELA VIVA DO CLÁSSICO ...E O VENTO LEVOU, COMPLETA 100 ANOS DE IDADE!


OLIVIA DE HAVILLAND - PHOTO: Pixabay

           Nascida Olivia Mary de Havilland, em Tóquio, Japão, na Ásia, filha de pais britânicos, e conhecida mundialmente como OLIVIA DE HAVILLAND, a menina se mudou com a família, aos 3 anos de idade, em 1919, para a Inglaterra, na Europa. O motivo, era por causa da saúde das filhas ( OLIVIA, é irmã da também estrela de cinema, JOAN FONTAINE ( 1917-2013 ), que sofriam de bronquite e outras doenças respiratórias.
           Após terminar o colegial em 1934, OLIVIA DE HAVILLAND ganhou um papel na peça de SHAKESPEARE, SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, e no ano seguinte, em 1935, fez sua estréia como atriz de cinema, na versão cinematográfica da peça de mesmo nome.
           Mas, o auge absoluto e incontestável da carreira da estrela, veio de fato, em 1939, quando viveu a doce Melanie Hamilton-Wilkes, no clássico eterno das telas, ...E O VENTO LEVOU ( Gone with the Wind ).
            Mas como toda estrela de cinema da "Velha Hollywood", OLIVIA também era escrava do sistema dos estúdios, sendo obrigada a atuar em qualquer filme que lhe era imposto. A uma certa altura, ela se rebelou e foi suspensa por seis meses pela  poderosa WARNER BROS. Quando terminou seu contrato com o Estúdio, ficou sabendo que deveria trabalhar por mais seis meses para compensar o afastamento. Com isso, a estrela resolveu entrar com um processo, pois sabia que atores contratados há mais de sete anos estavam livres do "Castigo". Tudo isto aconteceu no auge da II Guerra, nos anos 40, e durante o afastamento, OLIVIA DE HAVILLAND se ocupou em entreter os feridos de guerra, como faziam também outras grandes estrelas da época.
            Em seguida, OLIVIA DE HAVILLAND venceu a batalha judicial, o que acabou criando a chamada "LEI DE HAVILLAND", que garantia maior liberdade para os atores de cinema, e passou a ser vista como uma pioneira, e uma defensora dos direitos da classe.


OLIVIA DE HAVILLAND, RECEBENDO O "OSCAR", PELO FILME  TO EACH HIS OWN, EM 1947 - PHOTO: 20th Century Fox

           OLIVIA, então se transferiu para a PARAMOUNT PICTURES, e atuou no drama , SÓ RESTA UMA LÁGRIMA ( To each his own ), em 1946,  onde interpretava uma mocinha que engravidava de um piloto da I Guerra, que morria em combate, e sozinha, ela era obrigada a doar a criança para adoção. Porém, de longe, a sofrida mãe acompanharia o crescimento da criança, sem poder revelar a verdade. No ano seguinte, em 1947, ganharia por este filme, o OSCAR de Melhor Atriz. Em 46, atuou também em CHAMPANHE PARA DOIS ( The well-groomed bride ), e em TARDE DEMAIS ( The heiress ), em 1949.
          Na vida pessoal, OLIVIA DE HAVILLAND, se casou com o escritor MARCOS GOODRICH em 1946, e se divorciaram em 1953. Desta união, nasceu seu filho BENJAMIN em 1949, que faleceu em 1991, vítima de um câncer raro. Em 1955, a estrela de Hollywood se casou com o jornalista francês PIERRE GALANTE ( 1909-1998 ), e juntos, tiveram uma filha, GISELE, nascida em 1956, quando OLIVIA já tinha 40 anos de idade.
          OLIVIA DE HAVILLAND, é a última remanescente dos astros de ...E O VENTO LEVOU, sendo que os protagonistas  do filme, CLARK GABLE faleceu  em 1960, e VIVIEN LEIGH, em 1967.
           Outros filmes protagonizados por OLIVIA DE HAVILLAND, foram: CAPITÃO BLOOD em 1935, AS AVENTURAS DE ROBIN HOOD em 1938, A ESTRADA DE SANTA FÉ em 1940, O INTRÉPIDO GENERAL CUSTER em 1941, ESPELHOS D'ALMA em 1946, LUZ NA PRAÇA em 1962, A DAMA ENJAULADA, e COM A MALDADE NA ALMA, ambos em 1964. Daí em diante, a estrela continuou a fazer pequenas participações em produções pouco lembradas.




terça-feira, 28 de junho de 2016

CURIOSIDADES DO MUNDO DO CINEMA: O DESABAMENTO DA CASA DE URSULA ANDRESS, NAS ILHAS BALEARES!



ROCHEDO DAS ILHAS BALEARES - PHOTO: Pixabay

          Em 1979, a estrela de cinema suiça URSULA ANDRESS, realizou um sonho antigo de erguer uma luxuosa mansão no alto de um rochedo das Ilhas Baleares, na Espanha, Europa, com uma belíssima vista para o azul do Mar Mediterrâneo. Sonho concluído, veio uma surpresa do destino. Inexplicavelmente, ou por falha na engenharia, a propriedade desabou totalmente de uma hora para outra. URSULA ANDRESS, ficou depressiva por uma temporada, e só se refez, porque alguns meses depois, realizou um sonho maior ainda. Descobriu aos 43 anos de idade, que estava grávida de seu primeiro filho, chamado DIMITRI HAMLIN, nascido em 1980.


URSULA ANDRESS - PHOTO: John Jason Junior



sábado, 25 de junho de 2016

DVD JOANA D'ARC - 1957 ( Saint Joan ).



PINTURA, "JOAN OF ARC BURNING AT STAKE, REALIZADA PELO ARTISTA JULES EUGÈNE LENEPVEU ( 1819-1898 ), FROM ZH.Wikipedia

SINÓPSE: Na Europa, durante a Guerra dos cem anos, entre a França e a Inglaterra. JOANA D'ARC ( JEAN SEBERG ), uma humilde camponesa que após ouvir vozes divinas, assume a missão de liderar o Exército Francês, contra os invasores ingleses. Após vencer uma série de batalhas, JOANA D'ARC, é traída e entregue à inquisição, onde é queimada viva em uma fogueira, na cidade francesa de Ruão, em 30 de maio de 1431, aos 19 anos de idade. ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: JEAN SEBERG, JOHN GIELGUD  E  RICHARD WIDMARK.

ANO DE PRODUÇÃO: 1957 - USA / GRÃ-BRETANHA.

DIREÇÃO: OTTO PREMINGER.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: MERCADO LIVRE. www.mercadolivre.com.br




DVD LILITH ( Lilith ).



FOTO ILUSTRATIVA - PHOTO: Pixabay


SINÓPSE: Um sanatório de luxo, emprega um veterano da Guerra da Coréia, para ajudar na terapia ocupacional de sua rica, selecionada e esquizofrênica clientela. Então, ele começa a se apaixonar por uma paciente que está mentalmente presa, em seu mundo particular. Ela também, é desejada por dois outros pacientes, sendo um deles uma mulher, e o outro, um homem mentalmente perturbado. Nesta atmosfera angustiante, o jovem terapeuta começa a sua própria desintegração psicológica. ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: ELENCO: WARREN BEATTY, JEAN SEBERG, PETER FONDA, E  GENE HACKMAN.

ANO DE PRODUÇÃO: 1964 - USA.

DIREÇÃO: ROBERT ROSSEN.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: ARTE NO CINEMA. Informações pelo email: artenocinema@gmail.com

CINE UNIVERSO. www.cineuniverso.com.br
Informações pelo email: vida@cineuniverso.com.br




DVD O RATO QUE RUGE ( The mouse that roared ).



 NOVA YORK, CENÁRIO DE THE MOUSE THAT ROARED ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

SINÓPSE: Excelente Comédia, onde os governantes de um pequeno país fictício europeu, que passa por uma grave crise financeira, declaram guerra aos Estados Unidos. O previsto, é que propositalmente, não vencerão, e receberão do governo norte-americano uma grande ajuda financeira, para reerguer seu país. Então, 20 homens armados de arco e flexa, atravessam o oceano em uma barcaça, e chegam em Nova York, EUA, para a "Grande Batalha". Mas acontece um imprevisto, e eles ganham a guerra. E agora?

FICHA TÉCNICA: ELENCO: PETER SELLERS  E  JEAN SEBERG.

ANO DE PRODUÇÃO: 1959 - GRÃ-BRETANHA.

DIREÇÃO: JACK ARNOLD.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINE UNIVERSO. www.cineuniverso.com.br
Informações pelo email: cinemaclassico@cinemaclassico.com.br




quinta-feira, 23 de junho de 2016

DVD O PÊNDULO ( Pendulum).



WASHINGTON, CENÁRIO DE PENDULUM  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

SINÓPSE: Neste "Drama/Policial", passado em Washington, EUA, na América do Norte, após receber elogios e honrarias por prender um perigoso assassino, um heróico policial norte-americano se torna suspeito de assassinato, quando sua infiel esposa e seu amante, são encontrados mortos. Para provar sua inocência, ele precisará encontrar o verdadeiro culpado do crime. Ou seria ele, o próprio assassino?

FICHA TÉCNICA: ELENCO: GEORGE PEPPARD, JEAN SEBERG  E  MADELEINE SHERWOOD.

ANO DE PRODUÇÃO: 1969 - USA.

DIREÇÃO: GEORGE SCHAEFER.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINE UNIVERSO. www.cineuniverso.com.br
Informações pelo email: vida@cineuniverso.com.br




terça-feira, 21 de junho de 2016

DVD OS AVENTUREIROS DO OURO ( Paint your wagon ).



CLINT EASTWOOD ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay


SINÓPSE: Uma deliciosa "Comédia/Western", que apresenta atores clássicos  do cinema cantando e dançando, adaptada de uma peça de 1951, apresentada na BROADWAY. Na história, a famosa "Corrida do Ouro", agita toda uma cidadezinha da Califórnia, EUA, na busca frenética da fortuna. ( ORIGINAL P&B ).

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JEAN SEBERG, LEE MARVIN  E  CLINT EASTWOOD.

ANO DE PRODUÇÃO: 1969 - USA.

DIREÇÃO: JOSHUA LOGAN.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: CINE UNIVERSO. www.cineuniverso.com.br
Informações pelo email: cinemaclassico@cinemaclassico.com.br

MERCADO LIVRE. www.mercadolivre.com.br

2001VIDEO. www.2001video.com.br




sábado, 18 de junho de 2016

DVD BOM DIA TRISTEZA ( Bonjour tristesse ).



RIVIERA FRANCESA, CENÁRIO DE BONJOUR TRISTESSE  ( Foto ilustrativa ) - PHOTO: Pixabay

SINÓPSE: Neste clássico eterno do cinema, baseado na obra prima da escritora francesa FRANÇOISE SAGAN, JEAN SEBERG é Cecile, uma mimada adolescente francesa, que junto com seu pai, Raymond ( DAVID NIVEN ), um rico e elegante viúvo, passam férias em uma luxuosa mansão da Riviera Francesa, na Europa. Eles vivem uma existência fútil e superficial, que só é ameaçada quando seu pai decide se casar com Anne ( DEBORAH KERR ). Para tentar preservar o "Mundo Perfeito" entre pai e filha, Cecile decide se livrar da intrusa Anne, para impedir o casamento. Porém, seu plano toma um rumo inesperado.

FICHA TÉCNICA: ELENCO: JEAN SEBERG, DAVID NIVEN  E  DEBORAH KERR.

ANO DE PRODUÇÃO:  1958 - USA.

DIREÇÃO: OTTO PREMINGER.


PREÇOS E ONDE COMPRAR: COLECIONE CLASSICOS. www.colecioneclassicos.com.br

CINE UNIVERSO. www.cineuniverso.com.br
Informações pelo email: cinemaclassico@cinemaclassico.com.br




sexta-feira, 17 de junho de 2016

A GLÓRIA E A TRAGÉDIA, DA ESTRELA JEAN SEBERG !



JEAN SEBERG - Photo by  Harriscn. Jcnes - CC BY-SA 4.0, Creative Commons.org  

         JEAN SEBERG, foi uma atriz do cinema americano e europeu, das décadas de 60 e 70. Ela nasceu em 13 de novembro de 1938, em Marshalltown, Iowa, EUA. Em 1957, ela chegou a Paris, França, na Europa, e foi escolhida entre mais de 8 mil candidatas para interpretar no cinema a história da heroína francesa JOANA D'ARC, sob a direção de OTTO PREMINGER. A partir daí, JEAN SEBERG, se transformou em uma estrela de primeira grandeza, e atuou em outras produções como BOM DIA TRISTEZA ( Bonjour Tristesse ) em 1958, O RATO QUE RUGE em 1959, O ACOSSADO em 1961, um clássico francês, OS AVENTUREIROS DO OURO ( Paint your wagon ) em 1969, e MACHO CALLAHAN em 1970.
        JEAN SEBERG, foi casada várias vezes, e entre seus maridos, estavam o Cineasta FRANÇOIS MOREUIEL, e o Escritor ROMAIN GARY, com quem teve seus dois filhos, NINA HART GARY e ALEXANDRE DIEGO GARY.
         Porém com todo o sucesso e prestígio, a estrela sofria de depressão, e se matou em agosto de 1979, com apenas 40 anos de idade, ingerindo uma forte dose de barbitúricos. Quando seu corpo foi encontrado, na margem do Rio Sena, na capital francesa, dentro de seu automóvel, enrolado em um lençol, já se encontrava em adiantado estado de decomposição.
         Nos últimos tempos de sua vida, JEAN SEBERG era vigiada pelo FBI, por seu envolvimento com um grupo revolucionário chamado "PANTERAS NEGRAS", uma organização política extraparlamentar socialista revolucionária norte-americana, ligada ao "Nacionalismo Negro". O objetivo da organização fundada em 1966, era patrulhar os guetos negros, para proteger os residentes dos atos de brutalidade da polícia. Para esconder sua identidade, JEAN SEBERG, usava o codinome "Arisa". Pouco antes de sua morte, a estrela havia se tornado amante do "Líder da Organização", um homem de origem negra, e a sociedade preconceituosa da época não via o fato com naturalidade, e procurava incompatibilizá-la com as camadas sociais mais conservadoras dos EUA.
           Seguindo um comportamento típico das estrelas da época, JEAN SEBERG, quase sempre se envolvia amorosamente com seus companheiros de filmagens, e era conhecida pelo "Fetiche", de usar cremes vaginais com variados sabores de frutas.