|
CLARK GABLE - PHOTO: Pixabay |
Nascido, Willian Clark Gable, em Cadiz, Ohio, EUA, em 1 de fevereiro de 1901, e conhecido como, CLARK GABLE, foi um ator de cinema de Hollywood, e em 1999, foi nomeado pelo Instituto Americano de Cinema, como a sétima maior estrela masculina do cinema de todos os tempos.
CLARK GABLE, era filho de um fazendeiro, e de uma descendente de alemães e irlandeses. A mãe dele, morreu quando ele tinha alguns meses de vida, por complicações que ocorreram durante o parto, e também de epilepsia. O menino, orfão de mãe, ficou sob os cuidados dos tios maternos. Seu pai se casou outra vez em abril de 1903, com uma Chapeleira, uma mulher muito culta, que criou CLARK GABLE, como se ele fosse seu filho.
CLARK GABLE, decidiu se tornar ator quando assistiu uma peça de teatro chamada THE BIRD OF PARADISE, mas sua madrasta morreu, e acompanhando seu pai, ele foi a contragosto para os campos petrolíferos de Tulsa. Mas, mesmo trabalhando com petróleo, ele não abandonou o desejo de se tornar um ator.
Finalmente, aos 20 anos de idade, CLARK herdou de herança do avô, 300 dólares, uma quantia razoável na época, e abandonou os negócios do pai. Em seguida, ele foi para Kansas City. Seu pai, magoado ficou 10 anos sem falar com ele. Em Kansas City, GABLE se filiou a uma Companhia de Teatro, a JEWEL PLAYERS, que logo faliu. CLARK GABLE, então partiu para o Oregon, e no caminho, ele chegou a ser um vendedor de gravatas.
Em Portland, no Oregon, CLARK GABLE trabalhou para um Jornal, enquanto tomava lições de canto. A atriz JOSEPHINE DILLON, lhe ensinou postura, entonação, representação, e pagou para ele um tratamento dentário, o que na época, significava trocar os dentes por uma dentadura. Mesmo assim, a atriz inglesa VIVIEN LEIGH, disse ter sofrido com o mau hálito de GABLE, durante as filmagens de ...E O VENTO LEVOU. Por fim, GABLE mudou a maneira de se pentear, e estava pronto para o estrelato.
Em 1924, JOSEPHINE DILLON foi para Hollywood com CLARK GABLE, e em 13 de dezembro do mesmo ano, eles se casaram, mesmo ela sendo 14 anos mais velha do que ele. Foi nesta época, que ele mudou o nome que usava, W. C. GABLE, para CLARK GABLE. Inicialmente, ele conseguiu um papel de figurante no filme THE PLASTIC AGE, em 1925, estrelado por CLARA BOW, e depois atuou em FORBIDDEN PARADISE, e em uma série, THE PACEMAKERS.
Entre 1927 e 1928, GABLE atuou com a LASKIN BROTHERS STOCK COMPANY, em Houston, onde fez diversos papéis. Depois, ele seguiu para a Broadway, em Nova York. Em 1930, depois de alcançar sucesso com a peça THE LAST MILE, CLARK GABLE começou a fazer testes para o cinema. Foi uma decepção, pois o Diretor DARRYL F. ZANUCK. o rejeitou, alegando que suas orelhas eram muito grandes, e ele se parecia com um macaco. Mais tarde, este "Defeito", foi corrigido com uma cirurgia plástica.
Mesmo sem sucesso em testes, GABLE foi contratado por uma Agente, que o levou para a PATHÉ, e lá, ele atuou em seu primeiro filme sonoro, O DESERTO PINTADO, em 1931. Nesta época, ele começou a receber dezenas de cartas de fãs.
CLARK GABLE então, despertou o interesse da MGM, que lhe confiou um papel em TENTAÇÃO DE LUXO, em 1931. Ele fez tanto sucesso, que a MGM renovou seu contrato por mais dois anos.
Em 1933, CLARK GABLE ganhou o OSCAR pelo filme IT HAPPENED ONE NIGHT, de FRANK CAPRA, um filme produzido pela ainda modesta COLUMBIA. Nesta época, GABLE influênciou a moda masculina quando apareceu neste filme sem camiseta por baixo da camisa, uma obrigação na época. O fato, acarretou uma queda significativa na venda de camisetas no período.
CLARK GABLE, era o estereótipo do "Típico Machão" nas telas, e em 1939 foi o escolhido para representar Rhett Butler em ...E O VENTO LEVOU. Neste ano, no dia 29 de março ele se casou com a estrela de Hollywood, CAROLE LOMBARD, no Arizona, EUA. A II Guerra estava começando, e GABLE foi nomeado pelo Presidente Americano FRANKLIN DELANO ROOSEVELT, como "Presidente do Comitê de Hollywood Para a Vitória", e CAROLE LOMBARD foi incluída na primeira viagem pelo esforço de guerra, com a finalidade de vender "Bônus de Guerra. Em janeiro de 1942, o avião em que CAROLE LOMBARD e sua mãe viajavam caiu perto de Las Vegas, no estado americano de Nevada. Viúvo, CLARK GABLE se casou outras vezes, mas viveu o resto da vida, com estas outras esposas, na casa em que viveu com CAROLE, em Encino, na Califórnia.
Os filmes mais lembrados de CLAK GABLE, foram, entre outros: TERRA DE PAIXÕES em 1932, com JEAN HARLOW, ACORRENTADA em 1934, com JOAN CRAWFORD, SOB O CÉU DOS TRÓPICOS, em 1938, O INIMIGO X, em 1940, o "Western" ASSIM SÃO OS FORTES, em 1951, MOGAMBO em, em 1953, com GRACE KELLY e AVA GARDNER, ATRAIÇOADO, em 1954, UM AMOR DE PROFESSORA, em 1958, com DORIS DAY, ACONTECEU EM NÁPOLES, em 1960, com SOPHIA LOREN, e OS DESAJUSTADOS, em 1960, seu último filme, com MARILYN MONROE e MONTGOMERY CLIFT. Quando terminou este trabalho, CLARK GABLE, sofreu um infarto, e morreu dez dias depois, em 16 de novembro de 1960. Ele tinha 59 anos de idade, e não teve tempo de ver o nascimento de seu filho, JOHN CLARK GABLE, em 20 de março de 1961.